sábado, 11 de dezembro de 2021

AMAZÔNIA: Projetos incentivam resgate de tradições

 

Você conhece o Turu? Uma iguaria que que é considerada até afrodisíaca
https://www.mundoinverso.com.br/voce-conhece-o-turu-uma-iguaria-que-e-considerada-ate-afrodisiaca/

Para qualquer mal, Chica, 60 anos, moradora de Marapanim, Região do Salgado, sugere xarope de turu: “a pessoa toma e volta a tomar gosto pela vida”, diz. “Vai saindo cada ‘pataca’ que você nem acredita”, refere a agricultora, nascida e criada na Reserva Extrativista (Resex) Mestre Lucindo. No Universo amazônico das tradições que se atualizam à medida em que são transmitidas no seio das famílias atendidas via a adaptação da disponibilidade sustentável dos recursos naturais, a EMATER reforça os valores culturais e a segurança alimentar em seus projetos.

“Turu”, é um molusco colhido dentro da madeira das árvores caídas nos manguezais do Pará. Apesar da aparência controversa gastronomicamente, lembrando minhoca ou verme aos olhos dos desentendidos, é alimento riquíssimo em proteína e considerado uma iguaria tanto pelos nativos, quanto pelos especialistas da área. “Vira um remédio de sabedoria demais preciosa, passada de geração a geração. Não tem preço que pague. Serve pra doença do corpo e da alma”, afirma sobre a receita.

 

AMAZÔNIA: Projetos incentivam resgate de tradições. Jornal O Liberal, Caderno Cidades. Seção Atualidades. Edição de 09 de dezembro de 2021. Belém – Pará.

Nenhum comentário:

Postar um comentário