terça-feira, 4 de dezembro de 2012

DIPLOMAÇÃO DOS ELEITOS EM VISEU

Hoje, 03 de dezembro de 2012, às 20 horas, acontece a diplomação dos eleitos nas eleições 2012 em Viseu. Pela parte da tarde recebi um telefonema do Excelentíssimo Dr. Lauro Alexandrino Santos, Juiz da 14ª Zona Eleitoral em Viseu. Pedia desculpas por somente hoje ter tomado conheimento de um e-mail que havíamos mandado para ele alguns dias atrás. Na mensagem perguntávamos quando seria diplomação dos eleitos em Viseu. Somente hoje ele abriu sua caixa de correspondencia eletrônica, razão pela qual não nos informou com antecedencia a data da cerimônia de diplomação do prefeito e dos vereadores eleitos em nosso município.
Sempre achamos que em um processo democrático tudo deve acontecer às claras. Sempre levantamos a voz contra algumas situações que observamos no decorrer do processo eleitoral recém findo. Achava que por estarmos em uma democracia, tudo deveria ser tratado às claras. E os parceiros respeitados. 
Desde as eleições passadas que já questionavamos isso. Quando se desenhou a coligação que elegeu o prefeito Cristiano em 2008, comemoramos quando representantes dos partidos sentaram à mesa para decidir  rumo das eleições. Naquele ao muitos partidos, representaos por seus presidentes municipais, decidiram pela coligação "O Coração da Mudança", tendo à fente o candidato do PR, CRistiano Vale. Essa coligação se fez vencedora. Passadas as eleições, percebemos que os partidos tinham sido jogados para "escanteio"  e o prefeito eleito chamou para a mesa apenas pessoas que pessoalmente lhe interessavam, pouco importava a sigla partidária, ou seja, os partidos foram sumariamente ignaorados pelo prefeito.
Pensamos que neste ano seria diferente. O lider político conseguiu o feito de reeunir em uma coligação nada mais nada menos do que quatorze partidos na coligação majoritária. Alguns deles sequer apresentaram candidatos a vereador.
O prefeito eleito, mais uma vez, ignorou  não só os partidos mas todos os candidatos que concorreram no pleito recem findo e que não conseguiram se eleger.  Fizemos contato com alguns deles e nenhum sabia que hoje aconteceria a diplomação dos eleitos.
Eu tenho um sonho. E esse sonho é um dia fazer Viseu respirar ares de respeito a pessoa e a sua dignidade. Ignorar os companheiros num momento da relevante solenidade, mostra claramente o que nos espera.
Dentro de dois anos teremos eleições gerais. Vamos novamente escolher presidente, senadores, deputados federais, governadores e deputados estaduais. Tenho a mais absoluta certeza que mais uma vez vamos ser procurados para fazer parte da "equipe". Mostrarão muito respeito. Mas, caso consigamos reeleger alguns candidatos, mais uma vez seremos lançados no limbo da política, afinal, parece que nós só servimos para isso. Para encher as urnas de votos. Nós só temos o nosso voto, mas com o nosso trabalho e nossa credibilidade, chegamos longe, apesar do cenário, as vezes, demonstrar algo contrário.
Senão fosse o telefonema de sua Excelencia, o Juiz Eleitoral de Viseu, não saberiamos que hoje seria a posse dos eleitos, pois a coordenação do grupo político que fazemos parte, não nos dá o menor respeito.
Espero que o gestor municipal reeleito tenha consciencia de que um governo não se faz somente com os vereadores eleitos. Lideranças políticas com largo prestígio em sua comunidade detem opoder do equilíbrio. O governo passado deu mostra de que precisa exercitar mehor esse lado. O exemplo de Curupaiti está vivo na memória daqueles que participaram mais efetivaente dessas eleições. E a tendencia é isso se alastrar. Ações de governo que ficaram na promessa podem representar um ônus significativo para essa admnistração. Só no II Distrito sãoinumero os caso que preciam ser melhor explicados. A comunidade vai cobrar isso sem a menor sobra de dúvidas, afinal de contas, nossa regiãofoi a mais sacrificada por esseprocesso político.
É pagar pra ver!

Nenhum comentário:

Postar um comentário