domingo, 17 de dezembro de 2023

CLUBE DE LEITURA MARGARIDA SCHIVAZAPA: Mais um novo membro

 

Com Jorge Panzera, Presidente da Imprensa Oficial do Estado do Pará


No dia 1º de dezembro passado, dia em que recebi o mais novo membro do Grupo de Leitura Margarida Schiuvazappa. Nesse dia fui recebido pelo amigo Jorge Panzera, Presidente da Imprensa Oficial do Estado do Pará. No encontro um agradável bate-papo sobre temas gerais. Política e literatura dominaram a pauta. 

Falamos sobre a obra biográfica de minha autoria, o livro MARGARIDA SCHIVZAPPA – A Primeira Dama do Teatro Paraense que está com sua primeira edição esgotadaÉ um de meus maiores objetivos publicar a 2ª edição do livro. Essa obra não seria para venda e sim para distribuição na rede de ensino do Estado do Pará. Tratamos sobre a possibilidade dessa publicação acontecer pela Gráfica da IOEPA. Jorge Panzera ficou de avaliar o projeto. 

Essa ideia de publicar a obra para distribuição na rede escolar de ensino do Estado do Pará surgiu a partir de uma enquete promovida pela TV Cutura/PA poucos dias antes do lançamento do livro. Menos de 5% dos entrevistados conhecia a origem da Professora Margarida Schivazappa. Poucos sabem que Margarida Schivazappa, apesar o nome, é paraense, nascida no dia 10 de novembro de 1895, na Rua Nova de Santana, atual Rua Senador Manoel Barata. bairro da Campina, em Belém. Os paraenses precisam conhecer um pouco mais sobre o legado de nossa Notável Mestra.  

A professora Margarida Schivazzapa, nossa mais Notável Mestra, deixou importantíssima contribuição para a cultura paraense. Professora de Canto Coral (antigo Canto Orfeônico), Educadora Especial, Diretora de Teatro, Folclorista e Carnavalesca. Foi uma personagem multicultural.   

Margarida Schivazappa foi professora da rede municipal de ensino em Municipal de Belém, atuando na Escola Franklin Roosevelt; da rede de ensino Estadual, chegando a ocupar a Superintendência de Ensino (encontramos registros de atuação da professora no Colégio Vilhena Alves); e da Escola Industrial de Belém, da rede de ensino federal.

Na rede privada foi professora de Canto Coral no Colégio Suísso (sic) Brasileiro,do Colégio Salesiano Nossa Senhora do Carmo, do Colégio Gentil Bittencourt e da Sociedade Civil Colégio Moderno. 

Foi uma das fundadoras da Fundação Pestalozzi do Pará, uma escola voltada para o ensino de crianças especiais.

Sua contribuição para a cultura paraense foi tão relevante que hoje empresta seu nome para o segundo maior e mais importante Teatro do Estado do Pará: “O Teatro Margarida schivazappa".

Vamos ao Teatro? 

Nenhum comentário:

Postar um comentário