quarta-feira, 8 de dezembro de 2010

AS SETE MARAVILHAS DO ESTADO DO PARÁ

Praia do Apeú - Viseu - Distrito de Fernandes Belo
(foto: www.orm.com.br)


       Fico feliz quando leio algum artigo que faz referencia a algum ponto turistico do município de Viseu. Lamentavelmente as autoridades constituidas do município dão pouca ou quase nennuma  importancia aos atrativos turísticos do município. Enche-nos de orgulho o fato de vermos duas de nossas maravilhas dentre os concorrentes às Sete Maravilhas do Estado do Pará. Mais feliz ainda fico quando me deparo com relatos como o do  Tadeu, um viseuense, publicado em O LIBERAL, edição de 08/12/2010, que transcrevemos em nosso blog, para conhecimento dos amigos de Viseu. 

"Serra do Piriá
         Mais uma vez O LIBERAL sai na frente e oportuniza aos leitores a possibilidade de participar, diretamente, dos destinos do Estado, desta vez escolhendo nossas 7 maravilhas. São Vinte e cinco opções que vão desde igrejas até festas regionais e acidentes geográficos. Tem opção para todos os gostos.
O Pará é um Estado grandioso, diverso e, sobretudo, repleto de belezas. Lembro-me bem de Souza Franco que, sempre que tínhamos na sala de aula algum aluno de outro Estado, ele, gozador me bairrista, perguntava em tom jocoso “se de lá de onde ele vinha tinha um túnel verde”, referindo-se à doce copa de mangueiras da Praça da República, espetáculo para a vista que abraça e refrigera os transeuntes nas tardes quentes de nossa Belém.
O difícil é eleger apenas sete entre tantas maravilhas. O que dizer de nosso teatro, que transmite paz só no olhar? E a Basílica? E o Círio? E o Bosque Rodrigues Alves? E o Museu Goeldi? Isso para falar apenas no âmbito da capital.
Mas, como viseuense, quero falar de duas maravilhas  desse grande município do Nordeste paraense. Situado às margens do Rio Gurupi, Rio que nos separa do Maranhão, Viseu, até mesmo pela magnitude de sua geografia, tem muitos atrativos. O LIBERAL foi buscar dois, a Praia do Apeú Salvador e a Serra do Piriá, esta colocada nos primeiro cupons como pertencente ao município de Augusto Corrêa, o que depois foi corrigido.
Há décadas, a rota Viseu Bragança só era feita por embarcação, ainda não havia estrada. Viagem longa, sofrida, perigosa, que teve como vítima, inclusive, um prefeito da época. As ondas bravias do mar fustigavam as frágeis lanchas, e nós ficávamos no trapiche rezando e esperando a volta de parentes e amigos. E numa dessas verdadeiras epopéias, encostamos em uma praia eu e meu saudoso pai, que, com o filho de sete anos ao lado, apontava para longe, lá no horizonte, a belíssima Serra do Piriá, destacando a silhueta majestosa do “Peito de Moça”, elevação característica da serra, vendo-se duas elevações paralelas e ondulares, realmente lembrando essa parte da anatomia feminina. E, apesar da pouca idade, lembro-me do brilho intenso e paternal de seu olhar: olhava para mim e para a serra, como dois filhos queridos. 

Serra do Piriá - Viseu - Distrito de Fernandes Fernandes
(foto: www.orm.com.br)

Orlando Tadeu Ataide Leite
Rua Raimundo B. Santana, Passagem santa Fé, 36
Marituba – Pará."

Serra do Piriá. Jornal O LIBERAL. Caderno Atualidades. Coluna Cidades. Página 6. 08.12.2010. Belém – Pará.

Nenhum comentário:

Postar um comentário