domingo, 2 de maio de 2021

CRIAÇÃO DE MUNICÍPIOS NO ESTADO DO PARÁ: Uma viagem ao Distrito de Lago Grande do Curuai, no Município de Santarém

 

Câmara Municipal de Santarém
Com os vereadores Gerlande Castro, Alba Leal, Didi Feleol e Junior Tapajós

Nesta semana que passou, estive visitando o Distrito do Lago Grande do Curuai, no Município de Santarém. O objetivo da viagem foi coletar dados adicionais para a realização do Estudo de Viabilidade Municipal daquele Distrito.

No sábado, dia 24/04, reunimos com a comunidade de Vila Socorro, onde ouvimos algumas lideranças residentes naquela Vila. 

Com a comunidade de Vila Socorro, no Distrito de Lago Grande do Curuai

No domingo, a reunião aconteceu na sede do Distrito, na Vila do Curuai. Outra reunião com boa participação popular. 

Com Augusto Cesar, vereador Didi Feleol, Sinai Duarte e vereador Gerlande Castro


Na segunda feira, foi a vez de ouvirmos os moradores da Comunidade Vila Piraquara. Nessas visitas tivemos a companhia dos vereadores Gerlande Castro e do vereador Didi Feleol, defensores da emancipação da Distrito.

Igreja do Cristo Rei, Vila do Piraquara, Lago Grande do Curuai 

 

A vereadora Alba Leal, que também é uma das defensoras desse processo, por problemas de agenda, não pode acompanhar esses encontros. Mas  foi presente na reunião com os vereadores na Câmara de Santarém e também no jantar de despedida, que aconteceu no Mascote, que contou com a presença de lideranças da Vila do Curuai. 

Com a vereadora Alba Leal e lideranças da Vila do Curuai

Em todas elas o sentimento altamente positivo. A população das Vilas visitadas deu mostras de que o sentimento de lutar pela liberdade político-administrativa daquela região é muito grande.

Todos sabemos que vivemos um momento delicado com relação à saúde. A pandemia o Coronavírus alterou a rotina de muitas comunidades. Devido a essas restrições não podemos realizar visitas nas comunidades de Vila Coroca e Vila Gorete, duas comunidades de elevado potencial, que tem tudo para somar nesse processo de emancipação do Distrito.

Entretanto, os dados coletados serviram para a complementação do EVM do Distrito de Lago Grande do Curuai, por sinal, um Distrito que deixa transparecer toda a sua potencialidade, com excelente potencial turístico e uma economia que tem tudo para assegurar a viabilidade econômica, garantindo sustentabilidade o pretenso município.

Outro evento muito importante, foi a reunião com um grupo de vereadores da Câmara Municipal de Santarém, que aconteceu na manhã da última quarta-feira. Participaram do encontro representando a Casa de Leis do Município os vereadores: Gerlande Castro (PSB), Didi Feleol (PP), Alba Leal (MDB), Biga Kalahari (PT), Professor Josafá (PL), JK do Povo (PSDB), Junior Tapajós (PL) e o líder do governo, Erasmo Maia (DEM). Também participaram do evento: Sinai Duarte, Augusto Cesar, Inocêncio e Jota Souza, pela COMPELAGO – Comissão Pró Emancipação do Lago Grande do Curuai (Santarém) e o professor Sidney, representando a Comissão Pró Emancipação do Distrito de Santa Maria do Uruará, margem direita do Rio Amazonas, no município vizinho de Prainha.

Reunião com vereadores da Câmara Municipal de Santarém

A visita da CONFEB/FADDEPA ao município de Santarém, teve boa repercussão na imprensa local e também na Câmara de Vereadores do Município, inclusive resultando em um caloroso debate na Sessão Ordinária realizada na tarde daquela quarta feita.

Agora é aguardar a   finalização do Estudo de Viabilidade Municipal que está sendo realizado pelo Instituto de Desenvolvimento Econômico e Social da Amazônia – IDESA. Concluído será devidamente protocolado na Comissão de Divisão Administrativa e Assuntos Municipais da ALEPA, o que esperamos acontecer logo no início do mês de maio.

Vista aérea da Vila do Curuai
Com o vereador Didi Feleol e lideranças da Vila Socorro
Aspectos da reunião na Câmara Municipal de Santarém 


Na Vila de Piraquara








Nenhum comentário:

Postar um comentário