sexta-feira, 20 de maio de 2011

CRIAÇÃO DE MUNICÍPIOS NO MARANHÃO

Carlinhos Florêncio pede a criação do município de Morada Nova do Pindaré
Por Ribamar Santana
19/05/2011 - 15h41 - Agência Assembleia Legislativa do Maranhão

O deputado Carlinhos Florêncio (PHS), acompanhado de membros do Comitê Pró-Criação do Município de Morada Nova, protocolou, nesta quinta-feira (19), junto à Comissão de Assuntos Municipais e de Desenvolvimento Regional da Assembleia, mais um pedido de criação de novos municípios no Estado. Trata-se do povoado Morada Nova, pertencente ao município de Pindaré, do qual dista 35 Km. É o quarto pedido de criação de novos municípios recebido pela Casa.

O presidente do Comitê Pró-Criação de Morada Nova do Pindaré, Caio Passos da Costa, disse que o momento que viveu foi histórico e que ali começava a se concretizar um sonho antigo e, também, uma conquista perseguida por eles há mais de dez anos. “Os moradores de Morada Nova sonham juntos o sonho de criar uma cidade, pois isto significa a certeza de mais benefícios para todos nós”, disse emocionado Caio Passos, muito agradecido ao deputado Carlinhos Florêncio por estar sendo o intermediário da proposta.

“Sinto-me orgulhoso e honrado de ter sido escolhido por essa população para liderar e coordenar essa luta ao lado de todos eles. Morada Nova, com certeza, atenderá a todos os requisitos exigidos pela Resolução da Assembleia que normatiza a criação de novos municípios. Parabenizo toda a população de Morada Nova pela luta que estão fazendo em prol de dias melhores para todos. Precisamos nos manter unidos e mobilizados até a vitória”, declarou Carlinhos Florêncio.

O presidente da Associação dos Agricultores, Criadores e Produtores Rurais de Morada Nova, Antonio Lima Pereira, membro do Comitê de Pró-Criação, filho e morador dessa localidade, afirmou que desde menino alimenta esse sonho. “Queremos nosso torrão natal transformado em cidade porque todos seremos beneficiados”, observou.

PERFIL DE MORADA NOVA

Morada Nova é um povoado antigo do município de Pindaré, conta com mais de 500 famílias, e agrega as localidades Colônia Pimentel, Bambu, Olho D Água dos Carneiros, Olho D Água Velho, Piquizeiro, Ladeira do Gato, Lago Verde, Calango, Arrependido, Centro do Manoel Antonio, Pescadeira, Vieira, Bajula, Moto Queimado, Barro Filho, Gata, Alto da Cruz, Mucurí, Alto Banana, Igarapé do Cavalo, Centro do Timóteo, Café Merenda, Assentamento São Paulo, Centro do Lúcio, Sítio dos Elias, Franco, Centro da Centilha e Ilha do Coco.

A localidade de Morada Nova conta vários benefícios públicos, tais como Colégio Agrícola Federal, Posto de Saúde de Primeiros Socorros, Colégio Estadual de Ensino Médio, Mercado Público e Colégio Municipal. Produz arroz, principalmente de várzea (10 mil sacas/ano), farinha, milho, feijão e desenvolve atividade de pesca, que envolve boa parte da população, e pecuária.

Nenhum comentário:

Postar um comentário