sexta-feira, 10 de maio de 2019

ANTONIO PANTOJA: Minha História Acadêmica



“ Quem não se mostra, ninguém vê! ”
Margarida Schivazappa

Tem coisas que me deixam orgulhoso. Uma é quando alguém me chama de “sabe tudo”, “iluminado” e outras coisas mais. Se alguém tiver o cuidado de olhar o meu perfil no blog que mantenho (www.antoniopantoja.blogspot.com), verá que eu tenho uma formação acadêmica razoável.
Sou de família humilde. Meus pais nunca puderam pagar mensalidade escolar para nenhum dos filhos, seja no ensino fundamental, médio ou superior. Frequentei o curso de Economia nas Faculdades Integradas do Colégio Moderno - FICOM, graças ao incentivo de meus patrões na época. Eu era aluno do curso de Ciências Exatas, mudar para a área de Ciências Humanas foi uma dificuldade.
Antes, em CE, era Matemática, Física e Química. Passar para CH requereu uma mudança radical. Meus patrões pagaram um ursinho de vestibular específico. Valeu a pena: Fui o primeiro colocado no vestibular de 1976, no Curso de Bacharelado em Ciências Econômicas. Meus patrões pagavam a faculdade, comparam livros, me deram toda a condição para estudar.
Na luta pela melhoria de vida deixei meu antigo emprego e passei a ser bancário. Fui Trabalhar no Banco do Estado do Pará (1978). Me formei (1981). Quando terminei meu curso na FICOM, tive a honra de ser convidado para atuar como professor assistente na disciplina Microeconomia. Declinei do convite por falta de condições financeiras para fazer cursos de especialização na área. Eu como acadêmico era muito exigente.
No BANPARÁ, fui trabalhar no Departamento de Crédito Rural, junto com os analistas de Projeto. Tive os melhores metres: Luiz Magno Pinto Bastos (já falecido) e Cláudio Maués da Serra Freire, Engenheiros Agrônomos, muito me incentivaram a melhorar minha  qualificação.
Participei do Curso Básico para Operadores de Crédito Rural, concluído com Nível A, promovido pela Federação Brasileira das Associações de Bancos, em convênio com o Banco Central do Brasil, realizado na cidade de Salvador/Bahia. 
Operador de Crédito Rural
                A formação em Elaboração e Análise de Projetos me colocou como o principal assistente do dr. Luiz Bastos. Com ele aprendi a elaborar e analisar projetos. Me serviu e me serve pela vida toda.


 Depois vieram outros cursos de qualificação. A formação em Bacharel em Ciências Econômicas e Elaboração e Análise de projetos somados a muitos outros me dão a segurança de poder debater, com nível, questões da área.
Tenho em meu currículo muitos outros motivos de orgulho: Acadêmico de Direito e Escritor, com obra publicada a disponível em livrarias em sítios na internet.
Por isso sinto capaz de elaborar e analisar projetos. E com essa condição já enfrentei belíssimos debates sobre questões da área econômica.
Na presidência da FADDEPA e hoje na presidência da CONFEAB, essa qualificação tem uma utilidade muito grande, pois me permite debater com conhecimento de causa questões relativas a análise de projetos de criação, fusão, incorporação e desmembramento de municípios, nos seus aspectos econômicos e jurídicos.
MARGARIDA SCHIVAZAPPA - A Primeira da Dama do Teatro Paraense
Lançamento do livro na Livraria Fox

Sessão de autógrafos - Theatro da Paz - Belém - PA.



Nenhum comentário:

Postar um comentário