terça-feira, 3 de março de 2020

FERNANDES BELO: Carnalaurso 2020 com emoção, alegria, segurança e paz

Carnalaurso 2020

        Passada a empolgação do Carnalaurso, a Vila de Fernandes Belo volta a respirar ares de normalidade. Não resta a menor dúvida que esse período é o de maior ebulição não só na Vila de Fernandes mas, como em todo a área que pretendemos tornar um dos mais novos municípios do Estado do Pará.

Mas afinal, o que é que tanto atrai à atenção de todos em nossa Vila de Fernandes Belo? Será que é apenas a animação do nosso Carnalaurso? O que significa o Carnalaurso para o nossa Vila de Fernandes Belo e para o nosso Distrito?

É inquestionável que o magnetismo dos animais em evolução nas ruas de nossa Vila possui algo de mágico. E essa magia nós já levamos até para as ruas de Belém. Foi muito emocionante ver nossos “animais” evoluindo pelas ruas do bairro da Cidade Velha. Desde o ponto de Concentração, na Praça Amazonas, até o Portal da Amazônia, nossos animais encantaram a todos por onde passou. Foi gratificante ver a emoção dominando pessoas de nossa comunidade, a ponto de fazerem cair em copioso choro. Uma cena inesquecível.

Conheci Fernandes Belo há aproximadamente 17 anos. Naquela época foi extasiante ver como o Laurso movimentava nossa comunidade. Com início geralmente no mês de janeiro, aos domingos pela manhã o encantamento fica por cota das crianças. Elas se encarregam de manter viva essa tradição. A tarde os adultos tomam conta do espetáculo.

Projeto Bumbarqueira - Belém/Pará

Projeto Bumbarqueira - Belém/Pará

Famílias inteiras são envolvidas por um clima de alegria que contagia a todos. Naquele tempo as ruas de Fernandes Belo eram tomadas por dois grupos: o Laurso do Ferro Velho e o Laurso do Civico. Animando esses dois grupos tínhamos o DJ Patinha, o DJ Renato, e o DJ Wal, DJ Fabinho, DJ Batista, Tinha também o Surrilha (teve um ano que inovou com um macaquinho). O Wal nunca mais tive notícia, O DJ Patinha continua em Augusti correa com o Lima Som. O DJ Renato também não deu mais o ar de sua graça. DJ  Fabinho e DJ Batista permanecem até hoje. A disputa era sensacional. Um querendo fazer mais bonito que o outro. O momento apoteótico era na terça feira de Carnaval.

Não tínhamos nenhum apoio institucional. Mas, mesmo assim, os bichos não deixavam de se exibir. Ao Ferro Velho e ao Civico se juntavam mais o “Cara Dura” e o Zé Maria. Depois chega também o Cabeça Silva. Era um grupo muito animado: Fátima Machado, Luciane, Maroca de Vardinho, Gugu (o responsável pelas fantasias do Rainha das Rainhas), Sibá Raiol, Rosa Delina, Gagá, Juliane (hoje mora na Vila dos Cabanos), Aldenora e Tereza. A esse grupo se juntava ainda o Sérgio (que era um dos patrocinadores de nosso bloco), o Mucurinha e o Gordo e muitos outros. Era um grupo muito grande. Essa turma fazia e acontecia no carnaval.

Havia três blocos: É O Bicho, Cabeça Rachada e Só entra Melado. Hoje são incontáveis os blocos que participam do evento.  Com eles o Laurso se transformou no Carnalaurso.

Um certo ano, na quarta-feira de cinzas, visitando alguns comércios fiz uma constatação: Os comércios estavam completamente desabastecidos, principalmente de gêneros alimentícios. Não havia arroz, açúcar, café, biscoitos, enlatados, enfim não tinha nada.

Na época, cheguei a sugerir aos comerciantes eu apoiassem um pouco mais o carnaval. Pois era inquestionável que nessa época acontecia o período de maior faturamento do comercio local. Como economista de formação acadêmica, percebi o potencial da região. Afinal, não era só Fernandes Belo que ganhava com aquele movimento. Toda a Região sentia os reflexos daquela enxurrada de gente.

Temos problemas sérios que cercam nossa comunidade: Estradas intrafegáveis, falta de uma rede hoteleira, carência de lanchonetes e restaurantes. Áreas de lazer para intercalar a diversão. As estradas não se tornam obstáculo. A rede hoteleira e suprida com o acolhimento em residência de amigos, parentes e conhecidos. Lanchonetes e restaurantes são substituídos pelos saborosos avuados. A opção mais próxima para o lazer é o banho no Rio da Prata.

Possuímos outros atrativos. Porém, devido a problemas de acesso e a inexistência de transporte, deixamos de apreciar as maravilhas da Ilha Grande, do Giz, da Serra do Piriá e por que não dizer até da Praia do Apeú Salvador. Afinal, no momento apoteótico, os visitantes ficam entre nós de sexta a quarta feira de carnaval. Fora os domingos intercalados.

