terça-feira, 6 de julho de 2021

VISEU: Um pouco de sua história no dia de seu aniversário

 

O orla de Viseu 
Imagem SECOM prefeitura de Viseu 

Segundo relato bibliográfico coletado no site da FUNDAÇÃO INSTITUTO BRASILEIRO DE GEOGRAFIA E ESTATÍSTICA – IBGE, no ano de 1758 foi criada a freguesia de Nossa Senhora da Conceição de Viseu. A incorporação ao município de Bragança, ocorreu no ano de 1833. O Município de Viseu ganhou sua autonomia administrativa pela Lei 301 de 22 de dezembro de 1856. A sede do município ganhou foros de cidade pela lei 324 de 6 de julho de 1895.

Como podemos observar, as referências históricas de nosso Município mostram uma certa confusão em suas datas. Esse é um tema que os pesquisadores e historiadores do Município de Viseu deveriam se debruçar.

Hoje Viseu comemora 126 anos? Essa data de 06 de julho, não é a referência para o aniversário do Município e sim para a elevação da sede do Município de Viseu a categoria de cidade, que teria ocorrido por força da Lei nº 324, de 06 de julho de 1895. Portanto, a data que se comemora hoje é de 126 anos de elevação da sede à categoria de cidade.

A autonomia administrativa de Viseu ocorreu através da Lei nº 301, de 22 de dezembro do ano de 1856.

Por seu turno, a página oficial da Prefeitura do Município de Viseu, mostra um histórico onde não encontramos nenhuma referência que contenha os dados presentes na página do IBGE (http://www.viseu.pa.gov.br/historia-do-municipio/).

A confusão aumenta mais quando consultamos o site do Tribunal de Justiça do Estado do Pará, onde encontramos relatos históricos que nem o IBGE, nem a prefeitura de Viseu fazem qualquer menção (http://www.tjpa.jus.br/PortalExterno/indexComarcas.xhtml).

No ano de julho de 2013, tentei enveredar por essa trilha (http://antoniopantoja.blogspot.com/2013/07/o-aniversario-de-viseu.html ). Socorri-me dos registros encontrados nos Annaes da Biblioteca e Archivo Público do Pará – Tomo Nono – João Palma Muniz – 1916, Sinopse estatística do Município de Viseu – C. N. E – 1948 – Arquivo da agência Municipal de Estatística – Documento da Inspetoria Regional de Estatística do Pará; Elaboração da Inspetoria Regional de Estatística do Pará (junho de 1957). O destaque é nosso. Hoje percebo que só contribui para aumentar ainda mais a confusão.

O Município de Viseu é uma importante referência histórica não somente na História do Pará, como na História do Brasil. Afinal, no tempo da Invasão dos Franceses, relata a história que os invasores navegaram pelo Rio Gurupi, passando pelo nosso município.

Portanto, esse é um tema muito instigante, que deveria ser objeto de um profundo estudo de modo a definir a importância de nosso Município de Viseu na construção da história de nosso Estado do Pará. E também definir a nossa existência temporal, cujas referências históricas remontam ao período das Capitanias Hereditárias.  

Com a palavra o senhor Secretário de Cultura, Ademilton Monteiro e o prefeito atual de nosso Município, Isaias Neto.

 Referências bibliográficas:

http://www.viseu.pa.gov.br/historia-do-municipio/

http://www.tjpa.jus.br/PortalExterno/indexComarcas.xhtml

http://antoniopantoja.blogspot.com/2013/07/o-aniversario-de-viseu.html

Annaes da Biblioteca e Archivo Público do Pará – Tomo Nono – João Palma Muniz – 1916, Sinopse estatística do Município de Viseu – C. N. E – 1948 – Arquivo da agência Municipal de Estatística – Documento da Inspetoria Regional de Estatística do Pará; Elaboração da Inspetoria Regional de Estatística do Pará (junho de 1957).

Nenhum comentário:

Postar um comentário