sábado, 7 de novembro de 2020

DISTRITO DE FERNANDES BELO: O processo de emancipação e sua visão de futuro

 

Nosso pretenso município 
Área georeferenciada que queremos emancipar 

A Emancipação: Em se tratando de criação de municípios, é importante conhecermos o que diz a LEI Nº 9.709, DE 18 DE NOVEMBRO DE 1998, que regulamenta a realização de Consultas Plebiscitárias no País.

A Lei 9709/98, conhecida como a Lei dos Plebiscitos, em seu artigo 5o diz que: o plebiscito destinado à criação, à incorporação, à fusão e ao desmembramento de Municípios, será convocado pela Assembleia Legislativa, de conformidade com a legislação federal e estadual. Complementando essa orientação, o artigo 7o dessa mesma Lei ensina: Nas consultas plebiscitárias previstas entende-se por população diretamente interessada tanto a do território que se pretende desmembrar, quanto à do que sofrerá desmembramento.

Esse normativo mudou completamente a forma de condução de um processo de Emancipação político-administrativa. Antes de novembro de 1998, a exigência era que somente os eleitores da área que pretendia se emancipar participação da consulta. Era muito mais simples e fácil. Hoje é muito diferente, pois participam da Consulta Plebiscitária os eleitores de todo o município. Dessa forma é importante que se mostre de forma esclarecedora as mais variadas nuances do processo.

A condução desse processo é uma eleição, com os mesmos requisitos de uma eleição para cargos políticos. Resolução do TRE normatiza todo o processo. Daí a necessidade de termos apoiadores em todo o município. Vereadores de outras regiões serão muito importantes nessa luta. Tratar candidatos de outras localidades como alienígenas e prejudicar nossa luta. Como bem frisei anteriormente, vamos precisar do apoio de lideranças políticas do município Viseu como um todo.

 

QUAL A VISÃO DE NOSSO FUTURO?

As eleições de 15 de novembro próximo vão definir os representantes políticos das comunidades nas Câmaras Municipais para os próximos quatro anos. É importante que os eleitores dos Distritos busquem a eleição de candidatos que mostrem compromisso com a Região. O Distrito de Fernandes Belo possui um colégio eleitoral com mais de 12 mil eleitores. A grosso modo daria para elegermos de três a quatro representantes.

A comunidade precisa avaliar quais os candidatos possuem propostas para o nosso Distrito. O ideal seria que fossem os candidatos com domicilio eleitoral em nossa região. Mas, não podemos nos limitar a isso. Se um candidato de outra região vier buscar votos em nossa região, é importante questionar qual seu compromisso, no caso de ser eleito com os votos obtidos aqui na região. Os votos daqui terão influência em sua eleição.

Mas é importante termos em mente, que, acima de tudo, não devemos deixar as coisas somente nas mãos dos vereadores. Nossa comunidade precisa se mostrar ativa e interessada em encaminhar propostas para resolver nossos problemas, que são muitos.

Nos últimos anos conseguimos algumas conquistas para nossa comunidade do Distrito de Fernandes Belo: Posto Policial Destacado da Policia Militar – PPD/FERNANDES BELO, Agência Comunitária dos Correios – ACC/FERNANDES BELO, Coleta de Lixo Doméstico nas comunidades de Fernandes Belo, Açaiteua e depois conseguimos incluir a comunidade de Braço Verde, Basília e Caranã de Basília. Asfalto para algumas ruas. Temos um Biblioteca Comunitária com mais de 12 mil volumes. Realizamos 86 casamentos comunitários. Impedimos o fechamento do PPD/Fernandes Belo. Colocamos um telefone celular para integração PPD/Comunidade.

Ao longa de nossa luta para essas conquistas não tivemos o envolvimento de nenhum vereador Viseu. Tudo foram conquistas de um grupo que mantemos aqui no Distrito. Por sinal um grupo que reúne poucas pessoas residentes no Distrito. Precisamos que alguns interessados deixem o discurso fácil e venham somar conosco.

Por sinal, quais as ações em prol das comunidades de nosso Distrito foram resultantes de ações de nossos representantes políticos? Eu não conheço nenhuma. Tudo que existe em nosso distrito ou foram conquistas de nosso grupo ou foram ações de governo.

Como um dos representantes do processo de emancipação do Distrito de Fernandes Belo, muito tenho feito no afã de manter o Distrito unido nessa luta. Lamentavelmente existem células que, de certa forma, promovem a discórdia e a desunião que em nada ajuda a nossa Região. Pelo contrário, trazem muito prejuízo para nossa luta.

Vamos fazer de tudo para ter representantes na Câmara que olhem para o nosso Distrito não apenas como um depósito de votos, que só precisem ser visitados em anos eleitorais. Nossa necessidade é diária e constante. Não podemos descuidar, se quisermos um futuro promissor.

Uma comunidade unida determina seu próprio destino.

Ação, determinação, atitude, são fatores que ditam o rumo daquilo que queremos para a nossa geração e para gerações futuras.

Então, vamos refletir bastante neste importante momento.

Antigamente havia uma propaganda eleitoral que eu achava muito interessante e inteligente.

Dizia: “Não faça de seu voto uma arma, a vítima pode ser você! ”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário