segunda-feira, 18 de abril de 2022

CRIAÇÃO DE MUNICÍPIOS NO PARÁ: A FADDEPA e a Comissão de Divisão Administrativa do Estado e Assuntos Municipais contando os dias para a grande animação

 

Deputada estadual Dra. Heloisa Guimarães
Presidente da Comissão de Divisão Administrativa e Assuntos Municipais da ALEPA

No decurso da luta pela aprovação da LC 074/2010, o processo era acompanhado por uma Comissão Pró-Emancipação criada com essa comunidade. Após os vetos aos projetos de Lei na Câmara Municipal, o Movimento Emancipa Brasil, que atuava nacionalmente, resolveu dar novo formato a nossa luta. Foram criadas as Associações Emancipalistas, que iriam coordenar a luta nos distritos, as Federações nos Estados e a Confederação, para atuar em todo o território nacional.

No Estado do Pará, o formato de parceria entre a FADDEPA e a Comissão de Divisão Administrativa do Estado e Assuntos Municipais da ALEPA deu no passo e vem dando certo. A maior evidencia desse formato foi a aprovação da LC 074/2010 e a realização dos Estudos de Viabilidade e sua consequente análise pela CDAEAM. Os deputados membros da Comissão, em sua grande maioria, têm se mostrado apoiadores de nossa luta.

A Comissão de Divisão Administrativa do Estado e Assuntos Municipais é formada pelos seguintes deputados:

Presidente: Dra. Heloisa Guimarães

Vice-presidente: Junior Hage

Membros efetivos: Gustavo Seffer, José Maria Tapajós, Victor Dias, Dr. Wanderlan e Carlos Bordalo.

Membros suplentes: Hilton Aguiar, Miro Sanova, Fábio Freitas, Ângelo Ferrari, Ana Cunha, Chamonzinho e Dilvanda Faro

As coordenações de alguns distritos conseguiu levantar recursos para fizer os Estudos de Viabilidade Municipal – EVM de seus distritos , os quais já receberam parecer favoráveis e cujos resumos dos EVM foram publicados no Diário Oficial do Estado do Pará na edição nº de 13 de abril de 2022.

Os próximos passos será a votação dos Decretos Legislativos que autorizam a realização das Consultas Plebiscitárias e em seguida a ALEPA encaminha os referidos Decretos Legislativos para o Tribunal Regional do Pará – TRE/PA apara que sejam regulamentados.

A liderança da deputada Dra. Heloisa Guimarães, presidente da Comissão Administrativa, vem fazendo o diferencial nesse momento de grandes vitórias para os emancipalistas do Pará, que têm toda a razão de viver momentos de extrema satisfação pelo momento de nossa luta.

Seguindo o curso regular, esperamos que essas Consultas Plebiscitárias sejam realizadas simultaneamente com as eleições gerais de outubro/2022.

DEPUTADOS RELATORES : Estudos de Viabilidade Municipal

Deputado estadual Hilton Aguiar
Rio Pretos dos Carajás, Paraguatins (Marabá) e Fernandes Belo (Viseu)
 
Deputado Victor Dias
Vitória da Conquista dos Carajás
 
Deputado estadual José Maria Tapajós 
Lago Grande do Curuai (Santarém)
 
Deputada Estadual Diana Belo
Ladeira Vermelha (São Félix do Xingu)
 

Deputado estadual Ozório Juvenil 
Taboca (São Félix do Xingu
Deputada estadual Ana Cunha 
Monte Dourado (Almeirim)

Imagens: https://www.alepa.pa.gov.br/deputados.asp



Nenhum comentário:

Postar um comentário