quarta-feira, 18 de dezembro de 2013

FERNANDES BELO: Em 2014 tudo pode ser diferente

O ABANDONO DE FERNANDES BELO
Foi de causar tristeza a situação de abandono em que se encontra a Vila de Fernandes Belo. A prefeitura, com recursos do Estado do Pará, efetuou o asfaltamento da, Avenida Nossa da Conceição e de pequenos trechos de ruas transversais. Não foi realizada a colocação de meio fio, o que dificulta que as famílias possam fazer o calçamento do passeio público em frente das suas casas. O serviço, ao que parece, está por concluir, pois em um certo trecho da avenida, o asfalto só ocupou meia pista. Parece que a obra parou. E nenhuma satisfação da prefeitura.

A população da Vila reclama do completo estado de abandono em que se encontra. Problemas com o abastecimento de água (durante o círio que foi realizado no dia 08/12, não teve abastecimento de água), com a coleta do lixo doméstico, a falta de higiene no mercado, a sujeira nas ruas, o precário atendimento médico (a população só conta com o esforço e sacrifício de um enfermeiro), problemas na educação (escolas ameaçando desabar em cima dos alunos), silencio da prefeitura na contratação dos concursados aprovados no último concurso.

Apelar pra quem? O prefeito é a pessoa mais difícil de se encontrar na sede do município, quanto mais nas vilas. Isso é impensável? Apelar pra quem? Se nenhum de seus secretários possui voz ativa pra nada.

Os vereadores, que deveriam ser os legítimos representantes da população estão calados e como cordeirinhos. Não podem defender a população para não contrariar o chefe do executivo. Não fiscalizam os atos do executivo, porque se sentem fazendo parte dele, numa relação de promiscuidade, pois aos vereadores compete fiscalizar os atos do prefeito. Mas como fiscalizar se estão de mãos amarradas? O município de Viseu precisava ter em sua Câmara Municipal vereadores verdadeiramente comprometidos com a sua natureza. que cumprissem com suas obrigações constitucionais.

Ainda recentemente aconteceram algumas manifestações na sede do município. Espero que aquele movimento não tenha arrefecido, pois é na disposição do povo lutar por melhores dias que se pavimenta o caminho em direção ao respeito e a dignidade de um povo.

A a situação do município de Viseu pede por isso. Não podemos assistir de braços cruzados que algumas pessoas (que antes não tinham nem onde cair morto) vivam a debochar da população. que o ano de 2014 venha realmente para promover a mudança que esperamos e precisamos. Uma mudança verdadeira!

Vamos aproveitar esse final de ano para refletir sobre o que estamos vivendo e o que queremos para o ano de 2014 e seguintes. Lembremo-nos das palavras do saudoso presidente americano, John Kennedy, que neste ano completou cinquenta anos de seu assassinato, disse ele certa vez:

"Não pergunte o que seu município pode fazer por você e sim o que você pode fazer por ele!".

Convido a todos a entrar na luta por um 2014 diferente... e melhor.

Por fim desejo a todos os meus amigos de Viseu, um Feliz Natal e um Próspero Ano Novo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário