sexta-feira, 3 de março de 2023

VISEU: O início de um novo tempo?

Vice-prefeito Mauro da Serra, Dr. Charles Claudino Fernandes,
Juiz da 14ª Zona Eleitoral - Comarca de Viseu e prefeito Cristiano Vale

O município de Viseu assume ares de viver um novo tempo. Toma posse hoje como prefeito de Viseu aquele que já foi prefeito deste Município e também deputado federal.  Cristiano Vale, venceu as eleições suplementares realizadas no dia 05 de fevereiro passado, obtendo 17.754 votos de eleitores viseuenses.

A posse de Cristiano Vale no comando do poder executivo do Município põe fim a um período de instabilidade política que se abateu sobre o Município desde o afastamento de Isaias Neto e Francklin Souza, prefeito e vice-prefeito eleitos em 2020, apeados do cargo por sentença prolatada pelo Juiz da 14ª Zona Eleitoral e confirmada pelo segundo grau de jurisdição, com a pena de perda de mandatos e suspensão de seus direitos políticos pelos próximos oito anos.

Curiosamente o início desse novo mandato tem alguma relação com o mandato de seu primeiro governo. Naquele ano de 2009, Cristiano Vale também assumia o comando do Município depois de uma desastrosa administração do prefeito anterior. O cenário de 2023, embora diferente em alguns aspectos, também apresentar-se-á com algumas dificuldades para o gestor municipal colocar em ordem o cenário administrativo do Município.

Existe uma série de questionamentos do funcionalismo quanto ao não cumprimento de algumas obrigações administrativas, as quais certamente serão objeto de cobrança por parte do funcionalismo municipal.

Seus oito anos de governo tiveram a marca do trabalho. Seu sucessor, tentou impor o mesmo ritmo de seu governo. Cometeu alguns deslizes e por conta desses deslizes, teve seu mandado encerrado prematuramente por força de uma decisão judicial. É bem verdade que a sentença que afastou os ex-gestores e possibilitou a realização de eleições suplementares ainda não transitou em julgado, ou seja, ainda cabe recurso. Esgotada a fase ordinária, encontra-se em fase de Recurso especial que deve ser apreciado pela instancia superior, o Tribunal Superior Eleitoral. O resultado dessa contenda é de consequencias imprevisíveis.

É importante ressaltar que a administração encerrada prematuramente teve no mandato do deputado federal Cristiano Vale um importante aliado na obtenção de recursos federais para o funcionamento da máquina pública municipal. Muitas obras foram realizadas com recursos oriundos de emendas parlamentares do ex-deputado e prefeito que hoje toma posse.

Cristiano Vale traz como seu vice-prefeito Mauro Oliveira de Souza, conhecido eleitoralmente como Mauro da Serra. O vice-prefeito eleito e ora empossado tem sua base eleitoral na localidade de Centro Alegre, na Região do II Distrito de Viseu.

Novo governo, velhos desafios. Muitas coisas precisam ser melhoradas no Município de Viseu. Com a competência herdada de seu genitor, o saudoso deputado federal Anivaldo Vale, Cristiano Vale pode fazer muito para que o Município de Viseu volte a sua normalidade administrativa.

No período de vacância no comando do executivo municipal Viseu experimentou a administração de dois prefeitos interinos: Vereadores Avelino Aventina e Paulo Barros, o primeiro com base eleitoral na Região da Pará Maranhão e o segundo na Região do Curupaiti.

Boa sorte ao prefeito Cristiano Vale e seu vice-prefeito Mauro da Serra!


Nenhum comentário:

Postar um comentário