domingo, 2 de dezembro de 2012

O FILHO DA GLÓRIA E DO TRIUNFO


HINO OFICIAL

O hino dos atletas azulinos foi adaptado pelo poeta Antônio Tavernard, quando utilizou a marchinha do bloco carnavalesco "Cadetes Azulinos" trocando 30 palavras da música de Emílio Albim, para representar o hino do Clube do Remo.


CANÇÃO DOS CADETES AZULINOS

"Cadetes azulinos somos nós.../ E cumpriremos o nosso dever / Um dia quando unidos para a luta / O pavilhão soubemos defender / E enquantoo azul bandeira tremuleja / O vento a beija, como a sonhar / Horando essa bandeira que paneja / Nós todos saberemos como lutar / E nós, cadetes temos valor / A nossa turma é mesmo do amor / E nós, cadetes temos valor / A nossa turma é mesmo do amor / Nós somos o vigor da mocidade / Vamos gozando essa quadra jovial / E nós, cadetes da cidade / Erguemos viva ao Carnaval / Em cada um de nós mora a esperança / Dessa pujança, nosso ideal / É porque somos do Clube do Remo / Numa voz diremos que não têm rival / E nós, cadetes temos valor / A nossa turma é mesmo do amor / E nós, cadetes temos valor / A nossa turma é mesmo do amor" O hino foi publicado pela primeira vez no jornal "O Estado do Pará", edição de 4 de fevereiro de 1941.


Hino do Clube do Remo

Composição: Antônio Tavernard

 
Atletas azulinos somos nós,
E cumpriremos o nosso dever,
Se um dia quando unidos para a luta,
O pavilhão soubermos defender.
Enquanto a azul bandeira tremuleja,
O vento a beija, como a sonhar,
E honrando essa bandeira que flameja,
Nós todos saberemos com amor lutar.

E nós atletas temos vigor,
A nossa turma é toda de valor (bis).

Nós todos no vigor da mocidade,
Vamos gozando nessa quadra jovial,
E nós, os azulinos da cidade,
Rendemos viva ao nosso ideal.
Em cada um de nós mora a esperança,
Essa pujança, nosso ideal,
E porque somos do clube do remo
No nosso amor diremos que não tem rival

E nós atletas temos vigor,
A nossa turma é toda de valor (bis).

Fonte: http://www.clubedoremo.com.br/pages/hino/acesso 02.12.2012
 

Um comentário:




  1. HINO DO CLUBE DO REMO ?


    Aristides Medeiros
    ADVOGADO


    A música e a respectiva letra do hino que se diz ser do Clube do Remo, “data venia”, não corresponde à realidade, eis que se trata, isso sim, do Hino do Atleta Azulino
    Tanto é assim, que o verdadeiro Hino do Clube é aquele referido à página 590 da obra “História do Clube do Remo”, de autoria do saudoso ERNESTO CRUZ’, livro prefaciado pelo então Presidente RAINERO MAROJA.
    A propósito, diga-se que, quando eu era jovem gostava muito de manter correspondência com colegas estudantes de vários outros locais, com endereços a mim fornecidos pela Casa do Estudante do Brasil (Rua Santa Luzia – Rio).
    Entre os meus correspondentes havia um –morador no RJ - o qual disse ser também compositor de hinos de clubes, já o tendo feito para grande parte de agremiações esportivas. E então perguntou qual era o meu Clube aqui no Pará e se eu queria que ao mesmo (Clube) fizesse um hino.
    Respondi que o meu Clube de coração era o Remo e que aceitaria o oferecimento, pelo que o aludido colega pediu lhe enviasse alguns informes sobre o Clube de Periçá, a fim de produzir a letra e também a música, o que atendi.
    Na volta da correspondência, ele enviou a mim a partitura contendo letra e música do que seria o Hino do Clube do Remo.
    Como eu não entendia nada de música, obtive o auxílio de uma senhora minha conhecida, a qual era pianista e e se comprometeu a fazer a execução no piano, tendo me convidado para ir à sua residência, a fim de escutar o Hino por ela tocado.
    A música era muito bonita, e, quanto à letra, lembro somente que iniciava assim:
    “Avante, Clube do Remo
    Gigante no esporte
    Avante, Clube do Remo
    És invejado por ser forte
    ..............................................”

    De posse da aludida partitura, fui até ao Edifício Bern, onde funcionava o estúdio da PRC 5, e ali entreguei a mesma ao saudoso Edyr Proença, que então se comprometeu a levar a composição à Diretoria do Leão.
    Até hoje não sei se o Edyr chegou a entregar a partitura à Diretoria do Mais Querido do Pará.
    E agora uma sugestão: seria interessante que a Diretoria do Clube de Rubilar encarregasse um compositor para confeccionar o verdadeiro Hino do Clube.

    ResponderExcluir