sexta-feira, 12 de novembro de 2010

A CRISE DO SISTEMA DE SAUDE EM VISEU - Surto e internações continuam

                          Sexta-Feira, 12/11/2010. Uma semana depois que os primeiros casos começaram a vir à tona, ainda permanece indefinido qual a doença está alarmando o município de Viseu, no nordeste do Pará. Vários casos estão chegando ao Hospital Municipal, único estabelecimento médico ali. Os pacientes apresentam os mesmos sintomas: vômito, febre e diarreia.
                           Na semana passada, uma menina de 10 meses morreu depois de apresentar os mesmos sintomas, mas a causa mortis não foi confirmada pela Secretaria de Saúde de Viseu. O médico que atendeu afirmou que a menina sofria de uma cardiopatia congênita, o que complicou o caso. Porém, naquele mesmo dia, cerca de 30 crianças permaneciam internadas com o mesmo quadro, inclusive a irmã gêmea do bebê.
                           Por telefone, a estudante Luciane Barbosa de Souza, 17 anos, relata o problema com a mãe Maria Tercila Barbosa de Souza, 59 anos. “Ela foi internada ontem e vão fazer exames de sangue hoje para saber o que houve”, explica. Também com quadro de diarreia, vômito e febre, a senhora havia sido internada por duas semanas, mas saiu do hospital e retornou com agravamento clínico. Luciane diz que no centro de saúde há várias pessoas internadas com o mesmo quadro. “Na sala onde ela está tem outras duas pessoas da mesma maneira”, lembra. “Do outro lado, também tem crianças assim. “Estamos apavorados, queremos levar ela para Belém”, diz.
                           A Vigilância à Saúde municipal chegou a iniciar a pesquisa da causa do “surto”. Suspeita-se de contaminação pela água. Mas, segundo a assessoria da Secretaria de Estado de Saúde (Sespa), o município ainda não enviou as informações sobre a investigação sanitária feita. A Sespa aguarda a conclusão da investigação do município para tomar providências. O DIÁRIO tentou contato com a Secretaria Municipal de Saúde de Viseu, mas não conseguiu. (Diário do Pará)

Fonte: Diário on line (12.11.2010)

Nenhum comentário:

Postar um comentário