segunda-feira, 12 de julho de 2021

A LUTA POR MELHOR SEGURANÇA: As ações em prol do Distrito de Fernandes Belo, visando melhorar a segurança no município de Viseu

 

Dep. estadual  Heloisa Guimarães apoia nossa luta em prol da segurança em Fernandes Belo 

O triste acontecimento que envolveu a menina Ravyla Nagila e que deixou de luto a sociedade viseuense, constitui-se em um dos mais graves acontecimentos envolvendo a segurança no município.

Não resta a dúvida que fatos que deixam abalada a nossa sociedade, anos após ano se repetem, cada um com a maior gravidade.

Um dos acontecimentos mais marcantes envolveu o assassinato de um ex vice-prefeito, senhor José Aldo Gonçalves Cruz, assassinado a bala, um crime até hoje sem solução. A tranquilidade da Vila de Fernandes Belo, foi abalada com a notícia de que na madrugada, homens armados invadiram a residência da vítima que se arrumava para iniciar a sua jornada diária de trabalhos em sua propriedade, que ficava próxima da Vila.

Após esse fato, a cidade de Viseu assistiu impassível a ação de vandalismo (sic) contra o Prédio do Fórum, Delegacia de Polícia Civil, casa do Juiz. Naquele episódio, o Magistrado e o Promotor de Justiça tiveram de ser retirado da cidade em um helicóptero, para proteger-lhes a integridade.

Este ano foi o triste acontecimento que envolveu a menina Ravyla.

Eu cheguei a pensar que esse triste acontecimento fosse provocar uma tomada de posição por parte da sociedade viseuense. Esperei que as autoridades constituídas tomassem a iniciativa de puxar o debate. Mas o que vimos foram apenas homenagens. Considerei as homenagens justas e oportunas: Clubes de futebol, isoladamente um vereador, a prefeitura, prestaram homenagens comoventes.

Esperava, porém, um pouco mais!

Afinal, mais um crime que abalou a vida de uma comunidade.

Cheguei a sugerir que os órgãos envolvidos na questão da segurança chamassem a sociedade para uma reflexão e iniciassem a discussão, propondo um conjunto de ações ordenadas visando a segurança e nossa comunidade.

Vamos proteger nossas crianças! Esse foi o título de uma postagem que fiz naqueles dias. Cheguei a sugerir que o Prefeito, o Promotor, o Juiz, o Delegado de Policia Civil, o Comandante da 19ª Companhia de Policia Militar, as igrejas, as escolas, as famílias, enfim, toda a sociedade civil do Município de Viseu manifestasse o desejo de, nesse momento de dor, sentasse para discutir essa questão: O que devemos fazer para proteger nossas crianças? Até aqui, nada de concreto aconteceu.

Eu não sou filho de Viseu. Nasci na Vila de Santo Antonio, Município de São Sebastião da Boa Vista, na Ilha do Marajó. Sou paraense: Marajoara de nascimento e viseuense de coração!

Minha ligação com a Vila de Fernandes, com o Distrito de Fernandes Belo e com o Município de Viseu é muito forte. Já perdura por quase vinte anos. Nesse tempo, foram muitas as minhas ações em prol de nosso povo. Faço isso em retribuição ao carinho e o respeito com que sempre aquele povo me honrou. Aliado a um grupo de companheiros de luta, muitas conquistas tem a minha marca.

Atualmente trabalho em duas frentes: 1. Pela emancipação do Distrito de Fernandes Belo; e 2. Pela ampliação do sistema de segurança no Distrito de Fernandes Belo.

Em ambas, o apoio de nossa população será ponto fundamental.

Na questão de segurança, o ponto de partida foi a busca de apoio político para chegar às autoridades, pela via administrativa (vide ofício). Alguns políticos, que se dizem comprometidos com nosso município, com nosso Distrito, foram procurados para contribuir. Alguns acolheram o pedido de apoio e já preparam algumas ações nesse sentido. Outros, aguardo respostas. Acredito que virão.

Uma coisa é certa, com o sem o apoio político, haveremos de seguir na luta. Se por um acaso, o viés administrativo não funcionar, restará o caminho da judicialização da questão. Iremos bater na porta do judiciário. Cruzar os braços e ficar esperando, com certeza, nada acontecerá. A luta é árdua. Mas, é de batalhas que se vence a guerra!

Peço que os amigos do Distrito e Fernandes Belo recordem os momentos da luta que nos levaram a conseguir a instalação do Destacamento da Polícia Militar em nosso Distrito. Foram anos de trabalho. Ao fim, vencemos. Hoje a presença da Policia Militar em nossa comunidade é uma realidade.

Lutemos pela reinstalação da Delegacia de Polícia Civil Distrital que um dia foi realidade em nosso Distrito de Fernandes Belo.

Quem não luta por seus direitos não merece tê-los!

Sigam-me os bons!

DOCUMENTOS DA LUTA 















Nenhum comentário:

Postar um comentário