quinta-feira, 15 de julho de 2021

UM DIA COM A LITERATURA BARCARENENSE: Lia Apolaro, o surgimento de uma estrela de primeira grandeza

 

Inspirações: Lia Apolaro

No dia de ontem, 14/07, uma quarta feira, estive na cidade de Barcarena, para participar do lançamento do livro “Inspirações”, da escritora Barcarenense, Lia Apolaro. A cerimônia aconteceu Biblioteca Pública Dr. Firmo Cardoso, realizada de forma híbrida, com a presença de pequeno público e transmitida pelo facebook pela fanpage Mulheres Brilhantes.

Titular da SECULT, José Oscar, Pr. Paulo, Lia Apolaro, Antonio Pantoja e Daniel Bandeira 

Lia foi premiada no concurso "Mulheres em movimento pela cultura", promovido pela Prefeitura de Barcarena, na categoria literatura. Apaixonada por ler e escrever desde a infância, a escritora é formada em Letras Língua Portuguesa pela Universidade Federal do Pará (UFPA), com pós-graduação em Formação de Contadores de Histórias e Mediadores de Leitura.

A autora do livro Inspirações: Lia Apolaro

Pela manhã participamos do lançamento do livro em cerimônia que contou com a presença do Secretário de Cultura do Município de Barcarena, senhor José Oscar. Vários nomes ligados a cultura barcarenense marcaram presença no evento, dentre eles Carolina Pinheiro da Costa, que no ano de 2006, venceu um concurso público promovido pela prefeitura de Barcarena, para a escolha do Hino Oficial do Município e também de seu tio, Daniel Bandeira, que reside atualmente na cidade do Rio Janeiro, mas que veio prestigiar o importante momento de sua sobrinha.

Antonio Pantoja, Kuézia Apolaro e Secretário José Oscar

Carolina Pinheiro da Costa e Lia Apolaro

Daniel Bandeira e Antonio Pantoja 

O secretário de Cultura de Barcarena, José Oscar, falou sobre a importância do incentivo à literatura no município, além de parabenizar a escritora. "Do povo e para o povo, a Biblioteca está sempre aberta para apoiar os talentos e os sonhos da população. É uma felicidade imensa acompanhar o nascimento do primeiro filho literário de uma escritora da terra, que está de parabéns pela obra que entrega à sociedade", afirmou o titular da SECULT/Barcarena.

Inspirações: Lia Apolaro

A convite da autora também fiz a apresentação da obra de minha autoria, MARGARIDA SCHIVAZAPPA, a Primeira Dama do Teatro Paraense. Na oportunidade fiz a doação do livro para compor o acervo da Biblioteca Pública Dr. Firmo Cardoso, que juntamente com a obra Inspirações, de Lia Apolaro, estará à disposição dos leitores barcarenenses no acervo da biblioteca.

Lia Apolaro recebendo o livro de minha autoria 

No evento, falei da importância para a cultura barcarenense e por que não dizer para a cultura do Estado do Pará, o surgimento em grande estilo de mais um nome para compor o grupo de escritores do Estado do Pará. Aliás, esse grupo de escritores paraenses, todos os anos, no mês de outubro, promove a FliPA – Feira da Literatura Paraense, que acontece na Livraria Fox. O evento que nasceu por inspiração do escritor cametaense Salomão Laredo, está sem acontecer nesses dois últimos anos, por causa da pandemia do coronavírus. Mas, na próxima edição da FliPA, temos a certeza que a feira terá mais uma nova estrela: Lia Apolaro.

Recebendo de Lia Apolaro a obra Inspirações 

A tarde participamos de mais um momento especial. Uma Tarde Diferente no Coquetel de Lançamento do Livro "INSPIRAÇÕES", na Cafeteria COISAS DE CAFÉ, evento com um toque especial, sessão de autógrafos, embalada "Só os Clássicos da Música Evangélica", com Waldo Possa, TUDO NO TEMPO DE DEUS!

AGRADECIMENTO: Agradeço ao fotógrafo Cláudio, da ASCOM/Barcarena, que cedeu algumas imagens que ilustram essa postagem. 

Waldo Possa 


A família: Mãe, irmãs e sobrinhos 

A família: Lia, Paulo, Timóteo e Poliana

Michele e Lia 

Lia e seu convidado Áureo Yuri

Com Daniel Bandeira, Lia Apolaro e Pr. Paulo. Ao fundo Athanázia

Lia Apolaro com, Socorro, Rita, Edilena e Marielle

Lia Apolaro om sua leitora Rita 

Lia Apolaro e  Marielle

Um exemplar autografado para Lauriane 

IMAGENS: ASCOM/Barcarena
Acervo da autora

Um comentário:

  1. Antônio Pantoja agradecemos sua ilustre participação no lançamento do livro Inspirações. Sua presença engrandeceu o evento e qualificou nosso segmento literário em Barcarena. Muito obrigado por esta matéria em seu blog que, certamente alcançará muitos leitores e divulgará por diversos lugares a obra recém lançada. Abraços!

    ResponderExcluir