quarta-feira, 3 de novembro de 2010

30 CRIANÇAS INTERNADAS EM VISEU: O caos na saúde


Notícia pinçada do portal Viseu, comenta a internação de 30 crianças com sintomas de diarréia e  vômitos no município de Viseu, tendo, inclusive ocorrido um óbito. Merece nosso comentário.
“O acúmulo de poluição, trazido pelas fortes chuvas, pode ter sido a causa da contaminação da água, em Viseu, nordeste paraense. A Secretaria de Saúde Municipal afirmou que a Vigilância Sanitária analisa a possibilidade da contaminação da água ter provocado os casos de diarreia e vômito na cidade.
Cerca de 30 crianças deram entrada no hospital municipal com os sintomas, entre elas, uma menina de 10 meses. De acordo com a diretora técnica da Secretaria de Saúde de Viseu, Valderes Fortunato, no atestado de óbito da menina consta que a causa da morte foram problemas de cardiopatia que ela tinha. 'A criança chegou muito debilitada ao hospital e entrou num estado de desnutrição intenso. No atestado de óbito, está explicito que a causa da morte foi cardiopatia, e como ela entrou em um momento de surto, não resistiu', explica.

De acordo com Valderes, o surto de diarreia e vômito já amenizou entre as crianças da região. Segundo ela, nenhuma criança deu entrada no hospital desde segunda-feira (1) com os sintomas. 'A vigilância sanitária já iniciou o processo de orientação, para que os pais tomem cuidado com a higienização das crianças. Se a criança apresentar qualquer sintoma de diarreia e vômito, os pais deve procurar imediatamente um posto médico', ressalta.

A Secretaria de Saúde informou que o levantamento para descobrir a causa da contaminação continua durante a semana. "

 Para que conhece o município e sabe como ele é administrado, isso não causa nenhuma surpresa, afinal, o que esperar de uma administração que permite que sua Secretária de Saúde resida em outro município (Augusto Correa) e administre a saúde do município via telefone celular. Um dos médicos, contratado com um salário pouco comparece no município, já que nos últimos tempos dedicou-se a coordenar mais uma campanha de sua esposa, também colabora do prefeito de Viseu, ambos recebendo expressivos salários, para nada fazer (é o que se comenta no município). 

Apesar do caos na saúde no município, ainda temos que aceitar a irresponsabilidade de uma “Diretora Técnica da Secretaria de Saúde de Viseu”, declarar no atestado de óbito causa mortis diferente da causa real. Esse é o retrato do município de Viseu.

Nenhum comentário:

Postar um comentário