terça-feira, 1 de outubro de 2019

A CONFEAB E A FRENTE PARLAMENTAR MISTA DE APOIO A CRIAÇÃO DE MUNICÍPIOS


Eleição de Nova Diretoria
Comissão de Caucaia do Alto
Federação Emanciopacionista e Anexionista do Estado de São Paulo - FAEA
21 de Setembro 2019 


CRIAR MUNICÍPIOS NO BRASIL: NOVAS ESTRATÉGIAS
Normativo: ATO DA MESA Nº 69, DE 10/11/2005

Frente Parlamentar é a associação suprapartidária de pelo menos um terço de membros do Poder Legislativo Federal, destinada a promover o aprimoramento da legislação federal sobre determinado setor da sociedade.
Nosso interesse na recriação da Frente Parlamentar Mista de apoio a criação de municípios no Brasil visa o ordenamento da luta pela regulamentação do parágrafo 4º, do artigo 18, de nossa Constituição Federal, matéria que trata da criação, incorporação, fusão e desmembramento de municípios no Brasil.   
O requerimento de registro da Frente Parlamentar será instruído com a ata de fundação e constituição e o Estatuto da Frente Parlamentar
A luta pela regulamentação dessa matéria vem desde o ano de 1996, logo após a edição da EC 15/96, de autoria do deputado federal César Bandeira, que retirou dos Estados a prerrogativa de criar seus municípios. Muitos que militaram nesse movimento já desistiram pela falta de resultados. Há anos o grupo vem batendo cabeça por falta de planejamento em suas ações.
Desde então viemos sofrendo reveses seguidos, sem conseguir sensibilizar o parlamento brasileiro de que nossa luta é o mais puro e cristalino exercício do direito de cidadania.
Desde o ano de 1995, o Movimento Emancipa Brasil vem tentando mudar esse paradigma. Existe resistência. Mas não desistimos.
Criamos associações nos distritos. Criamos federações nos Estados. Criamos a Confederação Nacional.
A Constituição Federal, em seu artigo 5º, diz que todos somos iguais perante a Lei. Essa isonomia, entretanto, é negada pelo parlamento brasileiro.
A união pode criar seus Estados: O parágrafo 3º, do artigo 18, da CF/88 determina que:
Os Estados podem incorporarem-se entre si, subdividir-se ou desmembrar-se para se anexarem a outros, ou formarem novos Estados e Territórios Federais, mediante aprovação da população diretamente interessada, através de plebiscit, e do Congresso Nacional, por lei complementar.
Nossos municípios podem livremente dividirem-se em distritos, segundo cada Constituição Estadual.
Criar municípios, entretanto, aguarda a regulamentação do parágrafo 4º, artigo18, que determina:
A criação, a incorporação, a fusão e o desmembramento de Municípios, far-se-ão por lei estadual, dentro de período determinado por lei complementar federal, e dependerão de consulta previa mediante plebiscito, às populações dos municípios envolvidos, após divulgação dos Estudos de Viabilidade Municipal, apresentados e publicados na forma da lei.  
Na legislatura passada a Frente Parlamentar foi coordenada pela Deputada Flávia Moraes (PDT/GO). Ao final da legislatura, todas as frentes se exauriram. Precisam ser recriadas.
A CONFEAB vem trabalhando no sentido de recriar a Frente Parlamentar Mista visando com isso utilizar os meios disponíveis na Câmara dos Deputados para recolocar no debate a discussão do PLP 137/2015.
O requerimento pedindo a criação dessa Frente precisa ser subscrito por um terço do parlamento brasileiro federal. A deputada Flávia Moraes conta com o irrestrito apoio da CONFEAB. Sua assessoria já iniciou o processo de coleta das assinaturas. Sabemos que a tarefa é árdua, por isso pedimos a colaboração de nossas lideranças para buscar seus deputados federais e senadores em seus Estados pedindo que os mesmos subscrevam o requerimento.
Essa, sem dúvidas, será a primeira demonstração de apoio do Parlamento Brasileiro a nossa luta pela regulamentação da matéria.
O empenho de cada companheiro nos Estados será fundamental para nosso primeiro objetivo seja alcançado. Coloquemos em mente que um terço do parlamento brasileiro federal é um número pequeno diante da grandiosidade do número que precisaremos reunir para conseguir a aprovação da matéria em plenário.
Criada a Frente a CONFEAB vai discutir com a deputada Flávia Moraes formas de reconduzir o tema ao debate.
Estamos chegando ao fim do primeiro ano da nova legislatura. Até aqui nosso PLP 137/2015 continua hibernando nas gavetas da Mesa da Câmara. E nós o que fizemos para mudar essa situação?
Recriar a Frente Parlamentar Mista em defesa da criação de municípios no Brasil deve ser o primeiro item de nossa pauta positiva. Vamos arregaçar as mangas, lideranças de todo o Brasil.
Planejar com seriedade e agir com celeridade, deve ser a tônica de nossas ações daqui em diante. Seriedade, responsabilidade, respeito aos companheiros, verdade, devem nortear nossas ações evitando desgastes futuros.
Ações sem o devido planejamento tendem a enfraquecer nossa luta.
Pensem nisso com muita seriedade
Vamos à luta!

Antonio Pantoja
Presidente da CONFEAB


Nenhum comentário:

Postar um comentário