quarta-feira, 30 de janeiro de 2019

LEGISLATIVO ESTADUAL: ALEPA vem com 22 caras novas


No próximo dia 1º de fevereiro 41 deputados estudais assumem seus mandatos na Assembleia Legislativa do Estado do Pará. A bancada legislativo chega a casa com 54% de renovação em sua composição. Novas legendas estarão presentes na Casa de Leis paraense: PSL, PHS, PMN, PSOL e Solidariedade.

O deputado Estadual mais votado, o Dr. Daniel, concorreu às eleições pelo PSDB. No primeiro turno acompanhou o candidato da coligação, deputado Márcio Miranda (DEM). Porém, no segundo turno, mudou de lado e passou a apoiar o candidato Helder Barbalho (MDB). Com isso, teve sua expulsão decretada pelo diretório do PSDB do município de Ananindeua, confirmada pela executiva estadual, presidida pelo senador Flexa Ribeiro, que por sinal, concorreu à reeleição não logrando êxito em sua campanha.

Portanto, pela primeira vez a ALEPA poderá ter em sua presidência um deputado sem partido. Cogita-se que no inicio da legislatura que o deputado teve filiar a outra sigla partidária, que poderá ser o partido do atual governador Helder Barbalho, o MDB.

A CRIAÇÃO DE MUNICÍPIOS NO PARÁ
No apagar das luzes do período legislativo, um pouco antes de entrar em recesso, o plenário da Casa aprovou dois Decretos Legislativos que autorizam a realização de Consultas Plebiscitárias nos distritos de Castelo dos Sonhos, no município de Altamira e Moraes Almeida, no município de Itaituba. O pedido para a realização da consultas plebiscitária já está tramitando no Tribunal Regional Eleitoral, órgão que possui a competência para normatizar consulta.

Um desses Decretos Legislativos, o que trata da Consulta Plebiscitária de Castelo dos Sonhos, está sendo questionado via judicial pelo distrito de Cachoeira da Serra.

Outros cinqüenta processos aguardam a formação das novas comissões para a continuidade dos trabalhos.

A Assembléia Legislativa terá pela frente a missão de propor, emendar, alterar e revogar leis do Estado. A FADDEPA, entidade que reúne os distritos paraenses que lutam pela sua emancipação político-administrativa espera que o novo parlamento estadual, que em breve estará renovando suas comissões de trabalhos, dê continuidade ao exame dos processos de criação de municípios no Estado.

O deputado estadual reeleito Iran Lima (MDB), deverá licenciar-se do mandado para assumir uma secretaria de estado e em seu lugar deverá assumir o primeiro suplente, Osório Juvenil, também do MDB.  

OS DEPUTADOS E SEUS PARTIDOS
PSDB
1.      Dr. Daniel
2.      Vitor Dias
3.      Cilene Couto
4.      Ana Cunha
5.      Luth Rabelo
PRB
6.      Fábio Freitas
7.      Professora Nilce
MDB
8.      Chamonzinho
9.      Eraldo Pimenta
10.  Martinho Carmona
11.  Chicão
12.  Iran Lima
13.  Dr. Wanderlan
PSD
14.  Gustavo Seffer
15.  Paula Gomes
16.  Michele Begot
SOLIDARIEDADE
17.  Renilce Nicodemos
PT
18.  Dilvanda Faro
19.  Carlos Bordalo
20.  Dirceu Tem Caten
PSOL
21.  Marinor Brito
DEM
22.  Dra. Heloisa
23.  Eliel Faustino
24.  Hilton Aguiar
PR
25.  Alex Santiago
26.  Renato Ogawa
27.  Antonio Tonheiro
DC
28.  Diana Belo
PTB
29.  Delegado Toni Cunha
30.  Angelo Ferrari
PSL
31.  Delegado Nilton Neves
PP
32.  Delegado Caveira
PSC
33.  Dr. Galileu
34.  Dr. Jacques
PPS
35.  Thiago Araujo
PDT
36.  Miro Sanova
37.  Junior Hage
PATRIOTA
38.  Raimundo Santos
PSB
39.  Fábio Filgueiras
PHS
40.  Igor Normando
PMN
41.  Orlando Lobato

Nenhum comentário:

Postar um comentário