domingo, 2 de janeiro de 2022

DISTRITO DE FERNANDES BELO: A criação de municípios e as Eleições 2022

Vila de Fernandes Belo - A sede do Distrito 

Convido os amigos do Distrito de Fernandes a embarcar em um projeto de valorização de nossas comunidades. Vamos falar mais de POLÍTICAS do que de políticos. O destino do futuro, do crescimento e do desenvolvimento de nosso Distrito, é uma bandeira que há muito defendo. Essa é uma boa hora para iniciarmos esse projeto.

Em breve estarei na Vila de Fernandes Belo para dar início a esse projeto. Políticos também serão bem-vindos. Mas não para discutir a sua “política”, e sim, uma política de efetivo interesse de nossas comunidades.

Quem concordar e quiser apoiar que se manifeste pelas redes sociais. É importante compartilharmos essa ideia. Quando mais seguidores melhor. Os críticos também são bem-vindos. Pois, a boa crítica será sempre bem recebida.

Tomar a iniciativa para a solução de problemas do Distrito de Fernandes Belo é nosso dever!

Mais um ano que começa e as histórias se repetem. Mais uma oportunidade para buscarmos melhorias para nossa vida para comunidade é o que mais se houve falar.

Este ano é de eleições para escolhermos Presidente, Governador, Senador, deputados federais e estaduais. A primeira pergunta: Você está satisfeito com o candidato que votou nas eleições passadas. Ele correspondeu ao seu voto? Na sua opinião, fez alguma coisa significativa para sua região? Merece renovar seu mandato? Pense bem antes de responder.

O Distrito de Fernandes Belo, Município de Viseu é um dos 55 distritos paraenses que lutam por sua emancipação político-administrativa. O Processo de emancipação tramita na ALEPA. Desde o dia 11 de maio o Estudo de Viabilidade Municipal – EVM está sob análise da Comissão Administrativa, que é presidida pela deputada Dra. Heloisa Guimarães. O deputado Hilton Aguiar, membro da Comissão, foi designado relator do Projeto de Decreto Legislativo. Já devolveu o processo à Comissão Administrativa, com parecer favorável.

Junto com o nosso projeto, mais oito estão com seus EVMs em análise na CDAEAM-ALEPA: Rio Preto dos Carajás e Paraguatins (Marabá); Vitória da Conquista (Novo Repartimento); Ladeira Vermelha, Sudoeste e Taboca (São Félix do Xingu); Monte Dourado (Almeirim); Lago Grande do Curuai (Santarém) e Fernandes Belo (Viseu).

Como presidente da federação estadual e da Confederação Nacional, defendo a realização de plebiscitos em todos os Distritos cujos projetos tramitam na casa. Meu dever como presidente é defender o direito de todos. O respeito ao direito de cada um, o respeito as normas, à ética, a moral, são fundamentais para o bom andamento do processo. E disso não abrirei mão!

Observamos que após sete meses de tramitação, os processos pouco avançaram. As eleições ocorrerão no dia 02/10. Os pedidos para a realização dos plebiscitos precisam estar regulamentados pelo TRE/PA até 90 (noventa) dias anteriores às eleições, dia 27 de julho, salvo erro de contagem.

Ainda temos um longo caminho a trilhar. Mas, com tempo suficiente para atingirmos o objetivo.

A decisão está nas mãos de nossos deputados estaduais, a quem cabe dar esse importante passo em nossa luta.

Acompanhemos com interesse essa luta. Pois o interesse do povo dos distritos vai ter importância decisiva no desfecho desse processo.

Sem luta, sem vitórias, sem conquistas. Então, vamos à luta!

Antonio Pantoja 

IMAGENS DE NOSSO DISTRITO DE FERNANDES BELO

Açaiteua - A porta de entrada de nosso Distrito de Fernandes Belo 

Laguinho - Uma das mais importantes comunidades do nosso Distrito 

Imagens: Fábio Soares

Um comentário:

  1. Que 2022 traga consigo esperança e muita energia positiva e também realizações para o Distrito de Fernandes Belo.

    ResponderExcluir