terça-feira, 10 de agosto de 2021

CRIAÇÃO DE MUNICÍPIOS NO BRASIL: Caucaia do Alto, no Município de Cotia/SP, debate emancipação do Distrito

Comissão Pró emancipação do Distrito de Caucaia do Alto, Cotia/SP

A convite do presidente da Federação Emancipacionista e Anexionista de São Paulo  FAEA/SP, Francisco Sainha, estivemos na noite de ontem reunindo com os companheiros Membros da Comissão Pró Emancipação do Distrito de Caucaia do Alto, no Município de Cotia/PA.

No encontro falamos mais uma vez da experiência do Estado do Pará, que ao realizar a Consulta Plebiscitária no Município de Itaituba, vem motivando outros Estados a entrarem na luta, visando dar seguimento ao processo de emancipação de seus Distritos.

O debate foi muito proveitoso e animador. Afinal, depois de vinte e cinco (25) sem criar regularmente um município no Brasil, caminhamos em busca de nossa tão sonhada emancipação. Recentemente estivemos fazendo esse mesmo trabalho em outros Estados: Pernambuco, Amazonas e Bahia, foram os últimos Estados a receber a CONFEAB para debater o processo.

Caucaia do Alto é um Distrito do Município de Cotia, localizado a uma distância de dezessete (17) quilômetros da sede do Município, com uma população estimada em mais de 70 mil habitantes. Como a maioria dos Distritos Brasileiros, assiste a fuga dos recursos ali gerados para serem aplicados em benefício de outras regiões do Município. Por essa razão reúne-se para debater a viabilidade da luta pela sua emancipação político-administrativa.

A reunião teve uma boa presença. Devido a pandemia do Coronavírus, a reunião não pode ser realizada para um público mais numeroso. Lamentamos a ausência do nosso companheiro professor João Barcelos, que devido a problemas de saúde não pode comparecer fisicamente ao evento. 






Nenhum comentário:

Postar um comentário