domingo, 16 de janeiro de 2011

Recuperação de pontes exclui o Pará.




Assim caminha a humanidade: Será esse o nosso destino?














BR 308 (BRAGANÇA/VISEU)  MAIS UMA VEZ ESQUECIDA.
Governo investirá 5,8 bilhões, mas nenhum centavo para o Pará.
O Departamento Nacional de Infraestrutura de Transporte – DNIT lançou esta semana um programa nacional que pretende restaurar 2,5 mil pontes em todo o país num prazo de 4 anos. O programa inclui trabalhos em 20 Estados da Federação, mas o Pará ficou de fora da primeira fase.
A ousada meta faz parte do Proarte, Programa de Recuperação de Obras de Arte Especial. Ousadia, pois prevê obras em 625 pontes por ano ou entregar quase duas pontes por dia até 2014. Para cumprir essa meta o DNIT vai investir 5,8 bilhões, com apoio financeiro do Banco Mundial.
Até 2014, Maranhão, Pernambuco, Sergipe, Alagoas, Mato Grosso, Rondônia, Piauí, Rio Grande do Norte, Paraíba, ceará Mato Grosso do Sul, Bahia, Goiás, Distrito Federal, Tocantins, Espírito Santo, São Paulo, Paraná, Santa Catarina, Rio Grande do Sul e Minas Gerais, serão beneficiados pelo Proarte.
Hoje as dez rodovias federais do Pará contam com cerca de 309 pontes construídas. Hoje, ao todo são, 25 na BR-010, 12 na BR-153, 20 na BR-158, 86 na BR-163 (Santarém/Cuiabá), 11 na BR-222, 105 na BR-230 (Transamazonica), 15 na BR 316, 11 na BR-308 (Bragança/Viseu) e 28 na BR-22, as quais estão em fase de atualização cadastral.
Além de não contemplar o Pará na primeira fase do Proarte, o DNIT nacional não incluiu o Estado entre os 36 lotes licitados para obras de melhoria e sinalização das rodovias federais.
Com isso, o povo de Viseu ainda deve esperar muito tempo para ver seu sonho se tornar realidade com o asfaltamento da BR-308, obra prometida pelo governo municipal em campanha para reeleger o deputado federal Lúcio Vale, o que certamente dificilmente se concretizará, apesar da vitória do deputado.
Fonte: O LIBERAL. Caderno Poder. Coluna Dinheiro. pág. 3. Edição 16.01.200. Belém - Pará.

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