domingo, 3 de março de 2024

AGENDA BRASÍLIA - FEVEREIRO/2024: O ponto alto foi a reunião dos Consultores Externos indicados pela CONFEAB com a presidente da Frente Parlamentar Mista

Com  a Deputada Federal Flávia Morais/GO
Presidente da Frente Parlamentar Mista 

A agenda neste final do mês de fevereiro teve momentos muito significativos na luta pela regulamentação do § 4º, do artigo 18, da Constituição Federal, que trata da criação, incorporação, fusão e desmembramento de Municípios no Brasil.

No dia 27/02, reunião com a presidente da FRENTE PARLAMENTAR MISTA EM APOIO À EMANCIPAÇÃO DE DISTRITOS NO BRASIL, presidida pela Deputada Federal Flávia Morais/GO. A Frente Parlamentar Mista foi criada em 30 de agosto de 2023 e conta com o apoio declarado de 199 (Cento e noventa e nove) Deputados Federais e 6 (seis) Senadores.

Participaram dessa reunião os Consultores Externos da Frente Parlamentar Mista: Marco Ruas, do Distrito de Jardim Ingá, Luziânia/GO; Luiz Farias, Distrito de Jurema, Caucaia/CE; e Antonio Pantoja, Distrito de Fernandes Belo, Viseu/PA, presidente da CONFEAB. O terceiro Consultor Externo, MS Leonardo Neto, Distrito de Barro Duro, Tutoia/MA não esteve presente no evento em um Curso no exterior. Porém, em alguns momentos, participou via ligação de vídeo pelo whatsapp.

Luiz Farias/CE, Marco Ruas/GO e Antonio Pantoja/PA
Da diretoria da CONFEAB

Foi uma reunião muito produtiva. Apresentamos à deputada Flávia Morais informações a respeito de nossa agenda buscando a realização de CONSULTAS POPULARES sob os efeitos da EC 111/2021, de 21 de setembro de 2021. Essa emenda introduziu no artigo 14 de Constituição Federal, que trata da soberania popular, os §§ 12 e 13, que concedem às Câmaras Municipais a prerrogativa de autorizar CONSULTAS POPULARES.

Os efeitos dessa EC 111/2021 serão utilizados pela primeira vez em uma eleição Municipal. Nunca se viu no País um poder tão expressivo como esse, jamais atribuído a um Legislativo Municipal no Municipalismo Republicano.

A Deputada Federal Flávia Morais ficou tão empolgada com essa iniciativa da CONFEAB, que pediu a parceria da entidade para realizar o FORUM NACIONAL DE DEBATES SOBRE EMANCIPAÇÃO DE DISTRITOS NO BRASIL, NO CONTEXTO DO MUNICÍPALISMO REPUBLICANO.

Já estamos finalizando a programação desse evento que contará com a participação de personalidades importantes no cenário político nacional. Essa programação será apresentada à presidente da Frente Parlamentar Mista, Deputada Federal Flávia Morais, para apreciação.

A CONFEAB, ao longo da semana, firmou parcerias importantíssimas com entidades representativas do cenário político nacional que passarão a apoiar nossa Demanda no Congresso Nacional:

I)             União Nacional dos Legisladores e Legislativos Estaduais – UNALE, presidida pelo Deputado Estadual Sérgio Aguiar/CE;

II)            Associação Brasileira de Câmaras Municipais – ABRACAM, presidida por Rogério Rodrigues/MG; e

III)           Parlamento Amazônico, presidido pelo Deputado Estadual Laerte Gomes/RO.

Com  Rogério Rodrigues
Presidente da ABRACAM

Parcerias de grande impacto estão em fase de tratativas. Brevemente estaremos anunciando apoios importantíssimos, parcerias para a nossa luta em prol da aprovação de Lei Federal que possibilite a criação de Municípios.

Os Consultores Externos Marco Ruas, Luiz Farias e MS Leonardo Neto, têm tido um comprometimento exemplar nesse trabalho de apoio aos trabalhos da Frente Parlamentar Mista. Ética, compromisso e responsabilidade tem sido o tripé de sustentação das ações da CONFEAB ao longo desse processo.

Muito trabalho pela frente!

Nenhum comentário:

Postar um comentário