terça-feira, 7 de fevereiro de 2023

MAIS POLÍTICA E MENOS POLÍTICOS: O que fará o novo prefeito de Viseu?

 

Cristiano Vale o novo prefeito de Viseu

Recentemente tive a oportunidade de participar do Curso de Formação Política promovido pela Escola Judiciária do Tribunal Regional Eleitoral do Estado do Pará EJE/TRE-PA. O Módulo do referido curso, em sua Aula 2, tem o seguinte título: Ganhei as eleições, e agora?

As Eleições Suplementares no Município de Viseu aconteceram depois do afastamento do prefeito Isaias Neto e do vice-prefeito Francklin Sousa que foram cassados pela justiça eleitoral. A sentença ainda cassou os direitos políticos dos dois apenados pelos próximos oito anos.

Nas eleições suplementares realizadas no dia 5 de fevereiro passado, foi eleito o candidato Cristiano Vale, do PP tendo como vice-prefeito Mauro da Serra. A coligação VOLTANDO PARTA CUIDAR DA GENTE foi formada pelos partidos PP, MDB e Federação PT/PCdoB/PV.

A eleição também teve a participação da coligação CONSTRUINDO UMA NOVA HISTÓRIA, chapa formada pelos candidatos Mãe da Carla Parente e Zé Nobre. A coligação formada pelos partidos PSD e Federação PASDB/Cidadania apresentou algumas intercorrências no decorrer do processo de registro de candidatura.

Resultado das eleições

A diplomação do candidato eleito, Cristiano Vale, deve ocorrer até a data limite no dia 3 de março. Segundo fontes do TRE/PA, ainda não há uma data fixada para a diplomação em razão do julgamento das Prestações de Contas que também devem ocorrer até o dia 3 de março.

O prefeito e vice-prefeito eleitos assumem para dar continuidade aos trabalhos deixados pela administração que foi afastada. Tem muitas obras iniciadas e o trabalho agora vai ser dar continuidade e concluí-las.

Mas, o que fazer? Manter a equipe de campanha ou manter um novo time para enfrentar os desafios. As cobranças são muitas. Por melhor que tenha sido sua equipe, alguma coisa precisa ser reorganizada para ampliar as habilidades da equipe ou agregar novas pessoas, diante das demandas que devem aflorar das comunidades.

Depois de eleito o compromisso e o foco deve ser toda a sociedade. Passou o período eleitoral. Os que votaram com o prefeito e aqueles que apoiaram a candidatura adversária precisam conhecer o método que será utilizado pelo novo chefe do executivo.

Além o trabalho de organizar administrativamente o poder executivo o novo gestor vai ter a preocupação em ajustar a relação com o legislativo. Eleições muito disputadas deixam sequelas. Eliminar essas sequelas é fundamental para manter o bom relacionamento com o legislativo municipal.

Fazendo esses ajustes, o novo gestor vai dar o suporte necessário para suas atividades cotidianas e atípicas. Auxiliar na tomada de decisões. Possibilitar o contato com suas bases eleitorais, receber demandas e encaminhar soluções.

Outra preocupação do novo gestor deve ser a busca pelo financiamento das atividades do governo municipal. Afinal, o governo que foi afastado tinha no atual prefeito um aliado na Câmara dos Deputados. Ao prefeito eleito cabia a missão de prover emendas parlamentares que destinavam recursos para o município. Agora essa missão terá de estar afeta a outro deputado. Quem será esse deputado?

O trabalho a ser desenvolvido daqui para frente deve ter uma preocupação: Fazer com que o novo gestor seja percebido como um administrador eficiente, trabalhador, realizador. O governo que saiu deixou algumas feridas que devem ser tratadas para favorecer o trato com a comunidade.

             FERNANDES BELO: Imagens do ultimo comício do prefeito eleito 

Praça São Benedito 

Caminhada pelas Ruas de Fernandes Belo 


 

Nenhum comentário:

Postar um comentário