segunda-feira, 30 de agosto de 2010

VISEU: OURO DE TOLO - O retrato de uma administração


Ontem a noite tivemos a oportunidade de assistir em uma canal de televisão de alcance nacional, imagens de um região de garimpo. Foi com imensa tristeza que vimos nosso município ser mostrado como um dos maiores bolsões de pobreza.
O  cenário mostrado naquela reportagem choca e envergonha quem tem um mínimo de decência. Homens mostrados em condições sub humanas, famílias inteiras abandonadas naquele bolsão de misérias (imagens do portal Viseu).
Saindo daquela região de garimpo a televisão mostrou a vida em uma vila próxima. Será que aquele cenário de pobreza, beirando a miséria, faz bem àqueles que realmente gostam de Viseu? O abandono a que vive relegado aquele povo, como bem mostrou a reportagem da televisão, nada mais representa do que a falta de respeito com que aquele povo é tratado. Casas, pra não dizer, choupanas, ainda abrigam famílias inteiras. Mesmo quando sabemos que pelo fato de se encontrarem em área de RESEX nada foi levado aquele sofrido povo (vai que nem mesmo cidadania eles possuem – registro de nascimento, documento de identidade, CPF, nem mesmo o título de eleitor). Nessas regiões o governo Lula doa casa, moveis, eletrodomesticos, motores redes de pesca e dinheiro)
Para esse governo que se diz social, povo é somente aquele que tem título de eleitor. O povo não precisa de educação, saúde, segurança, habitação. Só precisa do título para poder votar em candidatos recomendados pelos seus líderes.
Gostariamos de  ver nosso município mostrado de outra forma. Afinal, Viseu não é só miséria, não é so estradas esburacadas (viram só as imagens da Rodovia BR-308). Viseu tem o Vale do Rio Piriá, tem a pedra Grande do Gurupi, tem a Serra do Piriá (com suas belas  e raríssimas cavernas), tem vários outros encantos que merecem a atenção da mídia pelo seu encanto e beleza. Isso sem falar na possibilidade de nossa região se tornar um dos pólos de exploração de petróleo.
Mas infelizmente, quando o órgão informativo da prefeitura, o Portal Viseu, se vangloria de ter servido de guia para a equipe da TV que mostrou o garimpo:
“O Portal Viseu, fez guia para uma equipe de filmagem da TV Record, que filmou a vida dos garimpeiros de Sumaúma. Quantos são, como estão e como vivem. A matéria vai ao ar no programa de Paulo Henrique Amorim, de nome “Domingo Espetacular” e foi gravado pelo famoso repórter e jornalista Gerson de Sousa”.
 Nota extraída do site: www.portalviseu.com.br, em 30.08.2010.

Esse é o verdadeiro retrato do município  Viseu. Miséria e muita lama!

Um comentário:

  1. viseu para mim é muito boa e voce nao sabe o que diz;sou pobre filho de pescador e nao acredito que o ser humano dependa de disso, acredito que qualquer possa crostruir seu futuro e caminhar por linhas retas .garipeiro gosta de sofrer e nao de trabalho pois pode ganhar ate um kilo de ouro por dia, mas o individuo gasta tudo com alco, mulheres e drogas e volta pra lama na é um ser capaz de pensar em familia filhos e futuro. cristiano rodrigues viseu da gema

    ResponderExcluir