sexta-feira, 8 de dezembro de 2023

LEITURAS QUE VALEM A PENA: Brasil, País ETÁRIO (Mas não é ”Otário”) - Professor Amércico Vasconcelos

 

Mal de Alzheimer: Como identificar os sintomas

Já somos uma população de maioria na Terceira Idade. E o quadro é degenerativo. Não tem cura. Porém, pode ser amenizado. Para poder continuar sendo útil à sociedade, à família. É muito triste ficar “Gagá”, “virar barata tonta”. Como diziam nossos sábios antepassados (avós).

É por isso que muito optam pela EUTANÁSIA ou “morte assistida” (Melodramático).

Nos tempos atuais, falasse em Envelhecimento Precoce e seus corolários: Alzheimer – Parkinson – Esclerose Múltipla – Artrite – Artrose – Reumatismo mórbido e outros. Esta caracterização se dá tanto no aspecto físico quanto no aspecto mental. Especialmente na faixa etária a partir do 40 anos. Daí vem o dito: Ele/Ela entrou nos “ENTA”.

Há pessoas que se planejam para amenizar este quadro físico-mental. Como exemplo:

1.    Fazer uma alimentação balanceada ou seja, uma combinação Proteínas- Carboidratos e vegetais (frutas, verdura e legumes).

Obs: a) Os vegetais são chamados reguladores dos alimentos, porque são as bases de vitaminas – sais minerais – fibras e água que regulam as gorduras e calorias (energéticos) fornecidas pelas proteínas e carboidratos. b) Mesmo que as fontes de energia sejam consumidas em excesso. Os vegetais amenizam seus efeitos nocivos (Diabetes, Colesterol LDL, Hipertensão, Obesidade Mórbida, entre outros).

É bom lembrar que as gorduras são de três (3) tipos: Saturadas – Gorduras Trans e Gorduras insaturadas (Saudáveis).

As Saturadas e Trans são processadas pelas indústrias alimentícias para manter os alimentos conservados por mais tempo. Por isso é importante ler a “informação Nutricional” indicada no produto.

 

2.    O ideal é a combinação feita pela manhã, no Desjejum. O que é comum em alguns países, exemplo o Breakfast, pelo farto de que o METABOLISMO (o sistema imunológico) durante o sono faz a seleção do que foi aproveitado e do que não foi. Ou seja, o Anabolismo e o Catabolismo. Por isso o Desjejum deve ser balanceado.

Obs: O catabolismo é o processo que expele os “radicais livres”, através das fezes, urina e suor. Por isso uma sugestão “pai d’égua: “cague”, “mije” e “sue” pela manhã. Não deixe de passar de 3 dias.

Uma sugestão de desjejum para a “Turma dos Enta”: 1 suco de iogurte de frutas + uma colhe/sopa de guaraná em pó + Café/leite + pão com azeite de oliva + ovo com gema + 1 fruta (a escolha).

Esta opção é muito rica em fibra, antioxidantes e energéticos que fazem com que o intestino funcione com regularidade.

É importante lembrar o potencial das Vitaminas e Sais Minerais neste cenário degenerativo: As Vitaminas A, C e E são os principais antioxidantes. Aas vitaminas do Complexo B (são 8) fortalecem as energias do Sistema Nervoso (Cérebro e Medula Espinhal). O “esqueleto” da Memória. O que enfraquece os sintomas degenerativos.

 

Outro aspecto a considerar é a questão do Peso. Ou seja, o ideal é que o Peso esteja equilibrado com a altura em metros. Se não, nem Deus quer saber. A gente tem que se “virar”.

O importante é saber como se calcula matematicamente. Dividir seu peso/Kg pelo dobro de sua altura/M. O resultado final é o INDICE DE MASSA CORPORAL (IMC).

Exemplo: Altura (1,60m x 2 = 3,20m)     Peso= 64Kg)    IMC= 64/3,20= 20

Tabela do IMC

1.    Abaixo do peso: menor que 18,5 IMC

2.    Peso Normal: entre 18,5 e 24,9 IMC

3.    Sobrepeso: entre 25 e 29,9 IMC

4.    Obesidade: acima ou igual a 30 IMC

Obs: a) O problema de Sobrepeso e Obesidade é fruto de uma educação “tamanho é documento”.

O Raios-X do Mal de Alzheimer, do Mal de Parkinson e da Esclerose Múltipla.

Evitar não é possível. Fazem parte do contexto físico-mental-orgânico., os sintomas preliminares são próprios do avanço etário. Mas, são contornáveis. Pode controlar.

Para matar a curiosidade: Os sintomas mais fortes do Alzheimer são:

1.    Perda de Memória;

2.    Dificuldade de planejar ou resolver problemas;

3.    Dificuldade de executar tarefas familiares;

4.    Perda de noção de tempo e desorientação;

5.    Dificuldade em perceber imagens visuais e relações espaciais;

6.    Problemas de linguagem;

7.    Trocar o lugar das coisas;

8.    Discernimento fraco ou diminuído;

9.    Afastamento do trabalho e da vida social; e

10. Alterações de humor e personalidade.

Diagnóstico final: É a Demência. Meu Deus! Fazei-me casto. Mas, não já!

