domingo, 16 de janeiro de 2011

A ARTE DA IMPROVISAÇÃO

 
Quem não admira um ator cujas improvisações fluem com espontaneidade? Ou um conferencista com idéias que borbulham ao sabor do momento e de sua inspiração? Assisti a uma conferencia do Amyr Klink. No principio ele nem sabia o que iria dizer, mas ao cabo de alguns minutos, as idéias magicamente se juntaram, compondo uma apresentação brilhante. Nossa cultura valoriza as artes da improvisação, seja no palco, seja nos repentistas do Nordeste, seja nas salas de aula. Genial é aquilo que brota da mente criativa, sem as peias do ensaio e da preparação exaustiva. Só que não é bem assim. A arte da improvisação é uma farsa. Os mais notáveis improvisadores são os que mais se preparam. Amir Klink planeja detalhadamente as suas expedições e ensina isso aos executivos. Será que a aparência da improvisação não seria parte da preparação e do charme?
Os cômicos e os repentistas improvisam sobre linhas que já praticaram. Como disse sua filha para Fernanda Montenegro, “memorizar uma obra é um ato de loucura, uma luta bestial... é no cansaço e na repetição... que se atinge a tão cobiçada maestria”. Marx passou dez anos burilando a forma literária de O Capital. Durante a guerra, De Gaule falava pelo rádio para o povo Frances. Poderia ler o discurso, quem iria saber? Mas não, era todo decorado, para parecer mais espontâneo. Há uma escola de pintura chinesa em que os quadros são pintados em poucos minutos. Mas, para isso é preciso praticar por décadas a fio.
Na educação é a mesma coisa. Richard Fleynman, prêmio Nobel de Física, foi um dos homens mais versáteis e brilhantes do século XX. Em suas memórias, descreve o trabalho exaustivo requerido para prepara suas aulas e encontrar bons exemplos e exercícios. Para seu livro (Aula Nota 10), Doug Lemov observou metodicamente como agem os professores americanos mais eficazes do ensino básico. Concluiu que os mestres geniais preparam minuciosamente suas aulas. Relatos de bons professores brasileiros mostram o mesmo. Esses exemplos contradizem uma seita pedagógica que prega um ensino cujas aulas são “criadas” pelos professores e vocifera contra os livros-texto, passo a passo, que escravizariam o mestre a um script pré-empacotado. O pior dos crimes são cursos que ensinam a usar os livros. Os inimigos prediletos dessa seita são os chamados “sistema de ensino” operados pelos sinistros “apostiladores”. Não obstante, pesquisas recentes indicam claramente que, nos municípios em que foram adotados tais sistemas, os alunos estão meio ano à frente dos que não o adotaram.
Pensemos bem, os comandantes de aviões Boeing fazem curso para pilotar o Airbus (ou vice e versa) empregando os detalhadíssimos manuais da fábrica. Se os pilotos experientes precisam apreender a manejar os novos equipamentos, por que os professores não teriam que aprender a usar os novos livros? Na verdade, sólida pesquisa mostra que os alunos apreendem mais quando os professores foram instruídos na arte de utilizar os livros adotados. De duas uma, ou a improvisação é uma crença em uma teoria totalmente equivocada, ou é desculpa esfarrapada dos malandros. Sabemos com segurança: quanto mais planejada a aula mais os alunos aprendem. E, para bem planejar, nada como usar as práticas, acumuladas ao longo dos anos. Pouquíssimos têm ou vocação ou tempo para inventar aulas.
Vendo a questão de outro ângulo, a parti da Revolução Industrial, todo processo produtivo se baseia na divisão do trabalho, para que cada etapa seja feita por quem melhor dominou suas artes. No caso da educação, alguns são melhores para buscar as maneiras mais eficazes de ensinar, seja regra de três, concordância ou circuitos elétricos. Alguém saberá fazer as melhores ilustrações ou PowerPoints. Sendo difícil preparar provas que puxem pelo intelecto e não pela decoreba, esse é trabalho para profissionais de testes. Ao contrário do que se pensa, tudo isso pode ser feito por outrem, sem engessar o ensino. Nesse caso, o que mediocriza o ensino são as perguntas improvisadas, que acabam por requerer apenas dotes de memória. Perguntas e exercícios bem concebidos, pelo contrário, podem dar asas à imaginação.
Em suma, quanto melhores e mais detalhados os materiais disponíveis, mais o professor pode se preparar para o momento da aula, ajudando a afastar o Brasil do ensino catastrófico. E, no fundo,a aula é o elo mais nobre e crítico do processo de ensino.

CASTRO, Claudio de Moura. A arte da improvisação.  Editora Abril. Revista Veja, edição 2199, ano 44, nº2, 12.01.2011, pág. 24. São Paulo - SP.

Nenhum comentário:

Postar um comentário