quarta-feira, 15 de dezembro de 2021

I CURSO DE FORMAÇÃO POLÍTICA DA ESCOLA JUDICIÁRIA DO TRE/PA

 

Entender mais a política para ATENDER melhor às demandas de cidadãos e cidadãs em busca de qualidade de vida. É com o perfeito entendimento de como surgem as políticas sociais pode levar o cidadão a exigir seu direito com mais pertinência. O conhecimento é fundamental para o exercício da cidadania.

Conhecer mais a história, a formação social do país, do estado e do município. Muitas vezes o cidadão pouco sabe sobre a história de seu município. A preocupação dos órgãos públicos afetos a questão em definir o marco histórico de um município, leva ao desconhecimento pelo cidadão da importância de suas origens. Muitos não sabem de onde vem, quem são e muito menos para onde podem ir.

Saber que qualquer um ou qualquer uma pessoa pode participar da política, independente de cargo político, cargos nos governos ou disputas eleitorais. Isso é fundamental. Participar da política não significa ter um mandato eletivo ou ocupar um cargo na administração pública. Participar da política, na verdade e saber como atuar na fiscalização da aplicação dos recursos públicos. Evitar distorções, e cuidar para o uso dos recursos sejam feitos de forma a prover a população de ações positivas no decorrer do exercício de uma administração.

Motivar-se mais para mobilizar positivamente seus familiares, seus vizinhos, seus amigos, seus colegas, sua comunidade. A participação da sociedade é fundamental para a boa prática no exercício de um governo. Afinal de contas, o mais interessado em um desfecho favorável das práticas administrativas é o cidadão. Por isso, agir com motivação é fundamental para manter a mobilização da sociedade no exercício de seu poder de fiscalizar.

Descobrir a importância vital da política para a convivência humana, entender os caminhos, as relações, as regras, as possibilidades. No momento em que o cidadão toma consciência de que ele é ator principal e não coadjuvante de um processo político, os aconteci mentos começa a fluir sob uma forma de controle. Afinal, “o preço da liberdade, é a eterna vigilância! ” (Thomas Jefferson). E o exercício da cidadania é fundamental para a busca do bem comum.

Ajudar a melhorar os processos políticos, aperfeiçoar os sistemas, garantir avanços e fortalecer a democracia, a pluralidade e a liberdade das mais diversas formas de pensamento. Esse deve ser o conjunto comportamental do cidadão detentor do conhecimento. Para operar mudanças, o cidadão precisa estar minimamente esclarecido para buscar essa mudança. E toda mudança, em princípio, pensamos que seja para melhorar o cenário, é necessário aperfeiçoar os sistemas. Só com esse aperfeiçoamento podemos garantir avanços que venham a promover as mudanças de rota. O vetor principal dessas mudanças deve ter seu tripé de apoio na democracia, na pluralidade e na liberdade. Somente com a junção desses vetores conseguiremos operar essa mudança.

Ser um agente de esclarecimento, de orientação, de responsabilidade e lançar luzes e ideias que ampliem as chances de uma sociedade mais fraterna, respeitosa, diversa, justa e feliz. Com essa sintonia, o estado de direito estará assegurado e a democracia valorizada pelo exercício da cidadania no seu mais amplo exemplo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário