domingo, 22 de novembro de 2020

ELEIÇÕES MUNICIPAIS 2020: A quem interessa o caos no município de Viseu?

 

Mais quatro anos de muito trabalho e muito respeito ao povo de Viseu
Venceu a verdade! 

Sou nascido na Vila de Santo Antonio, no município de São Sebastião da Boa Vista, Ilha do Marajó, Estado do Pará. Há quase vinte anos atrás adotei Fernandes Belo como meu lugar. Nesse tempo venho travando uma incansável luta pelos direitos do nosso povo, chamado a agir pela intercessão do saudoso amigo José Aldo Gonçalves Cruz. Após sua morte acabei me envolvendo na luta pelos interesses daquele povo.

Nossos irmãos de Fernandes Belo há muito viviam sendo enganados com falsas promessas. Na sua santa ingenuidade, acreditavam em tudo o que pessoas/políticas de escrúpulos duvidosos lhe faziam acreditar. Era mentira em cima de mentira.

A primeira mentira que descobri foi sobre a história inventada sobre o processo de emancipação do Distrito de Fernandes Belo. Foram tantas as mentiras que hoje o povo tem dificuldade de acreditar na verdade. Nesse tempo conseguimos alguns benefícios para o povo do Distrito.

Hoje o povo em Fernandes Belo vive sob um novo estigma: De que vai haver um segundo turno nas eleições de 2020.

Novamente por ação daqueles políticos de má índole que tentam convencer a população de que vai haver segundo turno. Protestos, muitos fogos, só para manter nosso povo de olhos fechados para a realidade do lugar e de todo o município.

Histórias falaciosas há muito vêm sendo repetidas para que o povo acredite que o município vive um estado de caos administrativo. Parece que que as mentiram lhes encobrem a visão.

Andar pelo distrito de Fernandes Belo e por todo o município de Viseu, é perceptível o avanço do município. As coisas estão em perfeita ordem.

Nessa crise provocada pela pandemia do Coronavírus podemos sentir em toda a sua extensão quanto positivas foram as ações da SEMUS/Viseu, sob o comando do refeito Isaias Neto, foram benéficas para o município. Pequeno número de contaminados e p menor índice de mortes por infecção do COVID-19, o que colocou nosso município com um dos menores índices de mortalidade do Brasil.

No campo administrativo, as obras realizadas no governo mostram um cenário bem diferente daquele cenário “vendido” por aqueles que eu chamo de políticos inescrupulosos, que manipulam a boa-fé daqueles que pouco conhecem sobre um processo eleitoral. Para esse grupo de políticos, o município de Viseu está jogado às traças.

Mas, para desespero daqueles, cujo único interesse é voltar ao passado, para saquear os cofres municipais como era há dezesseis anos atrás. Isso o povo de Viseu jamais há de permitir, para seu próprio bem.

 

SEGUNDO TURNO EM ELEIÇÕES NO BRASIL

No Brasil, a resposta para essa indagação pode ser facilmente encontrada nos artigos 28, 29, inciso II, e 77, todos da Constituição de 1988.

De acordo com esses dispositivos, o segundo turno poderá ocorrer apenas nas eleições para presidente e vice-presidente da República, governadores e vice-governadores dos estados e do Distrito Federal e para prefeitos e vice-prefeitos de municípios com mais de 200 mil eleitores. Logo, são eleitos em uma única votação os senadores, deputados federais, deputados estaduais e vereadores, assim como prefeitos e vice-prefeitos de municípios com menos de 200 mil eleitores.

Nos casos expressamente enumerados na Constituição, o que define a possibilidade de realização de segundo turno é a adoção do critério da maioria absoluta de votos, característico do chamado sistema eleitoral majoritário de dois turnos.

Pelo critério da maioria absoluta, para ser eleito, não basta ao candidato simplesmente obter mais votos do que seus concorrentes. Ele precisa ir além, devendo obter mais da metade dos votos válidos (excluídos os votos em branco e os votos nulos) para ser eleito, em primeiro ou em segundo turno. Por esse sistema, uma vez obtida maioria absoluta dos votos válidos já em primeiro turno, o candidato é considerado eleito desde logo, não se realizando segundo turno.

Não tendo sido atingida a votação suficiente por nenhum dos candidatos, haverá a necessidade de segundo turno, oportunidade na qual concorrerão apenas os dois candidatos mais votados no primeiro turno da eleição, considerando-se eleito aquele que conseguir a maioria dos votos válidos em segundo escrutínio.

Por isso, essa possibilidade de um segundo turno no município de Viseu, ou em outro município que não atenda essas condições, é fato impensável.

Venceu o povo de Viseu que o município no rumo certo. Respeito e compromisso para manter Viseu no ritmo de crescimento. Obras por todo o município!

Recursos públicos municipais em respeito ao povo 



Nenhum comentário:

Postar um comentário