quinta-feira, 31 de janeiro de 2019

OS NOVOS DEPUTADOS E A CRIAÇÃO DE MUNICÍPIOS NO PARÁ





Caros companheiros de luta, neste 1º de fevereiro se inicia mais um período legislativo. Assumem seus mandatos os 41 deputados que representam o povo do Estado do Pará. Desses 22 vem para cumprir seu primeiro mandado no parlamento estadual.

A expectativa é muito grande, principalmente com relação aos novos deputados. Alguns vêm do parlamento municipal, como é o caso dos ex-vereadores de Belém Dr. Daniel (sem partido), Vitor Dias (PSDB), Igor Normando (PHS), Gustavo Seffer (PSD), Marinor Brito (PSol), Delegado Nilton Neves (PSL), Delegado Caveira (PP). Outros são ex vereadores ou ex prefeitos. Portanto, todos já com alguma experiência política no meio parlamentar.

Um desses novos deputados já pode despontar com o novo presidente da Assembléia Legislativa do Estado do Pará, o Dr. Daniel, o deputado estadual mais votado nas últimas eleições, que no primeiro turno apoiou o candidato de sua coligação, deputado Marcio Miranda (DEM), porém, no segundo turno, decidiu apoiar abertamente o candidato Helder Barbalho (MDB). Por essa razão foi expulso de seu partido o PSDB, encontrando-se atualmente sem partido. Um fato inusitado no parlamento estadual.

Nossa expectativa se prende ao fato de como esses novos deputados irão encarar o processo de criação de municípios no Pará.

A FADDEPA irá entregar para cada novo deputado, no início da próxima semana, um kit contendo todos os documentos que fundamentaram a anuência do TRE para a realização de Consulta Plebiscitária no Estado do Pará, em acolhimento a Decretos Legislativos aprovados n final da legislatura que hoje (31/01) se encerra.

Em outra ação da FADDEPA será solicitar agenda com o novo presidente da ALEPA visando apresentar todos os distritos que lutam pela sua emancipação político administrativa. Para esse evento deverão ser convidados todos os representantes dos distritos filiados ou não a nossa entidade. Será o momento de discutir a posição da ALEPA com relação à postura que a Casa deve adotar com relação ao processo de criação de municípios no Estado do Pará.

Antonio Pantoja
Presidente da FADDEPA

Nenhum comentário:

Postar um comentário