terça-feira, 31 de agosto de 2021

DA SÉRIE GENTE DA MELHOR QUALIDADE: A valorização e o reconhecimento de uma equipe de trabalho

 

Trabalho em grupo, garantia de sucesso!

O Congresso Nacional debate projeto de lei que permitirá o retorno das coligações proporcionais. As eleições realizadas em 15 de novembro de 2020 mostraram uma coisa positiva: Valorizou os partidos políticos. Os mandatos foram definidos pela força de cada partido e de cada candidato.

O atual prefeito de Viseu, por exemplo, se elegeu com apoio de uma coligação de partidos. Essa coligação, no entanto, existiu somente até as eleições. Depois foi totalmente ignorada.

As coligações, muitas vezes, conferiam mandatos pela somatória de votos de um número de partidos. Às vezes, bons nomes ficavam de fora do jogo, porque seus partidos não alcançavam o quociente eleitoral.

A coligação de partidos hoje só existe para eleições majoritárias (presidente, governador e prefeito). Mas essa forma de eleger candidatos com potencial está prestes a mudar. Aqueles que não possuem apelo popular alterar a regra do jogo com medo das urnas.

Vivo a política de Viseu há quase 20 anos. Já vivi as eras Alfredo Amin, Cristiano Vale e, atualmente Isaias Neto. Cada um com sua marca. Sem esquecer o legado da prefeita Dra. Astrid Cunha. Nesse período sucederam-se prefeitos e inúmeros vereadores. Comentar a atuação dos prefeitos fica para outra postagem.

Confesso, que nas legislaturas anteriores, dos vereadores, nenhum deles realizou um trabalho capaz de deixar marcas que servissem de exemplo de como deve atuar um vereador. Pouco se tem notícia de trabalho de vereador que não tenha sido para requerer uma obra cujos recursos foram captados por outra esfera da administração. Nos últimos circulou nas redes sociais uma postagem mostrando que em uma certa Câmara de vereadores no Estado do Pará, quando um certo vereador tomava conhecimento que uma obra ia ser tocada pelo executivo, ou já havia sido requerida por outro parlamentar, ele apresentava um requerimento solicitando aquela obra e corria para a comunidade para alardear sua conquista (sic).

Conheci vereadores que a única marca que deixou foram as benesses individuais: compra de medicamentos, pagamento de contas de energia, cervejinhas. Mas marcas indeletáveis de seu trabalho não restou nada além da lembrança daqueles favores.

Anos atrás, na Praça de Fernandes Belo, cheguei a desafiar vereadores a mostrarem seu trabalho em prol de sua comunidade. Me limitei a sua comunidade. Se tivesse ampliado para o município o desastre seria maior ainda.

Nessa legislatura, surge o vereador Moisés Paixão, que vem realizando um trabalho exemplar, digno de ser seguido por outros vereadores. A consistência de sua atuação tem produzido resultados nunca visto nessa região.

Moisés Paixão se constitui em uma agradável surpresa. Cercou-se de um grupo que têm à disposição de fazer algo diferente. Realiza um trabalho focado na força do coletivo. Coloca seu mandato a serviço do povo de Viseu. Possui uma assessoria parlamentar que vem fazendo a diferença. 

Nosso município de Viseu tem muitos problemas. Tem problemas no executivo que não olha o município com um olhar de maior amplitude. Tem uma Câmara de vereadores cujos vereadores não cumprem sua missão principal, que é legislar e fiscalizar (objeto de uma próxima postagem).

Minha natureza me manda criticar o que não está correto. O povo de Viseu conhece muito bem minha maneira de agir. Mas, seria leviano se não aplaudisse o que está certo.

Por isso meus aplausos vão para o vereador Moisés Paixão, pelo trabalho que desenvolve, colocando seu mandato a serviço do Povo da Região do Curupaiti, que vem produzindo resultados beneficiando todo o Município de Viseu.

Ele merece!

Nenhum comentário:

Postar um comentário