sábado, 13 de janeiro de 2024

ELEIÇÕES MUNICIPAIS 2024: Quem não luta por seus direitos não merece tê-los

Eleições Municipais 2024 - Cabine de votação:
Neste local solitário se decide o futuro de um povo
           

 A edição de ontem, 12/01, do Jornal SBT BRASIL mostrou mais uma vertente da luta dos direitos do cidadão (assista pelo link abaixo). A matéria tratou de “Consultas Populares” nas eleições Municipais de 2024. É a primeira eleição a ser realizada com a introdução dessa novidade proposta pela Emenda Constitucional nº 111/2021, aprovada em 28 de setembro de 2021, que alterou o artigo 14, § 12, da Constituição Federal, que passou a ter a seguinte redação: 

§ 12. Serão realizadas concomitantemente às eleições municipais as consultas populares sobre questões locais aprovadas pelas Câmaras Municipais e encaminhadas à Justiça Eleitoral até 90 (noventa) dias antes da data das eleições, observados os limites operacionais relativos ao número de quesitos.    (Incluído pela Emenda Constitucional nº 111, de 2021).

A nota do Jornal SBT BRASIL deu destaque para a EC 111/2021. Mostra a importancia do papel das Câmaras Municipais, determinando que as Consultas Populares sobre as questões locais precisam ser aprovadas pelas Casas de Leis de cada Município e encminhadas à Justiça Eleitoral até 90 (noventa) dias antes das eleições, observados os limites operacionais drelativos ao número de quesitos. 

Assim sendo a CONFEAB e o Movimento Emancipa Brasil não podem perder muuito tempo para começar a encaminhar as sugestões às Câmaras de Vereadores dos Municípios que possuem Distritos na luta pela sua emancipação. QUEM SABE PAZ A HORA. NÃO ESPERA ACONTECER!

Dessa forma as ações precisam começar pelos nossos Distritos. Daí a importancia de termos em cada Distrito, uma Comissão Pró-emancipação atuante e que desenolva ações coletivas. A comunidade precisa estar envolvida integralmente nessa luta. 

A matéria jornalística em questão solidificou o entendimento de que essa luta, só mudará de rumo se nós também mudarmos o rumo de nossas ações. Precisamos participar de forma mais efetiva dos debates na Câmara dos Deputados. Precisamos estar up to date, ou seja, estar atualizados. Acompanhar passo a passo os acontecimentos no Congresso Nacional.

A CONFEAB quando procurou construir e construiu uma FRENTE PARLAMENTAR EM APOIO À EMANCIPAÇÃO DE DISTRITOS NO BRASIL, atuou de forma a assegurar uma base e apoio efetivo junto ao Congresso Nacional. O que nunca tivemos verdadeiramente. O Movimento sempre teve o envolvimento de um ou outro deputado, que foi importante naquele momento da luta. Eram poucos deputados que verdadeiramente vestiam a Camisa do Movimento pela criação de Municípios no Brasil. 

Hoje contamos com o apoio efetivo de 199 Deputados Federais e 06 Senadores apoiadores que manifestaram aprovação à criação dessa Frente Parlamentar Mista. Ou seja, a CONFEAB colocou em pratica seu planejamento: Trabalhar de forma ordenada e planejada tornando as ações mais factíveis. O resultado foi muito positivo.

COMO DEVEMOS ATUAR

O primeiro passo será manter a organização dos Distritos que lutam pela sua emancipação político-administrativa em torno de uma ideia, seguindo as orientações da Confederação Nacional (CONFEAB) e das Federações Estaduais que deverão atuar junto às Câmaras de Vereadores com o intuito de organizar as perguntas que serão encaminhadas aos Tribunais Regionais Eleitorais estaduais para serem incluídas na Urna Eletrônica que serão utilizadas nas eleições 2024. Lembrando que estas perguntas deverão estar nos Tribunais Regionais eleitorais em até 90 dias anteriores às eleições Municipais de 2024.

Concomitantemente a CONFEAB trabalhar junto às Câmaras de Vereadores dos Municípios com Distritos que luta por sua emancipação e aprofundar o debate com a FRENTE PARLAMENTAR MISTA buscando levar a votação em plenário a Matéria que se apresentar mais conveniente aos interesses do Movimento Emancipa Brasil.

Juntamente com a FRENTE PARLAMENTAR MISTA queremos manter o diálogo com todas as instituições envolvidas na Sanção do Projeto de Lei aprovado. Precisamos encontrar uma forma de evitar os acidentes verificados por ocasião do veto ao PLP 98/2002 e 104/2014. Conseguimos aprová-los no Senado e na Câmara dos Deputados, mas, ambos foram vetados pela Presidência da República.

 

 A ORGANIZAÇÃO DISTRITAL

Vamos iniciar um momento muito importante em nossa luta. Queremos trabalhar de forma propositiva, conjunta e com efetividade, junto a Frente Parlamentar Mista. Para isso será de suma importância a UNIÃO DO GRUPO.

O foco das Comissões Pró-emancipação deverá ser a organização do movimento nos Distritos. Será de suma importância manter a expectativa em alta. Esse é um momento crucial quando às lideranças comunitárias devem atuar de forma a fazer com que a luta pela emancipação do Distrito seja um assunto o dominante nas rodas de conversa.

Às Federações caberá a organização da luta junto às Assembleias Legislativas Estaduais visando contribuir para o avanço do processo. Pedir aos senhores deputados estaduais que busquem o apoio de seus Deputados Federais e Senadores para nossa luta.

O resultado dessa UNIÃO será a votação em plenário na Matéria que irá regulamentar o § 4º, do artigo 18, da Constituição Federal, que trata da Criação, Incorporação, fusão e desmembramento de Municípios no Brasil.

Nessa dia esperamos contar com a presença em Brasília de representações e todos os Distritos que lutam pela sua emancipação em Brasília para acompanhar a votação da matéria.

Precisamos fazer valer nossos direitos!

A mais poderosa arma para vencer esse desafio!

A UNIÃO FAZ A FORÇA!.

Antonio Pantoja - Presidente da CONFEAB 

Link: https://youtu.be/3ThXzY9Z0j4


 

 

  

Nenhum comentário:

Postar um comentário