terça-feira, 17 de agosto de 2021

ESCOLA DE FORMAÇÃO POLÍTICA DO TRIBUNAL REGIONAL ELEITORAL: Curso de qualificação para melhor entender a política

 

Escola de Formação Política do Tribunal Regional Eleitoral do Pará 
Mosaico da Turma em sua primeira aula
Imagem cedida pela Coordenação do Curso

Ontem, dia 16/08, às 19 horas, aconteceu a primeira aula do Curso de Formação Política do Tribunal Regional Eleitoral do Pará, promovido pela Escola Judiciária Eleitoral, do Tribunal Regional Eleitoral do Pará. A abertura do Curso contou com a presença de personalidades importantes da sistema eleitoral nacional, destacando-se a Desembargadora Luzia Nadja Guimarães Nascimento, presidente do Tribunal Regional Eleitoral do Pará. o Juiz Membro do TRE/PA, Diogo Seixas Conduru, respectivamente, presidente e vice-presidente da Escola de Formação Política do Tribunal Regional Eleitoral do Pará, Dra. Rosa Navegantes, Juíza Membro do TER/PA e como convidado especial, o Desembargador Waldir Sebastião de Nuevo Campos Junior, Presidente do Tribunal Regional Eleitoral do Estado de São Paulo.

Quarenta e oito alunos foram selecionados para esse primeiro Curso da Escola de Formação Política do Tribunal Regional Eleitoral do Pará.

O curso ocorre no formato virtual, devido as restrições postas pela crise do Coronavírus. A abertura do Curso começou com a seguinte mensagem:

MENSAGEM DA COORDENAÇÃO DO CURSO

CONHECIMENTO PARA AMPLIAR A PARTICIPAÇÃO POLÍTICA

Entender mais a política para ATENDER melhor às demandas de cidadãos e cidadãs em busca de qualidade de vida. Conhecer mais a história, a formação social do país, do estado e do município. Saber que qualquer um ou qualquer uma pessoa pode participar da política, independente de cargo político, cargos nos governos ou disputas eleitorais. Motivar-se mais para mobilizar positivamente seus familiares, seus vizinhos, seus amigos, seus colegas, sua comunidade. Descobrir a importância vital da política para a convivência humana, entender os caminhos, as relações, as regras, as possibilidades. Ajudar a melhorar os processos políticos, aperfeiçoar os sistemas, garantir avanços e fortalecer a democracia, a pluralidade e a liberdade das mais diversas formas de pensamento. Ser um agente de esclarecimento, de orientação, de responsabilidade e lançar luzes e ideias que ampliem as chances de uma sociedade mais fraterna, respeitosa, diversa, justa e feliz

Seja bem-vindo e bem-vinda à ESCOLA DE FORMAÇÃO POLÍTICA DO TRIBUNAL REGIONAL ELEITORAL DO PARÁ!

Glauco Alexander Lima

A aula inaugural, proferida pelo professor Edilson Valente, falou sobre a Política na sua essência. Roma e Grécia, foram mostrados como o berço da democracia. Passamos por Platão e Aristóteles, Thomas Hobbes, Locke e Jean Jacques Rousseau, Conte e Marx.

Discutir mais sobre política e menos sobre políticos é e verdadeira essência da Ciência Política. Políticos são efêmeros, mas, a política será eterna. A vida pede que a política faça parte de nosso dia a dia. A política como essência humana. Debater a política como forma de viver melhor em sociedade é muito importante.

A política nos ensina que precisamos ouvir mais e falar menos. Conhecer melhor a necessidade do ser político, por isso precisamos ouvir mais e falar menos. Repetindo: Falar mais de política e menos de políticos.

O conhecimento da ciência política amplia a consciência e incentiva o debate. Por isso, manter o diálogo será sempre fundamental para o exercício de uma boa política. O que esperamos da política?

O Centralismo político deve ser evitado a todo o custo. Se fosse para governar sozinho, para que a existência de coligações políticas?

Por fim, a conclusão: “A política pode não nos levar ao céu. Mas, a sua ausência, com certeza, nos levará ao inferno!”

Foi uma aula magna!

Nenhum comentário:

Postar um comentário