domingo, 2 de janeiro de 2022

AS CONSULTAS PLEBISCITÁRIAS, OS DECRETOS LEGISLATIVOS, AS ELEIÇÕES DE 2022 E O VOTO DOS EMANCIPALISTAS

Confederação das Federações Emancipacionistas e Anexionistas do Brasil - CONFEAB


            Vamos pensar: Nossos candidatos a deputado estadual, federal e senador, eleitos nas eleições passadas foram bons para nós? Estão colaborando para o avanço do processo?

Nós emancipalistas do Brasil vivemos um momento de luta para a realização de plebiscitos. Queremos a emancipação de nossos Distritos. Pergunto: O deputado que se diz representante de seu Distrito, de sua região, está fazendo alguma coisa para ajudar?

Aqui em nosso Estado do Pará, estamos trabalhando para realizar mais alguns plebiscitos. Nós temos 3 senadores, 17 deputados federais e 41 deputados estaduais. Pergunto aos paraenses: Seu político está ajudando alguma coisa para fazer esse projeto avançar? Ele merece apoio em seu Distrito para renovar seu mandato? A mesma pergunta faço aos companheiros dos demais Estados: Seus políticos estão na luta? Merecem o apoio de vocês?

Estamos no primeiro dia do mês de janeiro do ano de 2022. As eleições serão no dia 2 de outubro. Vamos escolher presidente, governadores, senadores deputados federais e estaduais. Quem de nossos políticos precisa ter seu mandato renovado?

Caros companheiros, desde o dia 11 de maio de 2021, temos 7 (sete) Projetos de realização de plebiscitos tramitando na Assembleia Legislativa do Pará. Em sete meses não conseguimos avançar muito. Estamos a 10 (dez) meses das eleições. O tempo é nosso maior adversário. Os Decretos Legislativos que autorizam a realização dos Plebiscitos, precisam ser aprovados nas Assembleias Legislativas estaduais e encaminhados aos Tribunais Regionais Eleitorais nos Estados. Precisam chegar a tempo de assegurar sua tramitação com efeito positivo.

Relembrando um pouco nossa luta: Sem desmerecer a importância das iniciativas da FADDEPA e da ALEPA, o TRE/PA, a Corte Eleitoral que deu o passo mais importante nessa luta, através do Ofício nº 1758/2018-TRE/PRE/GABPRE, de 22 de maio de 2018, autorizou a Assembleia Legislativa a dar continuidade ao exame dos pedidos de Emancipação de Distritos. Já se vão quase três anos dessa orientação. Pouco avançamos.

De acordo com o procedimento da Corte Eleitoral, os plebiscitos precisam ter sua Regulamentação publicada em até 90 dias anteriores às eleições de 02 de setembro. Portanto, a data máxima para a publicação será no dia 27 de julho. Como podemos observar, nosso tempo será curtíssimo. De maio de maio a 02 de janeiro, já se foram 236 dias perdidos.

No final do ano que passou, na companhia dos companheiros Miguel Costa (Rio Preto dos Carajás – Marabá) e Vitor Gonçalves (Vitória da Conquista dos Carajás – Novo Repartimento), estivemos percorrendo os gabinetes dos deputados relatores dos processos em análise. Falamos pessoalmente com alguns deputados e com outros, apenas através de sua assessoria. Deixamos tudo encaminhado para não resultar perda de tempo. O tempo é nosso maior adversário!

Seria importante que cada companheiro, representante de Distritos, procurasse seus deputados com mandato nas Assembleias Legislativa para manifestar a posição de seu Distrito com relação ao exame dos pedidos. Os Decretos Legislativos que autorizam as Consultas Plebiscitárias precisam ser votados.

Nosso recado é muito simples: SEM VOTO, NÃO TERÃO NOSSO VOTO!  

Antonio Pantoja

Presidente da CONFEAB/FADDEPA

ENTIDADES ASSOCIADAS À CONFEAB

Estado do Pará
Antonio Pantoja, Miguel Costa, Vitor Gonçalves, 
Richard Rodrigues e Telma Reis


Estado de Goiás
Marco Valério Ruas da Silva 
Estado do Amazonas
Renaldo Serrão, Antonio Fábio, Jota Lee, 
Alysson Karrer e Jones Karrer


Estado de Pernambuco
Nelson Tadeu, Alberto Dias e João Dias e Gilson Cadu 

Estado da Bahia
José Crescêncio, Pr. Hilário, Valter, Isabela


Estado de São Paulo
Francisco de Assis (Sainha) e Clayton Leite 
Estado do Maranhão
Professor Ronald e Sandro Montenegro

Também fazem parte desta rede de apoio os Estados de Roraima  (Companheiro Bispo), Mato Grosso (companheiro Rondão), Rio de Janeiro (companheiros Sérgio e Oséias), Acre (companheiro Charqueiro)

Nenhum comentário:

Postar um comentário