domingo, 7 de janeiro de 2024

 

CARTA ABERTA AO POVO DE VISEU

Na luta pelo restabelecimento dos direitos do povo de Viseu

 

Quando eu cheguei a Vila de Fernandes Belo há mais ou menos 20 anos atrás o Município de Viseu passava por sérios problemas administrativos. Curiosamente era época de carnaval. Naquele tempo vivia uma relação afetiva com uma jovem senhora filha de Fernandes Belo. Foi ela quem me proporcionou a felicidade de Conhecer essa Vila. Até hoje conservo uma bela amizade com um de seus filhos: O Rodrigo que é casado com  a Lucélia, filha do casal Tio Lúcio/Célia.

Fui carinhosamente recebido pelas famílias Silva e Bezerra. Vardinho e Maroca Silva (in memorian) e Luiz (in memorian) e Maria Bezerra. Foram as duas famílias para as quais fui apresentado em primeiro lugar. Dona Maroca Silva e Luiz Bezerra já nos deixaram (de saudosa lembrança). Essas amizades conservo até hoje.

Sou uma pessoa bem extrovertida e logo construí um grande círculo de amizade.  Muitos amigos. Alguns já subiram para o convívio do Criador: Seu Zé Aldo, Seu Manezinho, Seu Pedro Tambor. Amigos que se foram, mas, que deixaram boas lembranças.

Hoje conversava com uma jovem de Fernandes Belo. A conversa me trouxe boas recordações daqueles momentos. Hoje guardo em meu coração não somente amigos. Alguns afilhados, hoje rapazes e moças. 

Demos um incentivo ao Bloco É O Bicho (Luciane, Gugu, Cabeça Silva, Etinha, Mama, Princesa e Luizy). Tinha a Daiane e a Daiana, a Juliana (lembram dela, da Fármácia? Incentivamos o carnaval de rua, demos gás para Laurso (havia uma rivalidade entre o Laurso do Civico e o do Ferro Velho - hoje são parceiros). Enfim, logo me senti parte da Comunidade. Mandávamos fazer alguns abadás para o bloco É o Bicho. Teve um ano que consegui distribuir gratuitamente um milheiro de abadás (confeccionaos com ajuda de amigos).

Depois me associei a um grupo de lideranças comunitárias: Carrão, Motora, Manoel Braga, Capitão, seu Manezinho, seu Pedro Tambor, João Piqui, Gordo, Manoel (Milho Verde) meu compadres Getúlio e Seu Lá  muitos outros. Conseguimos grandes conquistas para nossa comunidade: Polícia Militar, Agência Comunitária dos Correios, Primeiro asfalto, coleta de lixo e outros benefícios. Posteriormente   

. Posteriomente reorganizamos a luta pela emancipação do Distrito de Fernandes Belo. Esse processo vem se arrastando há muitos anos. Por um longo tempo o povo da comunidade foi "levado no bico" com informações inverídicas a respeito do andamento do processo. Hoje é tudo trabsparente, tudo feito às claras. 

O pedido de emancipalão do Distrito já foi aprovado pela Assembleia Legislativa do estado do Pará - ALEPA, com a aprovação do decreto Legislativo 06/2022. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário