quinta-feira, 7 de abril de 2022

TURISMO NO BRASIL: Pará tem cinco municípios entre as 30 rotas estratégicas

 

Viseu: Distrito de Fernandes Belo - Praia de Apeú Salvador

O Programa Investe Turismo, criado pelo Ministério do Turismo (MTur) em 2019, estabeleceu o planejamento intitulado “30 Rotas Turísticas Estratégicas” que contemplou 152 municípios e traçou um perfil das condições de transporte das rotas – incluindo estrutura e integração de modais -, com foco na geração de empregos. Do Pará foram incluídos os Municípios de Belém, Salvaterra, Soure, Santarém (Vilas de Alter do Chão e Ponta de Pedras) e Belterra. O Mapeamento permite planejar políticas públicas locais de melhorias se infraestrutura e nas rotas.

De acordo com o Mtur, para a inclusão no programa foram considerados aspectos como acesso, conectividade, venda conjunta e existência de projetos de consolidação das rotas como produto turístico. “A pasta observou a participação de Municípios incluídos no Mapa Brasileiro do Turismo e classificados nas categorias A, B, C ou D; ter destinos já promovidos em âmbito nacional pelo Ministério do Turismo e pelo menos um consolidado no Mercado internacional, ter patrimônios mundiais da humanidade, eleitos pela UNESCO”, completa o Ministério.

OPINIÃO

A Costa Atlântica do Pará tem nos Municípios de Bragança (Praia de Ajuruteua) e Salinópolis (Praia do Atalaia), dois dos maiores destinos turísticos de nosso Estado. Surpreendentemente, ficaram de fora desse pacote.

Ainda na Costa Atlântica, temos o Município de Viseu, com altíssimo potencial turístico para figurar como um destino preferencial nas rotas turísticas brasileiras. O que falta é maior atenção do governo municipal que não volta seus olhos para esse seguimento: Praia do Apeú Salvador, Serra do Piriá, as Pedras do Rio Piriá (Vila do Japim) e a Pedra Grande do Gurupi, são atrativos turísticos que por si só assegurariam o sucesso de qualquer empreendimento.

Viseu, tendo na sede do Município em nas Vilas de Fernandes Belo e Japim, deveriam ser mais bem olhados pelo governo municipal. A implantação de ações voltadas para o desenvolvimento de ações de turismo deveria ser um vetor de preocupação da administração municipal.

Lamentavelmente a preocupação como turismo-ecológico, ao que tudo indica, não faz parte do planejamento do Município de Viseu.

 

Fonte: DANTAS, Abílio. PARÁ TEM CINCO MUNICÍPIOS ENTRE AS ROTAS ESTRATÉGICAS. Jornal O Liberal. Caderno Política. Seção Economia. Belém – Pará, edição de 20 de março de 2022 

 ATRATIVOS TURÍSTICOS DE VISEU 

Distrito e Fernandes Belo - Cavernas na Serra do Piriá 

Distrito e Fernandes Belo - Serra do Piriá 

Distrito e Fernandes Belo - Vila de Apeú Salvador 

Distrito e Fernandes Belo - Vista aérea da Serra e do Rio Piriá
Distrito de Fernandes Belo - Pesca na Praia do Apeú Salvador

Distrito do Japim - Pedras do Rio Piriá
Com Afonso Pinon

Distrito do Japim - Pedras do Rio Piriá

Distrito do Japim - Pedras do Rio Piriá
Antonio Pantoja

As imagens pertencem ao acervo do autor e da ASCON/Viseu

Nenhum comentário:

Postar um comentário