Ontem pela manhã, representando a FADEEPA e na companhia do
companhia do companheiro Luiz Farias, coordenador do processo de emancipação do
distrito de Jurema, no município de Caucaia/CE, participamos de uma reunião na FIEPA
promovida pelo Fórum de Entidades Empresariais do Pará, cujo tema foi a questão
da navegação em águas de pouco calado. Foi apresentado o TRANSMAX : Um navio
que opera em águas de pouco calado, com equipamento próprio para carregamento e
descarregamento de produtos.
O Limite de calado é um problema mundial e muitos dos portos
marítimos têm profundidade de 14 metros ou menos. A grande maioria dos portos
fluviais tem limitações de calado o que constitui um problema para exportações
e importações.
Navios modernos “cape size” de transporte de material a
granel em oceanos, necessitam de uma profundidade de pelo menos 19 metros e em
portos fluviais, somente navios bem menores poder atracar.
Dragagem é uma operação cara e este custo aumenta
exponencialmente com a dragagem de material muito duro e resistente,
particularmente em rochas. Além disso, as exigências do meio ambiente,
regulamentos e legislações, são difíceis são difíceis de serem realizados e são
um desafio.
A National Ports Corporation (Austrália), é uma companhia com
liderança mundial no desenvolvimento e operação em soluções integradas de
infraestrutura de portos flutuantes e portos em águas rasas e em associação com
Thyssen Krupp, desenvolveu um navio para transbordo, que opera em páreas de
pouco calado, com descarregador próprio: o TRANSMAX.
Um dos projetos do Transmax é um navio de 190.000 toneladas,
equipado com motor próprio, para operações em águas rasas e transporte de carga
a granel, com um calado impressionante de apenas 14 metros. Cada Transmax é
projetado para operar na profundidade de água existente em cada porto. Transmax
para portos fluviais, por exemplo, são menores. Projetados para operar em áreas
de baixa profundidade, de acordo com a necessidade.
O Transmax é equipado com um sistema inovador de manuseio de
carga e descarga à granel, capaz de descarregar seu produto com equipamentos próprios,
em qualquer tipo de navio oceânico, a razão de 10.000 toneladas por hora,
dependendo do material. O Transmax com seu sistema de carregamento próprio é
capaz de carregar o produto de qualquer tamanho de navio de carregamento à
granel. É também a solução para as restrições de calado de portos de qualquer
lugar do mundo.
O sistema de motores próprios do Transmax abre uma oportunidade
para portos com limitação de calado em todo o mundo, para carregamento de
tonelagens bem maiores sem qualquer dragagem, sem investimento no navio e sem
qualquer mudança no processo de manuseio de materiais ou no equipamento.
O Transmax pode fazer carregamento de graneis em um terminal
usando um carregador de navios existente no local ou de um ponto fixo de
carregamento, usando seus equipamentos. De qualquer forma, a embarcação não precisa ser movimentada
durante a operação de carregamento ou descarregamento.
Fonte: National Ports Corporation
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