sexta-feira, 6 de agosto de 2010

NOVOS MUNICÍPIOS – Retrospectiva de uma luta.

Belém - Pará: HANGAR - Centro de Convenções 
Reunião da UNALE

Em maio do ano de 2009, fomos convidados pelo deputado Ítalo Mácola para participar de um seminário promovido pela União Nacional dos Legislativos e Legisladores Estaduais – UNALE, onde seriam tratados assuntos referente à criação das municípios.

No evento, travamos contato com vários deputados emancipalistas dos Estados da Bahia, Ceará, Amazonas, Maranhão. Conhecemos também o projeto dos irmãos cearenses, membros da Federação das Associações Emancipalistas do Estado do Ceará – FEACE, que nos repassaram algumas ações que poderíamos adotar em na condução do processo emancipativo a ser adotado aqui no Estado do Pará. No Ceará o processo de construção do ordenamento jurídico estava bastante adiantado.

Convém salientar que aliados aos cearenses também desenvolviam ações no mesmo sentido os emancipalistas dos Estados da Bahia, e do Rio Grande do Sul, por sinal um dos mais atuantes na luta pela criação de n ovos municípios.

Aqui no estado do Pará, um dos deputados estaduais é o deputado estadual Ítalo Mácola, que como um dos membros mais atuantes da UNALE esteve ao longo desses últimos meses participando de eventos pelo Brasil afora, sempre defendendo a causa emancipalista. Esteve em Brasília, participando de reunião na Comissão de Constituição e Justiça da Câmara Federal, participou de reuniões em Fortaleza (CE), Salvador (BA), Porto Alegre (RS), Belo Horizonte (MG), despontando, dessa forma, como o deputado emancipalista de maior atuação na luta pelo restabelecimento da prerrogativa do Estado do Pará para a criação de ovos municípios.

Estudioso do assunto, demonstrando um interesse incomum, percebeu que o STJ ao julgar ADIN proposta pela Assembleia Legislativa do Mato Grosso, reconhecera a mora do Congresso Nacional e concedendo prazo de 18 (dezoito) meses para que aquele “adote todas as providências legislativas ao cumprimento da norma constitucional imposta pelo artigo 18, parágrafo 4º da Constituição Federal”.

Ao longo do processo, viu o deputado João Salame (PPS) apresentar o projeto de Lei 015/2010, dispondo sobre a criação de novos municípios.

Resoluto constata que a Constituição do Estado do Pará, em seu artigo 111, permite que o PL 015/2010 encaminhado a Comissão de Constituição e Justiça da Assembleia Legislativa do Estado do Pará em 10/03/2010 seja levado a votação em plenário, em caráter de urgência.  Vejamos o que diz referido artigo:

“Art. 111. Decorridos sessenta dias do recebimento de um projeto, o Presidente da Assembleia, a requerimento de qualquer Deputado, mandará incluí-lo na ordem do dia, para discussão e votação, com ou sem parecer”.

Mais uma vez a oportunidade lhe trai. Em 17 de junho de 2010, a deputada Bernadete Ten Caten protocola requerimento solicitando a inclusão do aludido projeto na ordem do dia para ser submetido à discussão e votação no plenário do Poder Legislativo.

Ainda no final do mês de junho, a pedido do deputado Ítalo Mácola o presidente da ALEPA, deputado Domingos Juvenil (PMDB) recebe uma comissão de lideres comunitários para tratar do assunto referente  a colocação do PL em pauta para votação pela casa. Atendendo ao apelo dos lideres comunitários e dos deputados Bernadete Tem Caten e do deputado Ítalo Mácola, o presidente determina a inclusão em pauta para o dia 04/08.

Como se pode perceber, o verdadeiro ponta de lança desse processo, justiça seja feita, inegavelmente foi o deputado Ítalo Mácola, a quem as lideranças devem o encaminhamento da luta que teve seu coroamento na seção realizada em 04/08, uma sessão histórica que certamente figurará nos anais daquela Casa de Leis.


ALEPA - Deputado estadual Ítalo Mácola em reunião com emancipalistas
ALEPA: Reinião com  o presidente deputado estadual Domingos Juvenil
ALEPA: Representantes de Distritos com o presidente das ALEPA


Nenhum comentário:

Postar um comentário