quarta-feira, 29 de janeiro de 2020

PPD EM FERNANDES BELO – Segurança no distrito ameaçada com o fechamento do PPD

Com Fernando Ramos (Açaiteua) e o Sargento Rocha e policiais da Cia. de PM em Viseu

O distrito de Fernandes Belo e parte do Distrito de São José do Piriá, constitui a área de um pretenso município, é composto pelas comunidades: Fernandes Belo (sede do distrito), Seringa, Braço Verde, Basília, Caranã de Basília, Açaiteua, Boca da Cibrasa, Centro Alegre, Itá Açu, São Miguel, São José do Piriá, Laguinho, Fermiana, Araraquara, Santa Maria do Açaizal, Apeú Salvador e Tucundeua. Possui uma população de aproximadamente 20.000 habitantes. Criado município nasce maior do 36 dos atuais municípios do Estado do Pará.
É importante ressaltar que somente a sede do Distrito, a Vila de Fernandes Belo, tem hoje uma população maior do que a população de 17 (dezessete) municípios paraenses. 
O atual governo do Estado vem se empenhando em implementar o Programa Terpaz. Infelizmente esse programa, ao que parece, está voltado unicamente para os grandes centros. Enquanto isso os pequenos municípios ficam de fora dessa iniciativa.  Fernandes Belo é um dos muitos exemplos que nosso Estado apresenta. 
O PPD em Fernandes Belo foi uma luta de toda a nossa comunidade. Muitas reuniões com o comando da Segurança no Estado foram realizadas.O apoio do então prefeito Cristiano Vale, foi fundamental para essa onquista. Neste último final de semana nossa população foi tomada pela surpresa e espanto ao receber  a notícia de que o PPD seria desativado, por falta de efetivo na recém instalada Comppanhia de Polícia do Município de Viseu. Vale considerar que a forma desrespeitosa com que essa medida foi adotada, sem qualquer comunicação à comunidade, surpreendeu mais ainda.
Ontem, 28/01, nos deslocamos até a cidade de Viseu para entendimentos com o Major PM Jofre, comandante da Cia. de Policia Militar recém instalada no município de Viseu. O Fechamento do PPD da Polícia Militar sediado em Fernandes Belo tomou de surpresa os moradores do Distrito de Fernandes Belo. O mesmo não se encontrrava no município,.
Na ausência do Comandante conversamos como sub comandante, Sargento Rocha, que nos recebeu nas dependências do Fórum da Comarca. Ali foi feita uma exposição das dificuldades operacionais que enfrenta a Companhia de PM em Viseu.  Em resumo: Sem solução para o momento.
Saindo de Viseu paramos em Bragança, para tentar uma conversa com o TC Márcio Abud. O mesmo estava ausente e fomos recebidos pelo Major Brito. Contou-nos das dificuldades operacionais que passa a Companhia de Bragança.
Na saída da Cia em Bragança, encontrei com o Major Jofre. Em breve conversa o mesmo relatou as dificuldades operacionais para atender à necessidade de efetivo no PPD em Fernandes Belo. 
A situação é preocupante.  Estamos vivendo um momento em que a afluência de pessoas em nossa Vila de Fernandes Belo se intensifica. O Carnaval na Vila atrai gente de todas as localidades da Região. Nos finais de semana, multidões invadem as ruas de Fernandes Belo para acompanhar os blocos que fazem o Carnalaurso, a nossa maior manifestação folclórica que trata do Carnaval dos Animais, que faz com que a população da Vila se multiplique.
Por essa razão a necessidade de se rever esse fechamento do PPD precisa ser em caráter de urgência. Nossa comunidade só terá a agradecer se essa situação for logo contornada.
Apelamos ao Prefeito Isaias Neto, ao Deputado Federal Cristiano Vale e ao vice Governador Lúcio Vale.
A união faz a força!

Nenhum comentário:

Postar um comentário