sábado, 7 de julho de 2012

ELEIÇÕES : o Glosário eleitoral.


Quem milita em política de vez em quando  se defronta com o anedotário que cerca as eleições e a vida política daqueles que conferem importância ao processo eleitoral. Vejamos alguns exemplos:

 “Nas revoluções políticas os povos ordinariamente mudam de senhores sem mudarem de condição”.  Marques de Marica

“Muitas vezes é a falta de caráter que decide uma partida. Não se faz literatura, política e futebol com bons sentimentos...” Nelson Rodrigues

“Começamos a desconfiar das pessoas muito inteligentes quando ficam embaraçadas”. Friedrich Nietzshe

“Em política só ainda não vi boi voar”. Gerson Peres"A política é uma delicada teia de aranha em que lutam inúmeras moscas mutiladas."
(Alfred de Musset)

"A política serve a um momento no presente, mas uma equação é eterna."
(Albert Einstein)

"Os homens hão de aprender que a política não é a moral e que se ocupa apenas do que é oportuno." (Henry David Thoreau)

"Nada é tão admirável em política quanto uma memória curta."
(John Kenneth Galbraith)

"Na política, os ódios comuns são a base das alianças." (Alexis de Tocqueville)

"Com grande freqüência, a política consiste na arte de trair interesses reais e legítimos e de criar outros, imaginários e injustos." (Arturo Graf)

"A política... há muito tempo deixou de ser ciência do bom governo e, em vez disso, tornou-se arte da conquista e da conservação do poder." (Luciano Bianciardi)

"Uma guerra política é aquela em que todos atiram pelos lábios."
(Raymond Moley)

"Política é como o show business: você tem uma estréia fantástica, desliza por algum tempo e acaba num inferno." (Ronald Reagan)

"A ação política é cruel; baseia-se numa competição animal, é preciso derrotar, esmagar, matar, aniquilar o inimigo." (Otto Lara Resende)

"Em política, sempre é preciso deixar um osso para a oposição roer."
(Joseph Joubert)

"Há duas maneiras de fazer política. Ou se vive para a política ou se vive da política. Nessa oposição não há nada de exclusivo. Muito ao contrário, em geral se fazem uma e outra coisa ao mesmo tempo, tanto idealmente quanto na prática." (Max Weber)

"Vencer na política não é tudo: é a única coisa." (Richard Nixon)

"A política é talvez a única profissão para a qual se pensa que não é precisa nenhuma preparação." (Robert Louis Stevenson)

"Em política, o que não é possível é falso." (Antonio Cánovas del Castillo)

"Em política, o que começa com o medo acaba, geralmente, com a loucura."
(Samuel Taylor Coleridge)

"Toda a política do governo é cercar-se de garantias para se manter no poder." (Adão Myszak)

"Política é quase tão excitante quanto a guerra, e quase tão perigosa. Na guerra, você só pode ser morto uma vez, mas, em política, muitas vezes." (Winston Churchill)

"A política está acima da consciência." (William Shakespeare)

"A clemência dos príncipes não passa muitas vezes de uma política para conquistar o amor dos povos." (François de La Rochefoucauld)

"Em política, nada é desprezível." (Benjamin Disraeli)

"Na política, a verdade deve esperar o momento em que todos precisem dela."
(Bjornstjerne Bjornson)

"É necessário que os princípios de uma política sejam justos e verdadeiros." (Demóstenes, filósofo grego - que não é o Torres)

"Errar é humano. Culpar outra pessoa é política." (Hubert H. Humpherey)

"Política é como nuvem. Você olha e ela esta de um jeito. Olha de novo e ela já mudou." (Magalhães Pinto)

 “Em política, ingratidão rima com traição” (Cláudio Humberto)
São frases de lideres políticos, filósofos, escritores, economistas, teatrólogos, juristas, gente do povo, mas que encerram uma profundidade impressionante, mas que gostaria de tecer um breve comentário a respeito da última frase: “Em política, ingratidão rima com traição”.
Por ocasião da vigília pelo Registro das candidaturas, lá onde funcionou a central dos trabalhos, o que mais se ouvia eram queixas e reclamações a respeito do apoio dado a certos pré candidatos. Era tão evidente essa situação que o sentimento dominou quase que a todos os demais pré candidatos. Ao ver essa frase, assaltou-me a preocupação de esse ensinamento deve preocupar, afinal, aquele que se acha vítima da ingratidão demonstra forte tendência para a traição. E o cenário político é favorável para esse tipo de atitude. Depois não se poderá culpar aquele que trai, não trai simplesmente por querer trair, mas, muitas vezes o faz impelido pela forte dose de ingratidão que domina sua vontade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário