segunda-feira, 16 de agosto de 2010

VISEU: FAVELAS PROLIFERAM TAMBÉM NO PONTO EXTREMO DO ESTADO


“Aqui a gente precisa de quase tudo. A nossa carência é muito Grande” . Paulo Robson – Radialista.

(Quem está no cargo de governador) É uma mulher, né? Não tô lembrado bem do nome dela, não”.  Francisco do Santos, 54, comerciante.
A pobreza é um dos males a ser enfrentado em Viseu. Favelas como a do mangueirão expõe crianças a uma situação complicada. Os terrenos são alagados e foram mal aterrados. Os campinhos de futebol, uma das poucas opções para as crianças, são feitos mais de lama do que de terra. É de um porto próximo a favela Mangueirão que saem os barcos repletos de garimpeiros que há pouco mais de um mês escavam um mangue na ilha de Samaúma, distante 40 minutos de barco do centro de Viseu, atrás de ouro. Entre a busca pela sorte, a indefinição sobre o futuro da atividade em uma área extremamente frágil e rica, que são os manguezais. A prefeitura se preocupa: “Não temos estrutura”, diz o prefeito.
Na beira da estrada, numa casa de barro extremamente pobre, Valderi de Souza, 49 anos, lembra que saiu da localidade onde morava, Pitorozinho, por achar que às margens da rodovia sofreria menos. “Lá quando a gente adoecia, tinha de vir no pau de rede”. Valderi divide o barraco com a prima Maria Deca e o filho dela. Dividem misérias, pequenas tragédias cotidianas, migalhas de esperança. “Tá chegando tempo de eleição. Os homens vem aqui com as promessas deles. Quem sabe um dia não melhora?”. Se o sonho de Valderi será concretizado, é difícil prever, mas na ,mesma semana em que o DIÁRIO esteve em Viseu, o prefeito convocou uma reunião com representantes de quase todas as comunidades do município, com a intenção de fechar apoio aos candidatos preferidos por ele.

Fonte: MACHADO, Ismael. Jornal DIÁRIO DO PARÁ. Seção Eleições. Pag. B2 – Eleições 2010. Belém – Pará. 16.08.2010.

Nenhum comentário:

Postar um comentário