terça-feira, 14 de dezembro de 2021

ESCOLA JUDICIÁRIA DO TRE/PA: Formação da I Turma do Curso de Formação Política

 

I Curso de Formação Política da EJE/TRE-PARÁ
Formandos com os professores da EJE/TRE-PARÁ


Discurso do professor Edison Valente, na solenidade de formatura dos alunos da I Turma do Curso de Formação Política da Escola Judiciária do Tribunal Regional Eleitoral – EJE/TRE/PA, realizada na noite do dia 13 de dezembro passado.

Professor Edison Valente falando em nome dos professores da EJE/TRE-PARÁ

 Olá a todos, olá a todas,

Estou feliz em estar aqui para a Colação de Grau da I Turma da Escola de Formação Política do Tribunal Regional Eleitoral.  

Estou honrado por falar para a Desembargadora Luzia Nadja, para Elaine Cristina, Diretora da Escola de Formação, para pessoas tão competentes (professores e professoras) e dirigir algumas palavras para pessoas tão únicas (as alunas e os alunos), sem esquecer de todas e de todos aqui do TRE-Pará que tornaram possível tudo isso acontecer.

- Meu gesto de gratidão: Namastê (Hinduismo > Budismo).

- Ao olhar para a jornada a mim veio a memória de uma frase: NADA EXISTE DE GRANDIOSO SEM UMA GRANDE PAIXÃO (George Wilhen Friedrich Hegel).

 PAUSA

IMPORTÂNCIA DESTA FORMAÇÃO (03 coisas)

01 – Um exemplo a ser seguido da boa utilização do dinheiro público (que vai servir de inspiração para outros Tribunais pelo Brasil afora)

02 – Formar cidadãos para que olhem para a política com um olhar crítico e reflexivo; inteligente e propositivo, diferente da vala comum em que está mergulhada boa parte da vida política nacional.

03 – Esta formação vai render frutos em lares e lugares; em pessoas e instituições, e entes políticos da vida nacional. Acredito que teremos tantos frutos que nem a nossa Mãe Delamare possa imaginar.

EM RESUMO: está plantada aqui uma das tríades mais valorosas para uma sociedade: aplicação adequada do dinheiro público; cidadãos com formação política de valor; e a crença em uma sociedade muito melhor.

 PAUSA

QUANDO RECEBI O CONVITE PENSEI NAS MENSAGENS QUE GOSTARIA DE DEIXAR PARA VOCÊS:  DECIDI POR TRÊS HISTÓRIAS

 PRIMEIRA HISTÓRIA: o Valor da Identidade

Saber quem somos/saber seu próprio valor. Aprendi sobre isso com a minha mãe. Sou filho de Maria Lucrécia, conhecida como Luquita. Uma cabocla.

(Humor: brincar com o lugar onde nasceu) Cametá > Vila do Carmo > Rio Tamanduazinho.

O aprendizado: é sobre o valor da identidade: ser > fazer > ter

Antes de ser Desembargadora, é Luzia Nadja. E sempre será. Antes de ser Diretora da Escola de Formação, É Elaine Cristina. E sempre será. Antes de ser palestrante, sou Edilson Valente. E sempre serei. Vale para todos nós.

O que fazemos e o que temos é importante. É fruto de nossa história. Mas o que somos é a nossa raiz mais profunda e verdadeira. É onde habita serenamente nossa verdade. É o lugar de nossa identidade.

O que nos define é o ser.

Minha mãe sabia disso. Ela dizia: “Eu sou eu e boi não lambe”

Uma frase simples, mas de muitos significados.

Ratifique para você quando alguém vier lhe falar sobre o seu verdadeiro valor sobre quem você é, diga: “Eu sou eu e boi não lambe”

PAUSA (5 Seg)

SEGUNDA HISTÓRIA: AMOR E PAIXÃO

NADA EXISTE DE GRANDIOSO SEM PAIXÃO (Georg Wilhelm Friedrich Hegel).

- A história de Dom Quixote (Miguel Cervantes). O livro e a música (tudo bem, até pode ser ... por amor as causas perdidas).

- Dom quixote nos ensinou que o amor vale a pena.

 - Devemos amar o que fazemos.

- Encontre o que você ama (trabalho, atividades, pessoas).

- Siga por este caminho/viva intensamente.

- Se você tem um sonho a realizar, apenas comece e deixe que o amor faça o seu trabalho.

- Por mais que não faça sentido agora a resposta virá em algum momento.

- A resposta já está dentro de você. 4é, e sempre será, o amor.

PAUSA (5 seg)

 TERCEIRA HISTÓRIA: MORTE E MEDO

- Um tema sempre devastador. Pouco lembrado. Fora dos planos da maioria.

- Teste: quem tem um plano funerário aqui nesta sala?

- Por que esta história?

- Outubro de 2015: assalto na 14 de março com a Boaventura da Silva.

- O roubo de um carro deixou a minha vida por um fio.

- Senti o cano quente na minha cabeça e pude ver a mão do assaltante tremendo.

- Eu temia que seu nervosismo fizesse a arma disparar.

- Foi o mais perto que estive perto da morte e, acredite, não é nada agradável.

- Levantei as mãos para o céu. O gesto era para obedecer ao comando do assaltante, mas também, era para pedir ao céu pela minha vida.

- Fechei os olhos e trinquei os dentes. Respirei fundo.

- Por mim momento pensei que aquela seria minha última respiração.

 PAUSA

- Obedeci ao segundo comando do assaltante.

- Corri. Corri da presença dele. Corri do cano quente da pistola. Corri para a vida.

- Ali naquele momento, o medo me salvou.

- Há um lado bom do medo: é quando nos protege e nos salva

- Por outro lado, há um aspecto ruim do medo: quando nos imobiliza e nos afasta do amor.

 ACREDITE: TUDO O QUE VOCÊ QUER, ESTÁ DO OUTRO LADO DO MEDO (2 X)

 - Um dia o medo me fez mudar para Florianópolis, mas o amor me trouxe aqui.

PAUSA (5 seg)

Esse episódio me trouxe profundas reflexões, aprendizados e mudanças. Aprendi três coisas:

- Ver a morte de perto me fez valorizar, ainda mais, a vida.

- Depois que eu morrer, e eu vou morrer, quero muito mais deixar uma herança de quem sou do que um patrimônio com o que ganhei.

- O tempo é uma grandeza limitada, que não devemos desperdiçá-la com o que não é importante e que não vale a pena ficar envolvido com ódios, rancores e ressentimentos.

 

PAUSA (5 seg)

- Quando você imaginar que tudo está perdido, creia que tudo vai dar certo.

- Por que afirmo isso? Porque hoje, no nosso encontro, último encontro, posso revelar os bastidores da nossa primeira aula. (Foi um tremendo sufoco, nada funcionava, foi uma correria, parecia que nada ia dar certo. Mas, no final, tudo deu certo... ).

- Naquele dia tive uma certeza: Milagres acontecem!

- Acredite, depois do assalto, foi uma das vezes que mais tive medo em toda a minha vida. Mais aí veio o amor e salvou a todos nós.

- Por isso que neste momento peço uma calorosa salva de palmas a todas e a todos colaboradores do TRE-Pará que não mediram esforços, para que tudo funcionasse com o brilhantismo que todos vocês merecem.

 PAUSA (5 Seg)

- É preciso unir os pontos. É preciso unir as três histórias.

- Falei sobre identidade / Falei sobre amor e paixão / falei sobre morte e medo.

- Precisamos conviver bem com os riscos da morte / Precisamos agigantar em nós o amor, a paixão pelo que vale a pena, pois TUDO O QUE QUEREMOS ESTÁ DO OUTRO LADO DO MEDO.  

- E tudo isso nos leva para o que considero o mais valioso: Nossa identidade.

- Nela está guarda a chave mais valiosa: O amor.

- E se algum dia você duvidar sobre o que é importante de fato, você tem dois caminhos:

1. Pode lembrar de Hegel e dizer:  NADA EXISTE DE GRANDIOSO SEM PAIXÃO

 Ou

 2. Pode lembrar do que dizia a cabocla cortadeira de seringueira nas matas de Cametá:

“Eu sou eu e boi não lambe!

Muito obrigado!

IMAGENS DA CERIMÔNIA DE FORMAÇÃO DA I TURMA DO CURSO DE FORMAÇÃO POLÍTICA DA ESCOLA JUDICIÁRIA DO TRE/PARÁ. 

Recebendo o Certificado das mãos da Juiza Dra. Rosa Navegantes e da 
Desembargadora Luzia Nadja, presidente da EJE/TRE-PARÁ
Com a Desembargadora Dra. Luzia Nadja
Presidente da EJE/TRE-PA
 

Diretores da Escola Judiciária do Tribunal Regional Eleitoral do Pará
Juiza Dra. Rosa Navegantes, Desembargadora Luzia Nadja e Juiz Dr. Diogo Conduru


Com o Certificado de I Curso de Formação Política da Escola Judiciária do Pará
Profesores do I Curso de Formação Política da EJE/TRE-PA


Professores da EJE/TRE-PARÁ: Edison Valente e Glauco 
 

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário