quinta-feira, 23 de janeiro de 2020

CRIAÇÃO DE MUNICIPIOS: Uma história mal contada

Com parlamentares de Norte a Sul em Brasília

Muito se comenta que criar municípios é aumentar a corrupção, é aumentar o desperdício de recursos públicos, com a criação de prefeituras, Câmaras e outros equipamentos necessários para colocar um município em funcionamento.
Porém, o que pouca gente sabe que o maior problema dos municípios não e a falta de recursos e sim a má gestão desses recursos que um município recebe.
Tramita no Senado Federal a PEC 188/2019, conhecida como a PEC do Pacto Federativo. Essa proposta visa alterar a relação União, Estados e Municípios.
Propõe ainda a extinção de municípios com até 5.000 habitantes, e que não consigam gerar 10% de receitas próprias no volume total de seu orçamento.
Não se conhece na história da administração de municípios, nenhum distrito que tenha obtido sua emancipação e queira voltar a ser distrito.
Além do mais para sua extinção será necessária à consulta popular. Dificilmente uma população vai querer a viver em um distrito, depois de ter toda uma estrutura e ainda assim viver em dificuldades. Voltar a condição distrito seria temendo retrocesso.
Essa questão precisa de maiores esclarecimentos. Criar um novo município significa autorizar um distrito a utilizar as receitas que ali são geradas em benefício do povo do próprio distrito. Existem caso em que os distritos são de maior potencial que a sede do município.
Assim vimos acontecer um fenômeno que chamamos de “Transfusão ao contrário”. Aquele que menos pode doar para aquele que menos precisa.   
Não conhecem a realidade de nossos distritos.
O Movimento pela criação de municípios no Estado do Pará e no Brasil, precisaria se aproximar um pouco mais da imprensa, para em parceria esclarecer de forma mais eficiente essa luta desigual.
Conseguimos reunir as Comissões Distritais em uma federação. Existem atualmente no Brasil 10 (dez) federações criadas. Essas federações reunidas, em abril/2019, criaram sua confederação nacional.
Mas a falta de recursos dessas entidades dificulta esse entendimento emancipalistas/imprensa. Por outro lado, os parlamentos estaduais e federais não oferecem o apoio que luta necessita.
Como bem dizia o ex-deputado e hoje titular da SEDEME, Iran Lima: “Esse processo é um processo do ganha, ganha!”. Ganha o município que vai ser criado e ganha o município mãe.
Está na hora de mudarmos isso. Na reunião que a FADDEPA e CONFEAB estão convocando para o dia 12.02.2020, vamos propor essa questão: Como vamos levar a sociedade a verdadeira história da criação de municípios.
A sociedade precisa conhecer os dois lados da matéria!
Criação da CONFEAB - Brasilia abril/2018

Reunião com emancipalistas de São Paulo na ALESP

Com os vereadores de Belém: Pablo Farah e Emerson Sampaio

Camara Municipal de Novo Repartimento/PA.
Moção de Apoio a luta pela criação de municípios no Pará. 


Nenhum comentário:

Postar um comentário