terça-feira, 25 de maio de 2021

PROGRAMA PAIXÃO PELA TERRA: Em Viseu, o vereador Moises Paixão, fazendo a diferença


Moisés Paixão, deputado estadual Antonio Tonheiro e Antonio Pantoja 

Em Bragança, na última sexta-feira, 21/05, a convite das entidades envolvidas, acompanhamos o vereador Moises Paixão, PT/Viseu, na solenidade de assinatura do Contrato de Comodato entre as instituições  FIEPA/SENAI/SENAR, Prefeitura de Bragança e Governo do Estado do Pará, para cessão do prédio onde funcionará a Estação Cidadania, na cidade de Bragança.
Convite para o evento 

No evento, além do prefeito de Bragança, senhor Raimundão e dos anfitriões, senhor José Conrado Santos, presidente da FIEPA e diretor regional do SESI, Carlos Fernandes Xavier, pela FAEPA, Dário Lemos, pelo SENAI e Walter  Cardoso, pelo SENAR, compareceram ao evento o governador Helder Barbalho, os deputados federais, Cristiano Vale, Hélio Leite, Eduardo Costa e Olival Marques, os deputados estaduais Antonio Tonheiro, Professora Nilse, Vitor Dias, Luth Rabelo, o vereador Moises Paixão, de Viseu e outros vereadores de Bragança e Augusto Correa. Também estiveram presentes representantes da OCB e SICOB, do Sistema Cooperativista.

O prédio, uma construção antiga, totalmente reformada pelos órgãos comodatários, abrigará a Estação Cidadania em Bragança, facilitando ao povo Bragantino, principalmente aos produtores rurais da região o acesso a serviços essenciais como emissão de documentos (RG/PC, Carteira de Trabalho/MT, Carteira de Motorista/DETRAN. Regularização de empresas/JUCEPA e outros).

No evento o vereador Moises Paixão aproveitou para estreitar os laços entre as autoridades presentes e seu mandado, em benefício do Município de Viseu.

Com os representantes do Sistema Cooperativista tratou da reativação da Cooperativa na Vila do Curupaiti, que há muito se encontra sem seu funcionamento regular e sobre a possibilidade de implantação de uma unidade do braço financeiro do sistema SICOB, que viria para atender o fomento à produção agrícola na Região do Curupaiti.

Com o deputado Antonio Tonheiro, aproveitou para reivindicar apoio para obter junto à Secretaria de Agricultura a doação de 100 mil sacos para a produção de mudas e 100 metros de sombrites, para formação de um viveiro para a produção de mudas para o desenvolvimento da produção de mudas de cacau, banana, açaí e maracujá, que serão plantados em forma de consórcio, nas propriedades de produtores da Agricultura Familiar na região do Curupaiti.

Com o Sistema FEAPA/SENAR, aproveitou para reivindicar mais cursos de qualificação destinados a qualificação da mão de obra local envolvida na produção agrícola.

O PROJETO “PAIXÃO PELA TERRA”

O vereador Moises Paixão aproveitou para expor para alguns dos parlamentares presentes, sobre o Projeto que constrói com apoio de seu mandato e da prefeitura de Viseu. Denominado ‘PAIXÃO PELA TERRA”, o projeto consiste em várias etapas do ciclo produtivo: Elaboração do Projeto, implantação de um canteiro de mudas para culturas de ciclo longo, como Cacau e açaí e cultura de ciclo curto, como banana e maracujá, além da Piscicultura. O projeto prevê ainda o uso de sementes, adubos e fertilizantes, que serão utilizados no plantio dessas culturas. Assistência Técnica sempre presente no projeto, também é juma das meta a ser atingida.

A parte de preparo de área, plantio e tratos culturais, terá o apoio do sistema FAEPA/SENAR, que atuarão na qualificação de mão de obra e também, dentro de um futuro próximo, conseguir através de uma parceria que está sendo negociada com órgãos envolvidos no Sistema Produtivo em nosso Estado, como a Secretaria de Agricultura do Município de Viseu, a Secretaria de Agricultura do Estado do Pará e o Ministério da Agricultura, o que possibilitará a presença constante de um profissional para prestar a devida e necessária assistência técnica aos produtores rurais da Agricultura Familiar da região do Curupaiti.

O incentivo a Piscicultura com a abertura de tanques para criação de pescado, também deve dinamizar a produção de alimentos na região.

O objetivo maior não é a produção destinada a subsistência das famílias envolvida e sim a produção que se destinará ao abastecimento do mercado local e um excedente de produção que se destinará ao mercado local e regional. E para um futuro bem próximo tratar da verticalização da produção agrícola do município, o que poderá resultar em incremento na geração de emprego e renda e consequentemente, uma melhor qualidade de vida aos produtores rurais envolvidos nesse projeto.  

Com isso, o vereador Moises Paixão busca fazer com as famílias de produtores rurais da Agricultura Familiar contribuam de forma decisiva para o desenvolvimento da região do Curupaiti, com reflexo por todo o Município de Viseu.

A união de todos deve ser fator fundamental para o sucesso do Programa “PAIXÃO PELA TERRA”.

Vereador Moises Paixão em conversa informal com autoridades 
Edmilson (Sistema OCB), Moises Paixão, Nádia, gerente do Sistema Sicob, 
Antonio Pantoja com o deputado Antonio Tonheiro
Prefeito de Bragança, Raimundão falando aos presentes 
Aspectos da reunião 







Nenhum comentário:

Postar um comentário