terça-feira, 20 de julho de 2021

VISEU: Conversa com secretários de governo de Viseu

 

Com o Secretário de Cultura Aldenilton Monteiro
Sendo presenteado com o livro de minha autoria:
MARGARIDA SCHIVAZAPPA, A Primeira Dama do Teatro Paraense

Nesta terça feira, 21/07, pela manhã, estive na cidade sede do Município de Viseu para cumprir alguns compromissos, em prol do Distrito de Fernandes Belo e por que não dizer de todo o município de Viseu.

Visitei duas Secretarias de Governo. A primeira visita foi à Secretaria de Desporto, Turismo e Lazer, que tem à frente o amigo Zacarias Saraiva. A primeira informação foi a possível mudança na atribuição que passaria a ser apenas restrita às áreas de Desporto e Lazer. A secretaria perderia a competência sobre o Turismo que deve passar para outra pasta.

Marcio, da Rádio Santa Teresinha, Zacarias Saraiva, Secretário de Desportos, Turismo
e Lazer e Abel Diniz

Uma boa notícia: A reorganização do esporte no município, com a criação da Liga Esportiva Viseuense – LEV, criada em 04 de janeiro de 2021. Com essa medida a o município já pode pensar em participar de competições oficiais organizadas pela Federação Paraense de Futebol.  Agora e estender essa iniciativa a legalização dos clubes de futebol para eles também possam participais de competições oficiais. Aplausos para o Secretário Zacarias.

Em seguida aproveitei para visitar a Secretaria de Cultura, sendo recebido pelo titular da pasta, Aldenilton Monteiro. A novidade foi a notícia de que a Secretaria de Cultura está ganhando mais uma atribuição. Caberá à Secretaria de Cultura, também, coordenar as ações voltadas ao Turismo no Município de Viseu.

Aliás, é importante salientar que o turismo em Viseu está tendo ações que vem repercutindo ultra fronteira. A programação denominada Verão na Croa, que a SECULT vem realizando com o aproveitamento da outra margem do Rio Gurupi, o Rio que separa os municípios de Viseu, no Pará e Carutapera, no vizinho Estado do Maranhão, deve ganhar grande repercussão midiática, chamando a atenção da mídia televisiva que aproveita eventos de grande exposição. Afinal é muito importante a divulgação desses eventos para que possamos mostrar que Viseu É do Pará!

Viseu é um dos municípios situados na Costa Atlântica brasileira, que desponta como um dos municípios possuidores de um acervo turístico cultural de grande relevância. São muitos atrativos que poderiam estar catalisando grandes levas de turistas para este município.

Lamentavelmente, o Município possui vários gargalos que impedem a exploração de todo o seu potencial. Péssimas condições das estradas; estrutura mínima em termos de hotéis, pousadas e similares que possam abrigar aqueles que buscam o turismo de lazer; falta de restaurantes, bares e lanchonetes que ofereçam ao turista um mínimo de atrativo.

Nesse ponto, não cabe somente a Secretaria de Cultura (e Turismo) agir no sentido de aprimorar a oferta desses serviços e incrementar a atividade no Município. Os comerciantes poderiam se reunir em associações voltadas ao fomento dessas atividades: Associações de Comerciantes, Associações de Bares, Restaurantes e Similares, Associações de Hotelaria e Pousadas, Associação de Barqueiros. Todas essas categorias, poderiam, também, reunirem-se em apenas uma Associação Comercial (reunindo todos os gêneros de comercio).

Viseu possui um potencial que pode oferecer várias opções de lazer: 2. Turismo de Aventura (Serra do Piriá, no Distrito de Fernandes Belo, Corredeiras do Rio Santo Antonio, no Distrito de São José do Gurupi e Pedras do Rio Piriá, no Japim, Distrito de São José do Piriá. Turismo Religioso, com as festas do Círio de Nazaré e Festa de São Benedito, na sede do Município, Festa de Nossa Senhora do Bom Parto, na Vila de Fernandes Belo e muitas outras festas religiosas em várias outras localidades; 3. Turismo de Lazer, principalmente na Praia de Apeú Salvador, uma das praias mais bonitas do Brasil; e 4. O Turismo da Diversão, onde a maior atração, sem a menor sombra de dúvidas, desponta a Multicultural Vila de Fernandes Belo, onde o Carnaval do Animais, todos os anos atrai milhares de brincantes vindos de todos os cantos, que faz com que a população da Vila se quadruplique na época do carnaval. O Laurso, o Cortejo dos animais em evolução, é uma tradição centenária que faz com que a Vila de Fernandes Belo seja a responsável pelo melhor carnaval da região. Temos também, em Fernandes Belo, o Pássaro Faisão Dourado, que quando sai às ruas promove uma verdadeira explosão de alegria. Na sede do Município e Viseu podemos considerar o Boi, Brilho Acadêmico, mantido pela Academia de Letras do Brasil, como uma das maiores expressões icônica da cultura viseuense. Viseu tem isso e muito mais.

Porém, uma lacuna imperdoável, mas que segundo informou o Secretário de Cultura Aldenilton Monteiro, o prefeito Isaias Neto determinou providencias no sentido de restabelecer o Inventário de Oferta Turística do Município de Viseu. Esse instrumento, o Inventário de Oferta Turístico de Viseu, constitui-se um verdadeiro Guia do Turismo, faz uma falta tremenda até para o planejamento de ações da secretaria voltadas para o desenvolvimento do setor. E esse Inventário permite ao Município sua inclusão na Rota do Turismo estadual e porque não dizer nacional. Isso sem contar eu tendo o setor organizado pode habilitar-se à captação de recursos em outras esferas de governo.

A respeito da Festividade Nossa Senhora do Bom Parto, na Multicultural Fernandes Belo, essa manifestação de fervor religioso encerra elementos icônicos de grande força. Começa com os homens indo para a mata em busca de uma grande árvore, para a confecção do Mastro de Nossa Senhora do Bom Parto. Após a derrubada da árvore, a mesma é enfeitada, sendo sua ornamentação com todos os aparatos da tradição. Após esse trabalho, cessa a responsabilidade dos homens e a procissão é só das mulheres. Dezenas, centenas de mulheres, se revezam carregando o grande mastro por quilômetros mata a dentro até a frente da sede da Padroeira que fica na frente da sede do Bom Parto. Ali os Juízes da Festa organizam a levantação do Mastro. E seguem-se noites de novena religiosa e também de momentos profanos, com a realização de Festas.

Com todo esse potencial, é primordial continuar a promover gestões no sentido de ultimar o asfaltamento da Rodovia BR 308 (Bragança/Viseu), acompanhar o processo que o Estado propõe para o asfaltamento da PA 462 (Patal/Arai) e principalmente, trabalhar para que o asfalto se prolongue da localidade de Itapixuna (Augusto Correa), até a Vila de Fernandes Belo (Viseu). O ideal seria que esse asfalto prosseguisse até a localidade de Jutaí, no alto da Serra do Piriá.

Lutar para organizar o setor hoteleiro do município, com foco para as regiões de maior oferta turística, é um desafio que se oferece ao atual prefeito do Município. Essa organização pode passar por uma parceria público/privada, onde poder público e comerciantes, possam interagir no sentido de atingir esse objetivo, que é preparar a estrada, a rede hoteleira, o setor de bares, restaurantes, lanchonetes e similares, fundamentais para que o turista se sinta bem ao visitar o Município de Viseu.

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário