quinta-feira, 19 de agosto de 2010

CRIAÇÃO DE MUNICÍPIOS - REUNIÃO NO JAPIM


A Vila do Japim tem como um de seus maiores atrativos o Rio Piriá, que corta o povoado presenteando o lugar com um dos mais belos cenários e um excelente atrativo turístico. Nas imagens um pouco da beleza do Rio Piriá. Imagem 1: Ponte sobre o Rio Piriá; imagens 2,3 e 4: Pedras do Rio Piriá.
Depois da reunião em Fernandes Belo, ontem, 18.08, estivemos na Comunidade do Japim, situado na Região da Pará/Maranhão, no município de Viseu. Várias lideranças estiveram presentes no debate, entre eles, o senhor Afonso Pinon, "O Sargento",  Edwar, Refrigério, o lider comunitário que até então vem coordenando os trabalhos de emancipação da localidade.  O Japim, assim como Fernandes Belo e Curupaiti, já passou por vários processos de emancipação. Em 1995, o plebiscito realizado contou com maciça participação do seu eleitorado, de um total de 4.210 eleitores aptos a votar, compareceram as urnas 3.412. Disseram “sim” a criação do novo município 3.309; apenas 56 disseram não; Disseram não, 21 e 21 foram nulos.
Caloroso debate cercou a reunião, sendo que ao final a comunidade decidiu por requerer o prosseguimento do exame do pedido, que já tramita na Comissão de Divisão Administrativa, presidida pelo deputado Adamor Ayres. Novos documentos deverão ser juntados ao processo no sentido de se atualizarem os dados ali contidos.
Em 19            de setembro do ano de 2001, o líder do PTB, o então deputado estadual Antenor Bararu protocolou na presidência da Assembléia Legislativa o ofício nº 145/01, cujo teor solicita que a presencia da casa determine providencias urgentes e necessárias para a emancipação político-administrativa do Japim.
O processo sobrestado por falta de Lei que regule a matéria, é, agora,  passível de apreciação apoiado no Projeto de Lei 015/2010, aprovado por unanimidade na ALEPA em 04.08.2010, aguardando sanção pela governadora do Estado. 
Ainda neste final de semana em nossa programação na Vila do Curupaiti, em Viseu, para conversarmos com a comunidade a respeito do assunto "Criação de Novos Municípios". 

Um comentário:

  1. meu amigo sou de curupati, meu nome é ines gomes da silva moro na bahia deixei meus país ai meus irmãos sou filha de manoezinho, gostaria de saber se ainda tem um telefone publico onde me comunicava com meus país, ou outros contato para rever minha familia? por favor se vc estiver contato com a vila curupati procure meus país, por nome MANOEZINHO MEU IRMÃO Zé, PASSE MEUS TELEFONES. 75 32762568/92151323/99073939 FALAR COM INES GOMES DA SILVA RIBEIRA DO POMBAL BAHIA. NOSSO E-MAIL artsvideos@hotmail.com glinhares66@gmail.com

    ResponderExcluir