quinta-feira, 30 de janeiro de 2020

SEGURANÇA NO DISTRITO DE FERNANDES BELO: Reunião no Comando Geral da PM restabelece o funcionamento do PPD

Cel. PM Ulisses (PCR7-Capanema), dep. federal Cristiano Vale, prefeito de Viseu Isaias Neto,
Cel. PM Dílson Júnior e Antonio Pantoja (Fernandes Belo)
Fotos: Jair, da Assessoria de Comunicação da Prefeitura de Viseu

Na tarde desta quarta-feira, 29.01, reunião no Comando Geral da Polícia Militar em Belém, restabelece o funcionamento do Sistema de Segurança Pública no Distrito de Fernandes Belo, município de Viseu.
Desde a última segunda feira o PPD sediado na Vila de Fernandes Belo se encontrava fora de operação. A guarnição que ali operava tinha sede na Companhia de Polícia Militar em Bragança. Com a instalação da Companhia de Policia Militar em Viseu, os policiais militares lotados em Fernandes Belo retornaram para seu quartel.
Desde domingo foram inúmeros os telefonemas que recebi de moradores da Vila de Fernandes Belo informando a ocorrência. Incontinenti procurei o deputado Cristiano Vale a quem pedi a intervenção de solicitar uma reunião com o Comando Geral da PM. A reunião foi marcada para esta quarta-feira, às 16:00.
Na terça feira me desloquei até Viseu para tentar um contato com o Major Jofre, Comandante da Cia. de Polícia do município. Na sua ausência conversamos com o Sargento Rocha, que me relatou algumas situações envolvendo o fechamento do PPD e, Fernandes Belo.
Sgt. Rocha, Antonio Pantoja (Fernandes Belo), Fernando Ramos (Açaiteua)
e policiais da Cia. de Policia MIlitar de Viseu
No meu retorno parei em Bragança, onde fui procurar o TC Márcio Abud, Comandante da Cia. De PM em Bragança. Na sua ausência fui recebido pelo Major Brito, que nos relatou as dificuldades do Comando em Bragança continuar a assistir o PPD em Fernandes Belo.
Na saída do Quartel, encontrei com o Major Jofre. Conversamos rapidamente, o suficiente para o oficial mostrar as dificuldades operacionais da Companhia em Viseu manter o efetivo em nosso Distrito de Fernandes Belo. O baixo contingente, não atendia sequer a necessidade da sede do município. Desenhou um quadro desesperador.
Quando retornava a Belém, fui informado pelo deputado Cristiano Vale da confirmação da agenda com o Comandante Geral da PM Coronel PM Dílson Junior. Também participou da agenda o C el. PM Ulisses, Comandante da Regional da PM sediada em Capanema, responsável pela jurisdição que envolve a Companhia em Viseu.
Nesta tarde, como agendado, na Companhia do deputado Federal Cristiano Vale, do prefeito de Viseu Isaias Neto, cumprimos a agenda previamente marcada.
Inicialmente traçamos o perfil do distrito de Fernandes Belo.Com uma população de aproximadamente 20.000 habitantes, ressaltei que que nosso distrito luta por sua emancipação político-administrativa. Que se hoje fosse criado já nasceria maior que 36 (trinta e seis) dos atuais municípios paraenses. Aproveite o ensejo e mostrei ao Cel. Dílson, o vídeo do “esquenta do Carnalaurso”, no último domingo. Ele ficou impressionado. Ressaltamos também o movimento comercial no distrito principalmente na Vila de Fernandes Belo e em Açaiteua. Falamos sobre o movimento no Posto Caixa Aqui do casal Albério/Gilzilene, quem em dias normais atende de até 300 pessoas. E nos dias de pico chega a atender 700 pessoas.
Foram argumentos inquestionáveis. Diante do cenário que foi colocado o Comandante Cel. Dílson Junior foi incisivo: Não pode ficar sem policiamento! Incontinenti determinou que o Coronel Ulisses fizesse o pedido de deslocamento da guarnição para atender Fernandes Belo.
Na próxima sexta feira, 31.01, os policiais voltarão a ocupar o PPD em Fernandes Belo.
É importante ressaltar a ação imediata do deputado Cristiano Vale que ao ser solicitado agendou a audiência com o Comandante da PM; De suma importância também foi a presença do prefeito Isaias Neto, que manteve todo o apoio da prefeitura de Viseu ao efetivo que estará a serviço no PPD em Fernandes Belo.
Foi uma resposta imediata ao problema que já vinha provocando comentários da turma do “quanto pior melhor”.
Foi um esforço concentrado do deputado federal Cristiano Vale, da administração do município de Viseu, na pessoa de seu prefeito Isaias Neto e do vice governador Lucio Vale, que mesmo não podendo comparecer à reunião, como era sua vontade, impedido por agenda anteriormente marcada, mas que mesmo assim não deixou de dar sua contribuição a solução do problema e da comunidade que buscou uma solução efetiva para a questão da segurança que tanta estava preocupando a comunidade do distrito de Fernandes Belo.
Nossa gratidão ao Coronel Dílson Junior, Comandante Geral da Policia Militar e ao Coronel Ulisses, Comandante do PCR 7 - Capanema, pelo pronto atendimento de nossa reivindicação.
A comunidade do Distrito de Fernandes Belo agradece!

         Imagens da reunião com o Comandante Geral da Polícia Militar em Belém



Nota: As imagens (àexcessão da foto com os PM de Viseu) são de autoria do Jair, da Assessoria de Comunicação da Prefeitura de Viseu.  

Nenhum comentário:

Postar um comentário