domingo, 9 de dezembro de 2012

FERNANDES BELO: A cor de seu futuro

Fernandes Belo tem muitos pedidos a fazer à nossa padroeira. Tem um adágio popular que diz: "Pede para a mãe que o Filho atende". Pois bem, esse é o momento do povo de Fernandes Belo encaminhar seus pedidos à Virgem, a Mãe de Deus.

Além disso temos de considerar o seguinte: Nos dias de hoje a comunidade que não estiver perto do poder não consegue muita coisa. A situação em Fernandes Belo não está muito bem encaminhada, uma vez que tudo por viver na dependencia de decisões políticas, o quadro que se desenha não é lá muito favorável a nossa comunidade. E bem verdade que a representação política de nossa vila não era lá essas coisas.  Apesar de termos tres representantes legislativo municipal, suas ações em prol de nossa região deixavam muito a desejar. De três vereadores que possuiamos na Câmara, hoje contamos com apenas um. Se com três nada acontecia nada, imaginem voces, só com um.

Poucas pessoas perceberam que o tabuleiro do jogo político em Viseu foi armado de modo a deixar Fernandes Belo sem representação política na Câmara. Sem representatividade política. Mas, isso tem uma razão. Fernandes Belo paga um preço elevado pelo desejo de alcançar sua emancipação política e se tornar um novo município. Isso fez com que os líderes políticos do município armassem, desde já, um esquema de jogo objetivando esse resultado. E, assim, Fernandes Belo ficou fora desse jogo. Só quem não quis ver não enxergou. Talvez estivessem cegos pela ambição de poder. Tudo aconteceu como previsto. Haviam quadros políticos com as condições favorabilíssimas de encaminhar as ações políticas onde Fernandes Belo seria o grande beneficiado. Mas esses quadros deveriam ser afastados da luta, a qualquer preço

Percebendo isso, os caciques da política trataram de incentivar políticos sem qualquer conhecimento político administrativo e o que é pior, sem qualquer chance de ganhar uma eleição. Seu alcance estava na medida em que as "raposas" queriam. Teriam uma boa votação sem ameaçar as pedras marcadas. E tudo isso aconteceu!

Essa medida, tinha, porém, um objetivo certo. Ao incentivar esses candidatos, acertavam na mosca, pois o candidato de maior potencial ficaria alijado do pleito. Não tinha espaço para seu crescimento. O jogo foi muito bem tramado e o resultado foi o esperado. Ganhou quem tinha de ganhar. Perdeu quem precisava perder. Os candidatos de poucos votos conseguiram um pouco de voto, esse pouco pulverizado entre muito dos candidatos, acabou não dando em nada, minando assim a possibilidade de que alguém com largas possibilidades de se eleger e fazer um trabalho em prol da região ficasse fora da disputa.

Se nós tivermos o cuidado de contar quantos candidatos nós tivemos só ai no II Distrito de Viseu, chegamos facilmente ao deslinde desse exercício. Tudo foi tramado para que nenhum candidato de nossa região fosse eleito. Resultado só o Zacarias (PT) conseguiu a muito custo conseguiu se eleger. E mesmo assim, com muitas dificuldades, puxado pela candidata Cherliane (PDT).

E o povo de Fernandes Belo, presa fácil na mão dos políticos matreiros, entrou no jogo vendendo seus votos e com isso vendendo suas esperanças em um futuro melhor.

O que mais nos entristeceu foi ver pessoas que tem o compromisso institucional de formar jovens de caráter, comandar legiões de compradores de votos, em troca de uma casa nova, de um móvel novo, de um emprego temporário (já foram exonerados), de um favorzinho que se esvai num abrir e fechar de olhos. Depois disso, ao olhar pra traz, vai ver que sua vida continua a mesma, ou ainda, pior do que antes, pois antes podia dizer que tinha dignidade, mas agora não pois acabou de vendê-la. Triste foi ver professores agindo assim.

Enquanto isso Fernandes Belo definha. Não tem um posto de saúde digno; o serviço de água precaríssimo; não tem uma agência de correio; o asfalto que e comicio foi prometido que dentro de dez dias estaria chegando a vila; o policiamento que corre o risco de deixar  a vila por falta de alimentação para o efetivo; os professores que podem ser despejados da casa onde moram; etc.
Ou seja, o futuro é sombrio.

As vezes achamos que aqui do lado de fora se vê melhor as coisas. Vamos, então, observar para direcionarmos nossas atitudes. O futuro vai dizer como vamos agir.

Ainda ontem um amigo lá da Vila de Itinga, na divisa com o Maranhão, me perguntou: O que devemos fazer com o prefeito reeleito que contratou uma quantidade enorme de temporários e agora se dizendo pressionado pelo Ministério Público teve de exonerar um grande número de servidores temporários. Respondemos-lhe, dizendo que existem dois caminhos: o primeiro é denunciar o prefeito reeleito por conduta vedada (Lei Eleitoral); a segunda é denunciá-lo por imprtobidade adinistrativa (DL 201/67), contratação de temporários sem amparo legal. Ambos resulta em casação e perda dos direitos políticos. Mas tudo isso deve ser muito bem instruido para poder dar resultado satisfatório.  

Nenhum comentário:

Postar um comentário