OVERDOSE DE ALEGRIA

A apoteose do Carnaval acontece na terça feira gorda. De Sábado até terça-feira, uma infinidade de blocos exibe-se para o gáudio de todos aqueles que chegam a Fernandes Belo em busca de um carnaval único: segurança, paz, tranquilidade e muita alegria. Isso não falta em nenhum momento.

Como disse, antes fazíamos o nosso carnaval sem qualquer apoio institucional. Uma ajudazinha aqui outra ali (em anos anteriores cheguei a doar todas as sarrapilheiras usadas para as fantasias. Hoje o pessoal usa sacaria de polietileno). Assim fazíamos o Carnalaurso. Sem qualquer apoio institucional.

O apelo do Carnaval dos Animais é tamanho que há alguns anos tem chamado a atenção da Prefeitura Municipal de Viseu. Este ano o prefeito Isaias Neto decidiu investir pesado na organização do evento. Área de concentração, decoração nas ruas, barracas, palco, atrações artísticas, criaram um ambiente favorável para exibir a magnitude de nosso evento.

Houve uma brusca mudança na organização do evento. A nota destoante foi a mudança na denominação do evento para Laurso Folia. Isso não, o nome é Carnalaurso! Também foi observado que na organização não havia ninguém de Fernandes Belo, só servidores da prefeitura. Apesar de todo o apoio da prefeitura, o evento é de Fernandes Belo.

Essa crítica provocou um certo desconforto, pois o pessoal da prefeitura não gostou. O Secretário Tiburcio que é quem estava a frente de toda a programação mostrou toda a sua insatisfação com minhas críticas. 

Não podia concordar com aquele absurdo. Afinal de Contas o nosso carnaval é o Carnalaurso. E sempre será se depender de mim. Esse atrativo cuLtural de Fernandes Belo jamais será apropriado por quem nunca fez nada para que essa manifetação cultural se tornasse uma icone de nossa Vila de Fernandes e por que não dizer de nosso DISTRITO DE FERNANDES BELO.  

Também o Laurso do Civico que ficou em um plano inferior. Tivemos muito trabalho para unir os dois grupos. Afastá-los, neste momento, não é bom para a nossa cultura. O Laurso de Fernandes Belo é feito pelos dois grupos unidos.

CONCURSO RAINHA DOS BLOCOS – Como parte da programação de Carnaval em Fernandes Belo aconteceu o I Concurso da Rainha dos Blocos do Carnalaurso. Programação paralela a programação oficial que contou com a participação de candidatas de seis blocos. Sucesso absoluto!  

   
As candidatas a Rainha dos Blocos

SEGURANÇA

        Nos dias que antecederam a programação convivemos com um grande problema. O Posto Policial Destacado – PPD, da Policia Militar em Fernandes Belo ficou sem guarnição. Nosso Distrito de Fernandes Belo ficou sem o equipamento de segurança do Estado.

Pedimos ao deputado federal Cristiano Vale que agendasse uma reunião com o Comando Geral da Policia Militar, Coronel QOPM Dílson Júnior. Na companhia do deputado e do prefeito Isaias Neto, cumprimos essa agenda onde colocamos nossa preocupação com relação à segurança em nossa Vila de Fernandes Belo (principalmente).

Nessa época a afluência de brincantes é muito grande. Toda a região, principalmente de Belém, ocupa todos os cantos de Fernandes Belo. Nossa população triplica.

Dessa reunião participou, também, o Coronel QOPM Ulisses, do CPR Capanema, que foi muito atuante e prestativo ao encaminhar a solução para o problema. No último final de semana Fernandes Belo abrigou além do Efetivo do PPD local, mais uma guarnição do Grupo Tático Operacional da PM.

Coronel QOPM Ulisses CPR/Capanema
Deputado federal Cristiano Vale
Prefeito de Viseu - Isaias Neto
Comandante Greal da PM QOPM Dílson Júnior
Antonio Pantoja - Presidente da FADDEPA 

CARNALAURSO: Emoção, alegria, segurança e paz

A ação conjunta do deputado federal Cristiano Vale, do prefeito Isaias Neto, que também teve nossa participação, assegurou um carnaval cheio de emoção, alegria, segurança e paz! 

Está de parabéns a administração municipal e nossa comunidade pelo brilhantismo de nosso Carnalaurso.

Eu sou filho adotivo de Fernandes Belo!

 
Carnalaurso 2020 

Carnalaurso 2020

Arrastão do Laurso 2020

Empolgação da foliã

Projeto Bumbarqueira - Belém/Pará

Os bichos no Projeto Bumbarqueira 

Civico, Raimundinho e Ferro Velho

Projeto Bumbarqueira - Belém/Pará
Reporter do SBT Belém entrevisto um dos bichos


Nenhum comentário:

Postar um comentário