O Mal de Parkinson: É um distúrbio do Sistema Nervoso Central; Os estágios da doença são:

a.    Tremor e rigidez em um lado do corpo e lentidão dos movimentos;

b.    Caminhar com passos mais curtos e lentos;

c.    Tom de voz mais baixo;

d.    Alterações do equilíbrio do corpo;

e.    Dificuldade para andar;

f.     Necessidade de cadeira de rodas para locomoção; e

g.    Delírios e alucinações

Obs: Os sintomas preliminares são:  

1.    Constipação intestinal (prisão de ventre);

2.    Dificuldade para sentir cheiros;

3.    Distúrbios do sono REM; e

4.    Depressão.

Para amenizar:

1.    Peso adequado;

2.    Alimentação pobre em embutidos e mais orgânica;

3.    Boas noites de sono (+ ou – 8 h);

4.    Evitar tabagismo em excesso; e

5.    Evitar o sedentarismo

A alimentação deve ser rica em frutas, verduras e legumes (feijão). Ervas naturais ( Chia, Açafrão, Erva-doce, Erva-cidreira, Orégano). Grãos (Castanha, Azeite de oliva, guaraná-pó. Ovos (gema) e Vitaminas do Complexo B.

A Esclerose Múltipla: Doença Neurológica pela fragilidade do cérebro e da Medula Espinhal em manter o sistema imunológico. Ou seja, o Sistema Nervoso Central sofre lesões nos nervos que causam distúrbios físico-cerebral.

Os sintomas mais comuns são:

1.    Visão reduzida (baixa ou dupla);

2.    Fraqueza nos membros;

3.    Dormência ou formigamento no corpo;

4.    Tremores (problemas de coordenação dos membros);

5.    Desequilíbrio (tendência a quedas)

6.    Dificuldade para falar ou engolir (fala inteligível);

7.    Fadiga (cansaço anormal)

8.    Tontura;

9.    Problemas na bexiga e intestinos (Cistite, incontinência urinária – perda involuntária de urina), constipação intestinal (prisão de vente – pessoa evacua menos de 3 vezes por semana) – dificuldade para evacuar;

10. Perda de Memória;

11.  PARALISIA (casos graves).

Obs: Não esquecer a “Caixa de Pandora”. Ter uma alimentação mais rica em carboidratos, principalmente ricos em amido -  frutas e legumes. Comer bastante alimentos ricos em FIBRAS para prevenir prisão de ventre. Sucos (diuréticos) para prevenir CISTIITE; alimentos em forma de PURÊ para facilitar a INGESTÃO; manter IMC adequado, porque o peso excessivo acentua problemas de mobilidade, fadiga e sobrecarrega os Sistemas Respiratório e Circulatório e evitar o SEDENTARISMO (Ele de novo! Esse PENTELHO1).

Vale ressaltar a importância da Vitamina K, especialmente a produzida pela FLORA INTESTINAL.com BACTÉRIAS saudáveis para a perda de peso. Aviso aos “navegantes” que a Flora Intestinal produz bactérias benéficas e nocivas. As benéficas só duram 24 horas. Principalmente durante o Metabolismo noturno, eliminando radicais livres e perda de peso.

Para dar “água na boca”, relação de alimento ricos em nutrientes que ajudam amenizar a degeneração supracitada: Abacate, Abacaxi, Açaí, Açafrão, Agrião, Alecrim Alface, Alho, Azeite de Oliva, Banana, Beterraba, Batatas, Caju Castanhas, Cebola, Cenoura, Cheiro verde, Chia, Chicória, Côco, Couve, Espinafrem Feijão, Gema de ovo, Gengibre, Goiaba, Guaraná pó, Jerimum, Laranja, Limão, Leite, Maçã, Mamão, Manga, Melancia, Melão, Orégano, Pupunha, Repolho, Tangerina, Tomate, Uva e outros...

Agora chegou a vez da PRÓSTATA, a dona do SÊMEN para fazer FILHO.

Assim como a mulher tem a Menopausa, o homem tem a sua Andropausa. Já deu o que tinha de dar. A Próstata está “prostada”. Há! Há! Há!

Já disse para a “Patroa” me lembrar de que periodicamente tenho de fazer o PSA 9Exame de sangue). Se não, tenho de fazer o exame do “toque” (dedada no ROSKOF). Tem gente que gosta (com o dedo médio – o maior de todos – fura bolo e cata-piolho. Já fiz e não gostei (pedi ao Urologista que fizesse com dedinho mindinho). Ele riu,

Quais são os sintomas graves:

1.    Sensação/ardor ao urinar;

2.    Dor abaixo da bolsa escrotal;

3.    Dor nos Testículos, no Pênis e na região da Bexiga; e

4.    Ejaculação dolorosa.

Para fortalecer a Próstata, as dicas:

1.    Diariamente comer frutas, legumes, verduras, cereais integrais (os mesmos citados para dar água na boca);

2.    Exposição solar pela manhã;

3.    Exercícios de fortalecimento pélvico; e

4.    Manter o índice de massa corporal (IMC) equilibrado.

C’EST FINIST

ROMA LOCUTA, CAUSA FINITA

Professor Américo Vasconcelos

 

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário