segunda-feira, 20 de dezembro de 2021

I FÓRUM DE DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL DO MUNICÍPIO DE VISEU: realidades e tentativas de superação

Abertura do I Fórum de desenvolvimento sustentável do Município de Viseu

        Viseu organizou 
I FÓRUM DE DESENVOLVIMENTO SUSTENTAVEL DO MUNICÍPIO DE VISEU. Esse evento para debater o Desenvolvimento Sustentável no Município, um tema de grande importância para o Município, deveria ter sido mais bem divulgado, para que as comunidades participassem com mais efetividade do encontro.

Plenária do I Fórum 

Esse tema vem sendo a preocupação mundial. Organismos internacionais debatem com intensidade a questão da sustentabilidade no desenvolvimento global. A COP26, realizado recentemente em Glasgow, na Escócia, tratou desse tema, discutindo as Mudanças Climáticas.

Recentemente em Belém, nos dias 10 e 11/11, foi realizado o Seminário Amazônia In Loco. O evento foi organizado pela Eurocâmaras do Brasil, Câmara de Comércio da Finlândia no Brasil (Finncham Brazil) e Câmara Oficial Espanhola de Comércio no Brasil. Representado a FADDEPA, estive presente nessa programação. Aliás, minha intervenção foi lida com destaque no final do painel (2:12:49 horas – acesse o link youtube.com/watch?v=A4P7pfEHGVE&t=8027s)

Estação das Docas - dias 10 e 11/11/2021 - Seminário Amazônia in Loco
Debatendo o desenvolvimento sustentável da Amazônia

Nesse evento, um dos temas que mais chamou a atenção, foi apresentado no Painel AMAZONIA: ONTEM, HOJE E AMANHÃ – Bases para informar e cooperar. Nesse tema foi debatido a sustentabilidade da Amazônia, com enfoque para a Bioeconomia.   

O Município de Viseu, com uma extensa área de reserva ambiental, vastas áreas com excelente potencial agrícola, pode ter na Bioeconomia, um importante vetor de sustentação de sua economia, desde que promovidas políticas inclusivas do produtor rural nesse projeto. Isso, infelizmente, nunca esteve nos planos de nenhum governante do Município.

A Vila de Fernandes Belo, tem um problema preocupante: A preservação do Rio Quitéria, de onde é feita a captação da água que abastece a comunidade. O desmatamento da “mata ciliar” pode, em um futuro próximo, comprometer o abastecimento de água que atende aquele povo. Nenhuma preocupação dos órgãos competentes. O Nivaldo Água Azul, quando era servidor municipal, chegou a ter um viveiro com 40 mil mudas de buritizeiro, para fazer o reflorestamento da área. Por falta de apoio houve perda total das mudas.

Um dos projetos mais bem executados no Município de Viseu, é representado pelo Projeto PAIXÃO PELA TERRA, idealizado pelo vereador Moises Paixão, na localidade do Curupaiti. Esse projeto poderia muito bem ter sido aproveitado nesse evento em Viseu. Tenho certeza de que seria muito bem recebido e certamente deveria servir de modelo, por tratar-se verdadeiramente de uma “prtica exitosa” no Município.

Uso aqui uma citação feita por um dos participantes do Seminário Amazônia In Loco, ao se referir sobre a ação governamental no trato da questão Desenvolvimento com auto sustentabilidade: “Planejam o que não executam e avaliam o que não fazem”. Sérgio Chamone – Presidente da Câmara Brasil Finlândia de Comércio. 

Pode muito bem se aplicar ao Município de Viseu.


IMAGENS: Acervo do autor e fanpage da Prefeitura Municipal de Viseu

Nenhum comentário:

Postar um comentário